Não consigo instalar nenhuma distribuição de linux no meu PC

Gostaria de agradecer ao Diolinux e toda comunidade Linux por ser essa pessoa amável e convidativa e super respeitosa!

Como no titulo eu não consigo instalar nenhuma versão e distribuição de linux no meu computador…

Já procurei muito em fóruns Brasileiros e Gringos… Sou completamente iniciante no mundo linux… Mas usuário e windows uma vida de 28 anos…

Já experimentei varias distribuições e verões no modo Live…

Sempre tive interesse em apender comandos e resoluções de problemas básicos e largar o Windows…

Só que agora que resolvi escolher uma distro e instalar na maquina pra aprender o meu computador não aceita instalar nenhuma… Meu interesse era no Regata OS pois sempre gostei de jogos…

meu PC é:

AMD FX 8350
16GB memoria Vengence
GTX 1080
SSD120GB Wertern Digital
Raid 0 com 3 discos de 500GB

Já formatei vários pendrives com diversos programas de escrita de iso, yumi, rufus, win32 … versões de Kernel antigos ou mais atuais…

Ubuntu, kubuntu, mint, Zorin e etc… Até chegar no Regata OS que também não funciona…

os kits de pendrives e DVDs tentados na minha máquina já foram usados pra formatar outras outras dezenas de computadores e notebooks de diversas gerações… mais novo e mais velhos…

Já fiz varias alterações na bios como UEFI, Legacy, sistema de segurança de boot, outros sistema sem ser windows…

Mas… todos os tipos de dicas não fizeram sucesso… Alguns comandos de linhas pra mexer no boot eu não tentei pois não sei nada de terminal… ainda mais terminal pre instalação do OS…

O único sistema que me deu uma janela de erro foi o Regata OS… pois todos os outros travam na tela da logo da distro e ficam com a mesma congelada…

Será que vou ter que comprar um outro PC pra poder aprender linux e não ser mais uma pessoa que desiste dele quando depara com um dificuldade?

Queria muito aprender pelo menos o básico e aproveitar as maravilhas que o Regata OS tem pra aproveitar de Jogos rodando em linux e uso básico como desktop domestico…

1 curtida

olha, só pra essa parte do descobrimento do porque isso tá acontecendo, vc pode usar a iso do archlinux, essa iso vem com a flag “loglevel” ligada, tudo que o kernel estiver fazendo ele vai te mostrar

ele não vai bootar, claro, mas vc vai ter o erro bem mais explicito na sua tela do que nas outras distribuições

Detalhe mais ou menos o passo-a-passo que você está seguindo para que a comunidade possa te ajudar.
Como é que está a sua ordem de boot?
Você tem conseguido ao menos o boot inicial da mídia?
Quais mensagens de erro já apareceram?
Já tentou gravar um CD, DVD ou Blu-Ray e tentar instalar por esse método com um leitor externo?
Você está conseguindo utilizar algum mídia em modo live?
Você pretende inicialmente fazer um dual boot ou substituir de imediato um sistema pelo outro?
Não sei não, mas, estou desconfiado do sistema de discos…

use o balenaEtcher - Flash OS images to SD cards & USB drives

1 curtida

Procura na BIOS do seu computador se a flag IOMMU está ativa, no FX 835O que eu tinha, só era possível instalar algum Linux após ativar isso.

:vulcan_salute:

1 curtida

Pessoal e eddiecsilva muito obrigado pela atenção e pela rapidez que vocês estão me respondendo!

Eu habilitei o IOMMU já alguns dias … E não funcionou…

Eu já rodei versões de Ubuntu e outras distros… Em live via DVD e CD…

Mas já que vc falou isso… Me veio na cabeça um flash… Que o meu problema coincide com a troca da minha placa mãe… Que antes era uma Asrock e agora é uma Gigabyte FX990 gaming com a versão de bios mais nova

Pessoal obrigado pela atenção e rapidez que vocês estão me dando atenção!!

Parabéns a todos!!

Eu vou baixar o archlinux e tentar monitoras o erro do noite…

Pessoal da comunidade e TiagoCardoso obrigado pela atenção e rapidez das respostas!

Então eu não sou Noob na informática… Eu sou analfabeto no mundo Linux…

Já usei várias versões rodando via Live… Via cd e dvd…

Já fiz teste com varias isos de várias distos baixadas de vários servidores diferentes…

Já usei 4 programa diferente de montar iso em pendrive…

Já fiz várias alterações de bios…

E já pesquisei em muitos fóruns nacionais e gringos…

E depois de ver a resposta do eddiecsilva eu percebi que eu percebi que esse problema de travar no boot do live tem acontecido depois de ter trocado de placa mãe…

Eu tinha uma Asrock extreme 4 Fx990 e mudei pra uma Gigabyte FX990 gaming F2… Que tem aquela construção igual as placas novas pra Ryzen…

Eu vou tentar rodar o archlinux como leoteodoro sugeriu para monitorar o erro no boot do live…

Eu também vou tentar rodar via DVD… Apesar dessa mídia estar quase extinta… Ainda tenho meu gravador de dvd pra emergências…

Já instalei Linux em várias máquinas… E não sei porque não funciona na minha…

Eu estou desconfiado que pode ser problema na BIOS… Pois essas placas da Gigabyte tem dual BIOS… Já até mandei ela pra RMA , voltou revisada e com garantia renovada e falaram que não tinha problema algum…

Você sabe onde eu posso fazer um curso de Linux pra noobs?? Basicão ?

1 curtida

Eu quero instalar em um HD a parte do windows 10 home que tenho…

Mas não consigo nem entrar pois trava na tela de load na tela de logo da distro do live cd…

Só o gerata OS que me deu uma mensagem de erro… Aí como já disse … Parece que esse problema está em alguma coisa na minha moba nova… pois quando tinha as Asrock eu rodava…

Mas vou fazer o teste com drive de DVD… Drive de dvd externo USB não tenho…

Eu já usei outros programas de escrever iso… E eles funcionaram perfeitamente bem… Em varias máquinas e com varias distros…

Mas já vi muita gente reclamando dele estragar o pendrive e tudo mais …

Mas eu aprendi que tem que usar o gpart do Linux pra tirar as participações do pendrive e voltar pra ele pra partições que o windows enxerga…

Mas o problema é que não funciona na minha máquina … Já useis os kits de pendrives em mais de 15 computadores…

Só no meu que dá erro no boot do live e fica travado na logo da distro… Aí o regata OS me deu a tela de erro que anexei no post

Veja se não tem nenhum bloqueio de boot em nas configurações de sua bios. Tem também a questão que eu mencionei sobre o RAID que é conhecido por ser problemático.

Muito obrigado mais uma vez TiagoCardoso!

Vou dar uma olhada!

1 curtida

Boa noite pessoal!

Eu estou neste exato momento respondendo a todos na minha maquina rodando o live no pendrive a distro mais nova do Xubuntu! (Desculpem as faltas de acentos e tudo mais … mas to tao feliz que a minha terceira opcao rodou que nem configurei o teclado)

A minha ideia era usar o Regata OS… ou outra com KDE… mas nao qual seria a melhor pra iniciantes KDE ou XFCE… Mas como o Mestre Diolinux orientou … Use uma distro que te agrade e domine-a …

Vou ficar com XFCE que ate onde aprendi e antiga estavel simples e nao consome muito recursos (que nao e a minha preocupacao tenho maquina sobrando)

Xubuntu tem origem no ubutu que e uma das mais famosas, tem comunidade e tambem e recomendada pelo steam!

Pena que o Zorin nao funcionou na minha maquina!

Mas MUITO OBRIGADO a todos que me deram atencao!!

Como o lunux roda belissimo pra navegar na internet!!!

E ate o proximo BO !!! :rofl:

2 curtidas

Que bom que deu tudo certo. Por hora eu ficaria com o Xubuntu mesmo, mas, no futuro nada impede que você tente o Kubuntu que é da mesma base e o Regata.

1 curtida

Olá amigo, bom dia!

Tenho uma placa mãe da Gigabyte e tbm não consigo realizar a instalação do Zorin OS.

Eu já criei a ISO através do DVD e tentei também através do Pen Drive.

Assim que inicio na primeira opção de instalação do Zorin OS: Try or Install Zorin OS ou na terceira opção Check Installation medium for defects, ele inicia um processo das letras brancas e depois a tela fica escura e não realiza mais nada.

Mas ao pegar o DVD do Windows 10, as coisas fluem normalmente.

Utilizei a segunda opção que é a instalação através da plataforma gráfica, esse aparecem umas letras vermelhas no carregamento e segue para a instalação comum, eu consegui particionar os discos e instalar o Zorin OS somente por essa opção de menu.

Mas ao iniciar e utilizar o Zorin OS, ele simplesmente mantém a tela preta e nada inicia na máquina, alguém poderia me socorrer… Já tentei de tudo dentro do meu conhecimento.

1 curtida

Bom dia, estou tendo problemas para instalar qualquer distro linux no meu notebook, instala sem erros, quando reinicia fica em loop infinito, alguém tem alguma luz?

O ideal nesse caso, é você criar um tópico próprio com a descrição do problema e as configurações de seu laptop.