Não consigo entender por que em pleno 2020 o Windows Explorer ainda não possui suporte a abas

Existem navegadores mais antigos que exploravam o conceito de abas em uma única janela, se não me engano nos browsers isso começou com o NetCaptor, foi de onde surgiu a ideia para o Firefox que foi quem disseminou, mas com certeza o conceito de tabs é bem mais antigo e já existia em editores de texto e outras ferramentas em terminal e já era algo ali perto dos anos 80 com softwares como Emacs e afins… Só foi preciso alguém pensar “Hum, e se eu colocasse abas aqui também?”.

Eu acredito que isso foi além do Browser em sistemas UNIX por ser uma solução muito mais comum no passado pré ambiente gráfico e como o desenvolvimento comunitário foi muito mais a la ‘single man does all’, quem programava era quem projetava e idealizava features etc, esse conceito veio facilmente para múltiplos programas.

E dai que a história ajuda a entender como as pessoas chegaram onde chegaram. Nem sempre é uma questão de facilidade, mas sim de familiaridade, costume e cultura, eu acho que em inúmeras coisas o terminal é mais prático, porém boa parte disso se deve a minha familiaridade, práticas e costumes. Na China acham melhor comer com 2 pausinhos… Eu sofreria… :slightly_smiling_face:

Sua analogia é inadequada. O ponto é que as adições (como abas ou configuração individual de pastas) a que me refiro não atrapalham quem prefere o método antigo.

No seu exemplo, se você se muda pra China, você precisaria MUDAR seus hábitos, mas as adições de que falo não exigem mudança de hábito por parte dos usuários. Veja o exemplo a configuração individual por pastas do Dolphin: essa opção vem desativada por padrão (não sei por que, mas OK), de forma que quem está acostumado com o Thunar, PCManFM ou Nautilus, não perceberá a diferença, mas o fato da opção poder ser ativada, me permite ter uma melhor experiência com o gerenciador de arquivos.

Uma analogia mais coerente a respeito dos casos que estou falando é o acesso de um prédio para cadeirantes, em que é mantida a escada, mas cria-se uma rampa para quem se locomove por cadeiras de rodas. A vida de quem pode andar normalmente não mudará em absolutamente em nada, mas isso trará uma mudança positiva enorme pra quem tem dificuldades em subir degraus.

O Windows tem inovação para caramba! Claro que nem sempre parte deles, mas dezenas de milhares de novos softwares estão aí pro usuário do Windows testar. Então nessas pesquisas as inovações que os usuários pedem são aquelas que eles já estão usando via o software de um terceiro. Foi o caso de montar a imagem direto no Explorer. O Daemon-tools era item praticamente essencial alguns anos atrás quando eu usava o Windows.
Mas claro que não dá pra radicalizar o pensamento pra dizer que nenhuma nova funcionalidade seria inserida, até porque a ideia de criar algo pode partir da própria empresa. Já especificamente com relação a inserção de abas no Explorer, não dá pra dizer que é simples se não tem o código fonte disponível. Pode ser que seja difícil…

Em certos aspectos a Microsoft pode obrigar seu usuário à mudança. Ela está assumindo riscos. Possivelmente alguns poucos usuários migraram para outros sistemas operacionais por conta disso, mas certamente eles tiveram mais a ganhar do que perder. Se agora dá pra colocar propaganda no menu iniciar, o $$retorno$$ deve ter sido muito alto! Mas qual seria o retorno de adicionar abas no Explorer? No final a requisição cai na mesa de um diretor que vai ter o gosto pessoal dele e pode até ser que algum dia aconteça!

Eu poderia me dar ao trabalho de levar garfos, o restaurante de ter garfos para clientes atípicos, cliente nenhum teria de se incomdar. A questão não é essa. Como o pessoal já comentou você pode customizar o explorer e viver com sua feature atípica… O que dita se algo vai ser oficial/comum ou não nem sempre é a praticidade ou se isso vai prejudicar alguém. Algumas coisas são simplesmente questão de prática ou costume, o que pode levar ao fato de a maioria não se importar e a coisa nunca acontecer…

Isso é um motivo razoável para alguém não entender porque algo “prático que não prejudicaria ninguém” , não existe em algum lugar mas existe em outro.

De fato!

É por isso que eu acho o split-view uma opção melhor que as abas.

Dolphin, Caja, PCmanFm possuem…

Segue um exemplo de como o split-view funciona no Dolphin:

Assim é possível fazer uma comparação detalhada e trabalhar com menos janelas…

Acho uma solução muito boa.

De qualquer forma, é possível ter as funções usando outro gerenciador de arquivos.

As opções que conheço vagamente são:

Total Commander
Xplorer2
Free Commander

Também é possível usar o Dolphin, Caja ou PCmanFm no Windows via wsl.

Acabei de descobrir que o Nemo, do Cinnamon também tem split view, e um amigo me falou de SpeedCommander, disse que é bom.

2 curtidas

Essa montagem automática no Dolphin não apareceu pra mim até hoje, e olha que eu uso o Plasma 5.20.3.

Pegando onda no tema do tópico, tem várias funcionalidades no Win que muitas pessoas sequer sabem que existe. Na época que ainda tinha dual boot aqui, quando era o Win 7 (a partir do 8 só mexi em pc’s dos outros, não tive mais win instalado no meu note) eu lembro que nunca se divulgavam essas coisas. Não sei o motivo. Mas, se pararmos para pensar, em todos os grandes sites, canais no youtbe etc. que trazem informação do Win, ao meu ver, nenhum deles trás, de fato, as funcionalidades que o sistema apresenta.

Sempre vejo os mesmos temas: o melhor antivírus, o melhor otimizador, o melhor sei-lá-o-que. Raramente vejo alguém falando de recursos ou funcionalidades que podem ser interessantes para quem utiliza o sistema. Sempre achei isso curioso.

1 curtida

Sobre as abas… aqui elas não ficam lado a lado naturalmente, talvez alguma configuração a qual eu desconheça (provavelmente). Na configuração padrão preciso selecionar ou uma aba ou outra. Se alguém souber mudar isso fico agradecido.

Também seria útil a aba uma acima da outra… se alguém souber. O que faço na prática é isso, uma acima da outra, até pelo formato do monitor em que conecto o laptop. Ali na print elas ficam uma ao lado da outra. Grosseiramente assim:

Só que no monitor Wide com Windows monto a segunda e terceira colunas com software da emrpesa. Ali só fiz 2 colunas e usei navegador de exemplo.

Creio que a questão é nossa “bolha”, os sites que frequentamos. Antes de pesquisar sobre Linux eu teria dito algo parecido do sistema - “ninguém fala nada sobre”. E os algoritmos dos sites de pesquisas e vídeos só pioram isso pois só recomendam o semelhante.

Canal Mundo Conectado, se não me engano, tem feito alguns vídeos sobre as diversas funcionalidades.

Circulando em outras “bolhas” vai ver essas informações. Só que em geral não são canais grandes. Não é o tipo de informação que dá “view”. Pessoal da M$ faz live, tem entrevistas com devs… tem fóruns muito bons que aprofundam mais os assuntos. Enfim, é a mesma coisa. A questão que usuário comum não precisa recorrer a tanta pesquisa no Windows, ele usa e pronto. Como usuário comum no Linux me obriguei a pesquisar, caso contrário nem vídeo no YouTube eu conseguiria assistir sem instalar ffmpeg. E demorei pra descobrir isso.

1 curtida

Vai depender da distro.
Na maioria delas, é preciso habitar o serviço de montagem automática lá em

configurações do sistema > inicialização e desligamento > serviços de segundo plano

Dentro dessa aba, procure por “montagem automática de dispositivo removível”. Habilite o serviço e salve a configuração.

O Nautilus do Gnome (também usado por outros projetos, como o Budgie), eliminou o suporte ao split_view na versão 3.6.

Nesse caso, as abas ficam dessa forma ai mesmo, eu acho mais prático trabalhar com duas instâncias, nesse caso.

Os que implementam o modo que mencionei, são:

Dolphin (KDE), Nemo (Cinnamon), Caja (Mate) e PCmanFM (LXqt).

Interessante.

Sobre o ffmpeg, só é necessário em navegadoras tipo Chromium, Opera, Vivaldi…

Firefox e Chrome reproduzem tranquilamente.

Desde que comecei a usar sistemas baseados em Linux, em meados de 2011, nunca tive a sorte de usar um que viesse sem o ffmpeg instalado por padrão…

O que ocorre, muitas vezes, é o plugin do Chromium (que se faz necessário também para Opera e Vivaldi) vir faltando…

O Debian tem uma frescura, por exemplo, na versão que será lançada, em relação ao Chromium.

Dá pra instalar o Chromium somente com

apt install chromium{,-l10n}

Ele instalará o o browser normalmente, mas não executará e não informará nada ao usuário!

Somente ao executar no terminal, é possível ver que o Chromium do Debian precisa do plugin de sandbox para funcionar!

E até o momento (tenho o debian testing em VM), esse pacote (chromium-sandbox) não está marcado como dependência obrigatória!

Instala o Files:

1 curtida

Na verdade, os gerenciadores de arquivos já existiam antes do Windows, quando o sistema (MS-DOS) só tinha “linha de comando” ─ e a gente nem chamava assim, pois ainda não existia interface gráfica, para diferenciar.

Acima, o velho e bom XTree, rodando em um “dos-box”, em 2016, para matar a saudade.

Acima, o mc (Midnight Commander), que é um dos sucessores atuais daqueles antigos gerenciadores de arquivos, rodando no Konsole (Terminal). ─ Uso cada vez mais, pois é fácil rodar como sudo ou su.

E o Krusader, que ainda uso às vezes. ─ No openSUSE, ainda se pode rodar como root.

Até 2016, eu usava mais o Windows XP do que o Linux, e também achava mais prático abrir 2 instâncias do Explorer. ─ Até achava ruim usar abas, quando estava no Kubuntu.

Hoje, estou tão acostumado com as abas, que nem penso mais nisso.

Minha experiência com o linux foi, exatamente o oposto. A questão não é “falar sobre”, mas, sim, falar dos recursos. E, isso, muitos sites e canais de linux fazem. Eu só comecei a ver alguns recursos do Win com mais detalhe ou mesmo saber das suas existências, depois de começar a usar linux. Não quero comprar ou falar que um é melhor que o outro. Mas, com você bem resumiu, o ponto principal é o conteúdo chamar atenção e dar “view”.

Se puder indicar alguns lugares com conteúdo de qualidade, eu to aceitando. Valeu.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.