Não consigo instalar GLIBC_2.29, qual distro suporta?

Fala galera, boa tarde. Andei pesquisando bastante(de maneira errônea até), qual distro eu poderia colocar no meu notebook, que consumisse menos ram e assim eu poderia rodar mais “tibia” nele, devido o consumo de cada ser bem alto(aproximadamente após 24 horas aberto, chega a 1gb). Acabei testando o antix, e não consegui abrir o jogo, agora instalei o Zorin OS lite e também não consegui, porém fui mais afundo para saber exatamente o porquê e é pela requisição do “GLIBC_2.29”, tentei instalar e vi vários tópicos internet a fora, não consegui e possivelmente parei num último, que dizia que tal OS não suporta. Sendo assim, queria indicações sobre qual distro eu poderia colocar que tivesse um consumo leve de RAM e também rodasse tal versão do GLIBC.
Ps: link do thread, que foi aonde parei de tentar instalar no ZORIN.
I compiled Glibc 2.29, the installation was unsuccessful and I want to remove it. How to proceed? - #18 by Aravisian - General Help - Zorin Forum

Se quiser permanecer nas famílias Debian/Ubuntu, você deve pegar uma baseada no 20.04 ou posterior, e derivados do Debian 11 e posteriores.

Se quiser glibcs sempre atualizadas, uma dica é migrar para as rolling release, como Arch e Manjaro. Com certeza alguém empacotou esse programa no AUR. É bem menos arriscado que forçar glibc nova em distro stable.

Se quiser consultar a versão da glibc em distros específicas, recomendo o Repology: glibc package versions - Repology
(É uma lista gigante com praticamente toda as distros do mundo. Mais fácil você procurar uma distro, querer ela e ver aí se ela te atende, do que o contrário).

É meio que uma mancada de empacotamento um programa fechado depender de uma versão tão nova de glibc (ainda mais quando ainda há muitas distros populares baseadas no Ubuntu 18.04 e Debian 10, como você indiretamente percebeu).

1 curtida

Será que ele não conseguiria resolver melhor esse problema via Flatpak? Que eu saiba existe um para o cliente Tibia e pelo que vi o Antix tem suporte para Flatpak.

1 curtida

Eu estava com o mesmo problema da glibc no gentoo, e era exatamente na instalação do flatpak…

Bem-vindo ao fórum @PAULO_JUNIOR ! :wave:

Ja tive problemas parecidos a um tempo atrás, e eu gastei muito tempo atoa, não cheguei a criar um tópico porque eu ja estava acabando os testes que eu estava fazendo na distro, mas eu não consegui achar nenhuma solução, talvez a melhor opção seja você testar o Manjaro XFCE que é bem leve e provavelmente vai atender os requisitos. Normalmente a migração de distro não é algo bom de ser recomendando, mas talvez seja o melhor em seu caso.

Bom o problema é um pouco mais sério então, o pacotes flatpak está com algum problema, deveriam usar a versão de glibc do runtime especificado… Em tese não teria porque dar problem, ou sequer depender da versão de glibc do OS.

Pelo que eu vi eles usam o org.kde.platform//5.11, infelizmente não tenho aqui instalado e parece que vai demorar um milênio baixando:

Alguém poderia verificar instalando e fazendo:

flatpak run org.kde.Platform//5.11
ldd --version
1 curtida

Entenda o problema

A Libc é o coração de uma distro Linux, o Linux é o cérebro e a Libc o coração, o que isso está te pedindo é a versão 2.29 da GLibc que em tese é a Libc padrão no mundo Linux

Tentando resolver

Não há muito o que fazer a nível sistema, EXCETO se existir uma forma de embutir a gblic ou chamar ela de outro lugar, então você tem usar flatpak (aparentemente não funciona) ou sua última esperança, o Nix:

1. Instale o Nix
curl -L "https://nixos.org/nix/install" | sh
  1. Instale o tibia:
nix-env -i tibia
  1. Em teoria
tibia

Deve funcionar

2 curtidas

Caso a instalação tenha falhado em um dos “modulos” e o nixPKG não seja totalmente instalado (igual o meu manjaro à qual eu estou digitando) ai ele precisará ser especificado a “fonte” da instalação:

nix-env -iA nixpkgs.tibia

Normalmente costuma falhar um pacote “sozinho” como só nix-env -iA tibia, não é o caso do tibia, mas os pacotes custumam ter especificaçãode versão.

2 curtidas