Não consigo instalar apps no hd secundário

tenho um ssd 256 gigas e um hd de 1 tera porem não consigo instalar apps e nem jogos do lutris nesse hd , o sistema esta estalado no ssd o hd esta em fat32.

@Rodrigo_Chile

1 curtida

Sei lá, eu não jogo… mas lembro de ter lido em algum lugar (era sobre a Steam, não sei se é aplicável ao Lutris) que o HD deveria estar em ext4.

Uma pergunta: como assim o HD está em fat32?

2 curtidas

Meu pensamento foi o mesmo, já que essa forma a leitura de blocos/setores é reduzida, acho que pega ~ 4GB no máximo…

2 curtidas

Eu sei que parece óbvio mas o lugar mais óbvio é onde as vezes não procuramos.
Você já verificou as permissões de usuário?

ls -lh <nome ou caminho da pasta em que a unidade está montada>

r: leitura permitida do arquivo ou diretório
w: permite editar um arquivo ou modificar o conteúdo de um diretório
x: permite executar um arquivo ou acessar um diretório pelo comando cd
hífen: o caractere “-” no início da sequência indica que aquele é um arquivo comum. Caso contrário, indica que a permissão de escrita, leitura ou execução está negada.
d: se a letra aparecer no início da sequência, indica que aquele item é um diretório

Também é preciso entender que a permissão de arquivos e pastas está dividida em quatro partes. O primeiro caractere descreve se é um arquivo (-) ou um diretório (d)
Já as demais, são divididas em três partes de três caracteres.

O primeiro trio indica as permissões do dono do arquivo (O usuário que o criou)
O Segundo trio se refere ao grupo em que o usuário pertence.
O Terceiro trio indica as permissões para os outro usuários do sistema.

1 curtida

Estranho isso… pq vc não particiona esse HD em 2, meio NTFS e meio ext4?

2 curtidas

Você está usando em DualBoot ou apenas o Manjaro?

2 curtidas

só o manjaro

Então pra que usar em FAT32, o hd, meu jovem?

não sei, foi a primeira opção que apareceu.

O adequado é usar, como usuário comum, EXT4 ou Btrfs. O FAT32 apenas enxerga 4gb. Recomendo assistir: Entendendo Sistemas de Arquivos: FAT - YouTube
@Rodrigo_Chile

2 curtidas

fiz isso o steam reconheceu e o lutris tambem, mas como eu faço para que o pamac instale apps nesse hd e como eu mudo os ja instado ?

1 curtida

O Pamac instala, como em qq sistema baseado em Linux, os aplicativos na raiz do sistema (com exceção dos flatpaks), com suas respectivas configurações na home - o que dá pra fazer é mudar a home pro HD secundário, já alivia…

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.