Oi gente!
Gostaria de saber se alguém pode me ajudar!
Recentemente fiz a troca do meu processador e da minha placa-mãe (era necessário). Aproveitei e peguei um KitUpgrade onde veio: “Ryzen 5 5600” e “B550M-PX”.
Eu instalei o windows 11 e tinha a pretensão de dual boot, mas não consigo entrar nem NENHUM LiveCD (Arch, Ubuntu, Fedora), ele carrega o sistema, e reinicia o computador logo depois.
Tentei mudar o modo de OS de “Windows” para “Manual” e “Other OS”, nada.
Tendei desativar o SecureBoot, nada.
É alguma opção que não estou vendo? Ou eu peguei uma placa mãe incompatível com linux?(se é que existe isso)
No menu do grub do livecd, destes que vc testou, teria uma opção de teste de memória?
Seria interessante testar a memória para verificar senão é este o motivo do problema.
Não utilizo linux, mas tive problemas com placa de rede, que ficava reiniciando o pc era simplesmente uma configuração de energia da placa de rede que estava causando a reinicialização do sistema
oque eu fiz através do windows
Acessar as configurações de rede e internet
propriedades do adaptador de rede
gerenciamento de energia e desativa a opção do computador pode desligar o dispositivo
quando fiz isso parou de reiniciar e consegui acessar o sistema
talvez de certo e voce consiga acessar o linux e configurar internamente
Longa Resposta:
Após desativar a opção que o maloca comentou, o sistema iniciou, mas a placa de rede nada…
utilizando meu celular como antena wifi, consegui instalar o Ubuntu 22.04 e também baixar os drivers corretos.
A opção que baixei foi: “2.5G Ethernet LINUX driver r8125 for kernel up to 5.19”
Apesar de ter instalado os drivers o mesmo não funcionava, foi quando eu desativei o secure boot, reinstalei os drivers e ai a placa funcionou.
Obrigado Pessoal!
EDIT: Gente, ao entrar no windows e voltar para o linux, o erro persiste, procurando mais um pouco, eu achei uma solução, não é a da mais pratica de todas mas… funciona. Basicamente toda vez que eu entrar no windows, para voltar ao linux, eu preciso retirar o computador da tomada, aguardar um pouco e ai sim entrar no linux. É um bug com o Driver que tem no Linux…
Fonte: SDB:Realtek 8169 driver problem - openSUSE Wiki