Não consigo instalar nenhuma distro no meu PC novo

Olá pessoal, eu usava o Ubuntu 20.04 no meu notebook antigo fazia mais ou menos um ano, no qual já havia instalado diversas outras distros sem problema algum, este ano comprei um PC com as seguintes configurações:

  • Processador: i5 10400F
  • Placa mãe: Asus Prime H510m-a
  • Placa de vídeo: GTX 1650
  • Melória RAM: XPG 16gb

Ao tentar fazer a instalação do Ubuntu 21.10 a instalação “trava” em algumas telas, as vezes na tela onde tenho as opções de “baixar atualizações enquanto instala” ou as vezes na tela em que seleciono o tipo de formatação “instalar ao lado, apagar tudo, avançado…” (com “travar” quero dizer que ao clicar o botão de continuar ele começa a carregar mas nunca troca de tela, já deixei uma noite inteira e ele permaneceu com o ícone do mouse “carregando” na mesma tela). Tentei instalar versões anteriores do Ubuntu (como o 20.04 que eu já usava), sem sucesso, posteriormente alguns dos seus “derivados” como Zorin, Lubuntu e Linux Lite. Tentei também instalar o Puppy Linux (só pra testar) e ele nem sequer deu boot no pendrive (todas essas que eu testei, eu instalei com sucesso no notebook que minha mãe usa hoje, logo, imagino não ser problema nas ISO’s), alterei as configurações da BIOS de acordo com o que vi em alguns fóruns, (de: “UEFI Only” pra “UEFI and Legacy” ou “Legacy Only”, com cada umas dessas 3 opções já tentei instalar com o SecuryBoot ativado e desativado, FastBoot, ativado e desativado)

Ao tentar instalar o Zorin OS, antes de entrar no modo live, ele me deu 2 avisos na tela:

  • VMX (outside TXT) disabled by BIOS
  • SGX disabled by BIOS.

Ativei a virtualização nas configurações do processador na BIOS, pesquisei pra saber o que era e ativei o SGX também. As mensagens sumiram, mas o problema do travamento persistiu.

Já tentei instalar pelas opções “Normal”(a primeira opção) “Safe Graphics” e “NVidia Modern Drivers”. Nas três, os problemas são os mesmos que já tenho.

Gostaria muito de que alguém me ajudasse a entender o que pode estar causando isso, ou se alguém já passou por isso, me ajudasse resolver este problema.

Estou usando o Windows sem estar ativado e este tema claro está fritando meus olhos ):

Além do Secure Boot etc. desativados, desligou o tal de TPM?

3 curtidas

o problema também pode ser o pendrive ou o programa que vc tá utilizando para colocar a ISO no pendrive, testa um outro pendrive, se não for o pendrive troca o programa e testa denovo no PC, as vezes pode ser a porta USB também testa na porta 2.0 e na 3.0 a porta azul no caso.

Não seria uma dessas bios especial com travamento?
Acho que algumas imagens com a tela de bios poderiam ajudar bastante.

Tinha esquecido dele, vou conferir, caso eu não tenha desativado o farei e tentarei de novo, mas obrigado desde já.

1 curtida

Vou trocar o pendrive e o programa então, estava utilizando o Rufus 3.18. Como no notebook a instalação ocorria normalmente eu imaginei que talvez o problema não fosse neles. Sobre as portas USB, eu já testei nas 4 da frente (2 - 2.0 e 2 - 3.0) e em uma de trás, mas tive o mesmo resultado.
Mas obrigado pela dica do pendrive e o programa.

Duas dicas essenciais para instalar distros Linux:

  1. Não use o Rufus. Pode até funcionar, mas Etcher e Ventoy tem menos chances de dar erro
  2. Prefira baixar as ISOs por torrent, isso garante sua integridade
2 curtidas

Não sabia disso sobre o Rufus, ele até avisa quando vou criar um pendrive bootavel com distro Linux pela primeira vez que ele precisa baixar umas coisas a mais, mas eu nunca tinha dado importância pra isso. Obrigado pela dica.

dá uma olhada na bios se tem a opção de tipo de sistema operacional, se tiver você troca de “windows uefi” para “other os”

2 curtidas

Possivelmente uma configuração na bios, TPM ativado, e outras coisas mais.
Tente baixar também uma imagem direto do fornecedor da distro e faça a gravação da distro em pendrives com tamanho adequado,além do mais,é importante sempre conferir a arquitetura da imagem baixada no site para depois baixá-la.
Bem, sou novo no mundo linux e espero ter ajudado com um pouquinho que acho sei…risos.

Abraço.

1 curtida

A máxima é, se a placa é de lançamento recente pegue uma distro com um kernel mais novo que ela, talvez você tenha mais sucesso fazendo um teste com uma distro fora da base Ubuntu ou tente o 22.04 beta até a estável ser lançada, esses são meus 10 centavos.

1 curtida

Eu me lembro que tive um problema parecido quando comprei o pc.
No caso, nem iniciava as distros.
Simplesmente travava no carregamento do boot.
Só consegui normalizar atualizando a bios.
Contudo recomendo testar todos os procedimentos citados antes disso.
Qualquer problema durante a atualização poderá inutilizar o pc.

Tente uma distro baseada em Ubuntu mas com interface leve . Sugiro o Ubuntu mate 21.10.
Tenho dois notebooks Asus 550 antigos : um eu comprei com Linux endless e o outro com Windows 10.
O notebook com Linux permitiu a instalação sem problema do Linux mint e do Ubuntu , mas o notebook que vinha com Windows 10 não permitia a instalação.
No início não conseguia dar boot pela USB.
Pesquisando na internet vi um vídeo que contava que quando o Windows 10 instalava ele modificava as configuracōes da bios para impedir a instalação de outro sistema.
Fui fazendo o passo a passo e primeiro consegui dar boot mas não conseguia instalar e fazendo todo o procedimento várias vezes consegui o dualboot.
O Windows alterava o secure boot , o modo UEFI only , e algumas outras configurações que não me lembro e tinha uma sequência para fazer e a cada mudança tinha que reiniciar o notebook para a BIOS efetuar a mudança.
Você falou que é um PC e não um notebook mas pode ser que seja a mesma coisa.
Pesquise na internet este notebook Asus 550 com o termo dualboot Linux.
Pode ser que te ajude.

Queria primeiro pedir desculpas à comunidade pela demora, estava com umas coisas do trabalho pendentes e formatar o PC estava fora de cogitação. Consegui parar pra resolver isso nesse fim de semana, usei outro pendrive e outro programa pra gravar a ISO, por via das dúvidas, mas acho que ter desativado o TPM foi o que realmente resolveu, MUITO OBRIGADO, a você e a todos que se dispuseram a ajudar, vocês são incríveis.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.