Olá pessoal, eu usava o Ubuntu 20.04 no meu notebook antigo fazia mais ou menos um ano, no qual já havia instalado diversas outras distros sem problema algum, este ano comprei um PC com as seguintes configurações:
- Processador: i5 10400F
- Placa mãe: Asus Prime H510m-a
- Placa de vídeo: GTX 1650
- Melória RAM: XPG 16gb
Ao tentar fazer a instalação do Ubuntu 21.10 a instalação “trava” em algumas telas, as vezes na tela onde tenho as opções de “baixar atualizações enquanto instala” ou as vezes na tela em que seleciono o tipo de formatação “instalar ao lado, apagar tudo, avançado…” (com “travar” quero dizer que ao clicar o botão de continuar ele começa a carregar mas nunca troca de tela, já deixei uma noite inteira e ele permaneceu com o ícone do mouse “carregando” na mesma tela). Tentei instalar versões anteriores do Ubuntu (como o 20.04 que eu já usava), sem sucesso, posteriormente alguns dos seus “derivados” como Zorin, Lubuntu e Linux Lite. Tentei também instalar o Puppy Linux (só pra testar) e ele nem sequer deu boot no pendrive (todas essas que eu testei, eu instalei com sucesso no notebook que minha mãe usa hoje, logo, imagino não ser problema nas ISO’s), alterei as configurações da BIOS de acordo com o que vi em alguns fóruns, (de: “UEFI Only” pra “UEFI and Legacy” ou “Legacy Only”, com cada umas dessas 3 opções já tentei instalar com o SecuryBoot ativado e desativado, FastBoot, ativado e desativado)
Ao tentar instalar o Zorin OS, antes de entrar no modo live, ele me deu 2 avisos na tela:
- VMX (outside TXT) disabled by BIOS
- SGX disabled by BIOS.
Ativei a virtualização nas configurações do processador na BIOS, pesquisei pra saber o que era e ativei o SGX também. As mensagens sumiram, mas o problema do travamento persistiu.
Já tentei instalar pelas opções “Normal”(a primeira opção) “Safe Graphics” e “NVidia Modern Drivers”. Nas três, os problemas são os mesmos que já tenho.
Gostaria muito de que alguém me ajudasse a entender o que pode estar causando isso, ou se alguém já passou por isso, me ajudasse resolver este problema.
Estou usando o Windows sem estar ativado e este tema claro está fritando meus olhos ):