Não consigo instalar o Arch Linux 2019

Fiz o comando wifi-menu para encontrar minha rede sem fio.Porém quando digito o comando:

pacstrap /mnt base base-devel

O sistema ou a internet não sei baixa todos os pacotes,exceto dá erro em um pacote chamado man pages alguma coisa.O que devo fazer?

0 Likes

1 - Logo após conectar no wifi usando o wifi-menu roda o comando “ping -c3 google.com” para testar a conexão, se estiver funcionando então o problema não é a internet.

2 -

Pra podermos melhor te ajudar precisamos que poste qual é o erro, “alguma coisa” não ajuda em nada. Se achar melhor, posta um print ou foto desse erro.

Antes de rodar o comando “pacstrap” tem vários passos necessários para que ele funcione, como criar, formatar e montar a partição correta.

Seria bom também se tu postasse aqui o link do tutorial que tu ta seguindo pra instalar o Arch, ou, caso não esteja seguindo nenhum tutorial, nos diga qual o passo a passo que tu fez até chegar no “pacstrap”.

0 Likes

Outra dica, que parece óbvia mas é sempre bom falar é: Joga o erro no google, é muito provável que encontre a solução sem muita dificuldade.

0 Likes

Estou seguindo o tutorial desse site:

https://sempreupdate.com.br/como-instalar-o-arch-linux/

No virtualbox fui longe,baixei todos os pacotes,mas para instalar no meu notebook da Acer com geforce 940mx e 8GB de ram não consigo baixar todos os pacotes,sempre dá erro no pacote man pages.

0 Likes

Tenta instalar por esse tutorial.

Tem algumas diferenças na forma com que ele montou as partições. Além disso eu já instalei por esse tutorial várias vezes e deu certo.

Caso também não funcione, tenta achar um tutorial mais atual.

2 Likes

Consegui instalar o arch linux 2019,porem minha duvida e se da de instalar a interface grafica via pendrive bootavel,pois no arch pediu para instalar um tal de dialog assim que digitei wifi-menu,O que faco agora para instalar a interface grafica cinnamon e iniciar a interface grafica?

0 Likes

Entra no pen drive bootável de novo, conecta à internet, acessa o teu sistema já instalado usando os comandos:
“mount /dev/sda1 /mnt” e “arch-chroot /mnt /bin/bash”. Tu usou esses comandos na instalação, então se não lembra dá uma olhada no tutorial de novo que tu vai achar eles.
Depois de usar os comandos é só dar um “pacman -S wireless_tools wpa_supplicant dialog”. E daí sai do pen drive, reiniciando, e inicia o sistema normalmente. Então é só instalar a interface gráfica.

2 Likes

Agora quanto a como instalar o Cinnamo em específico eu não sei, vai ter que dar uma pesquisada. Sempre instalei apenas XFCE e KDE Plasma no Arch.
Lembra que antes de instalar o Cinnamon em si é bom instalar os seguintes pacotes:
“pulseaudio alsa-utils xorg-server xorg-xinit xorg-server-utils
xorg-twm xorg-xclock xterm ntfs-3g gvfs gvfs-mtp”.
Cara, se tu quer aprender a instalar o Arch e deixar ele funcionando redondinho vai depender de muita paciência pra aprender e muita pesquisa. Por ex, logo após instalado tu não vai poder usar o “sudo”, porquê precisa instalá-lo/configurá-lo. Um monte de coisas que é padrão nos outros sistemas não vem no Arch, porquê essa é uma caracteristica do sistema mesmo. Um sistema que tu monta sózinho, do zero, ao teu gosto.

1 Like

Lembrando que no teu caso pode não ser /sda1. Talvez seja sda2, 3 4… Cada caso é um caso. Mas acho que tu já deve saber disso né… Haha

0 Likes

Tem o tutorial no Telegraph que é do grupo “Brasil Linux” no Telegram que eu recomendo.

0 Likes

Pois é, na Wiki do Arch tem uma pequena falha:

Na imagem Live usada pra instalação já tem todas as dependências para
usar o wifi-menu, porém eles esquecem de mencionar que só com
o base e base-devel essas dependências não são instaladas no
novo sistema.

A solução como disse o @Jedi_Fonseca é instala o wpa_supplicant e o dialog
enquanto você estiver em chroot.

Pra entrar com um sistema mais complete eu sempre instalo esses pacotes antes do primeiro
reboot do sistema, assim sei que não me faltará nada. :smile:

pacman -S bash-completion grub gcc-multilib dialog wpa_supplicant dkms linux-headers polkit git

A interface gráfica você pode instalar nesse momento de chroot também ou então quando
reiniciar o computador, fica a teu encargo! A primeira vez que a gente instala Arch é um pouco caótica
mas com um pouco de pesquisa e paciência a coisa vai mais rápida! Se eu precisar, hoje eu o instalo
em 15min. Minha dica é mantenha um arquivo BASH com os comandos que você usou pra instalar o
sistema, assim da próxima vez fica mais fácil :wink: . Telefone na mão pra pesquisar algo no google
também é essencial!

1 Like

Para instalar o cinnamon é a parte mais fácil, abaixo segue o link da wiki do arch para instalar o cinnamon.

Wiki Arch Linux - Cinnamon

Resumo para vc ter o cinnamon completo:

sudo pacman -S cinnamon system-config-printer blueberry gnome-screenshot alsa-{utils,plugins} pulseaudio-{alsa,jack,equalizer,zeroconf} xorg-server xorg-xinit --needed

AUR packs

git clone https://aur.archlinux.org/yay.git
cd yay/
makepkg -si

yay -S cinnamon-sound-effects mint-sounds mintlocale mint-themes mint-x-icons mint-y-icons mint-themes

1 Like

Pelo que eu entendi não devo fazer o pacstrap /mnt base base-devel na instalação do sistema,é isso?

0 Likes

Deve fazer o “pacstrap” da mesma forma, apenas, como disse o colega @raibtoffoletto, instale o “wpa_supplicant”, o “dialog” e os outros pacotes que ele falou antes de reiniciar e entrar no sistema instalado, e após o “pacstrap”. Instale esses pacotes ainda quando usando a mídia USB através do “chroot”.

1 Like

n é mais fácil instalar o networkmanager logo de uma vez? Por que se me lembro bem o networkmanager depende do wpa_supplicant e ele vai precisar do networkmanager caso queira ter o icone na tray do sistema

0 Likes

Sim, e o base-devel não é necessário.

1 Like

@apt-get O pacstrap base/base-devel instala o sistema no teu HD, sem isso o Arch não é instalado. Os outros pacotes são para depois que o sistema estiver instalado e vc estiver em chroot no teu /mnt (ou seja, como se vc estivesse logado já no novo sistema como root) e antes de fazer o primeiro reboot.

@drakofrost Realmente não é necessário, mas como ele não ocupa muito mais espaço e é necessário para compilar qualquer coisa no sistema ou no kernel depois, melhor já o ter a mão! Por isso eu tbm deixo o dkms, git e links como padrão… MAS a beleza do Arch é de montar teu sistema, então se não for necessário pra vcs, podem pular sem medo!

@LCRERGO se vc for instalar o ambiente gráfico ainda quando estiver em chroot, instale direto o networkmanager, mas eu prefiro instalar o ambiente gráfico depois do reboot, então lidar com o ntm pela linha de comando é uma pé no s#$% vale a pena deixar o dialog e wpa_supplicant já prontos no sistema.

Porém são só minhas opiniões, como disse a beleza do Arch é montar teu sistema, do jeito que vc quer!

0 Likes

Acabei de subir um vídeo sobre o assunto em questão:

1 Like