Não consigo dar boot com openSUSE

Se for testar o Manjaro, aguarde um pouco pela nova ISO, não tenho certeza se a versão Pahvo já está disponível. Mas pode testar a versão disponível e atualizar, serão 1 GB e uns quebrados - no entanto, é sim mais seguro esperar

1 curtida

Não vai adiantar usar o Leap por causa do Kernel que é o 5.3.x. Nem sonha em ter suporte a 11a geração intel…

2 curtidas

Tentei o Manjaro e também não foi. Então desisti de tentar e instalei o Ubuntu 21.10 mesmo.

Eu acho que alguém já passou por aquela de “eu não devia ter mexido no que estava quieto nesse momento” ahhahha

Bom, agora que já perdi o dia mesmo, quero fazer algo direito para poder tentar mais tarde sem ter que mexer na /home. (Embora eu tenha um SSD, o HD externo deixa as coisas muito lenta na hora de copiar, consumindo muito tempo)

Vi que dá para instalar a /home separada. Mas levantei uma questão:

→ Pelo menos para mim, pode ser difícil prever o quanto deixar para “/” e para “/home” por isso que não quis aderir à ideia.

Mas pensei: Digamos que eu escolha 10 GB para / e o resto para /home, mas por algum motivo tenha que aumentar o / em 10 GB, dá para fazer isso?

Obrigado a todos pela paciência.

Se tu for usar um disco apenas, ainda mais sendo novato no Linux, recomendo deixar o pareticionamento automático mesmo. Isso só influência se você for um usuário um pouco mais experiente ou tiver um mix de 2 discos (ex: ssd para o / e um hd para o /home).

Tem como mexer, dependo do partcionamento, assim como tem como separar a home (https://manjariando.com.br/2018/01/02/como-separar-a-home-com-o-sistema-ja-instalado/)

Mas uma boa ideia de particionamento é colocar 60 a 80 GB pra raiz e o resto pra home e swap… vai ter espaço de sobra na raiz para instalar programas e para os snapshots caso instale em btrfs

1 curtida

Mas é tranquilo de mexer? Pode ocasionar algum problema?

1 curtida

Redimensionar as partições deve ser feito pelo Gparted com um pendrive no modo live (o do Manjaro serve, já vem com o Gparted)

Falando nele, o que deu que não deu boot ou instalou?

1 curtida

Eu fiz o pendrive bootável e pedi para dar boot pelo pendrive… A tela ficava preta e depois aparecia o logo da placa-mãe novamente.

Não lembro mais se religuei o secure boot… Talvez tenha feito algo errado…

A ideia de deixar a /home separada é justamente para eu tentar com mais calma depois. Aí testo todas as opções da plac-mãe. tem uma coisa que estava vendo de “secure hardware” nem sei o que é isso…

Ih, pode ser que vc precise colocar a entrada EFI como confiável na BIOS. Mas isso é só depois de instalado. Antes, no boot, é necessário desativar o Secure Boot e o Fast Boot. Qualquer coisa coloca fotos da BIOS que a gente te ajuda… pq o 21.10 rapidim perde suporte e você vai precisar reinstalar tudo, o que é chato (por isso que é bom usar as versões LTS, até para atualizar entre elas é mais simples; ou usar rolling release e, com os devidos cuidados, esquecer de atualizar entre versões)

1 curtida

Por isso que estava querendo separar a /home.

Eu estava lendo o site que me passou, lá é o método para Manjaro. Para Ubuntu também serve?

P.S

Estou em um momento da vida que para fazer com que as coisas deem certo, tenho que tentar inúmeras vezes… Só para ter uma ideia, meu PC anterior (da Dell) vieram 7 vezes para tentar consertar e não resolveram…

Então agora eu busco mexer o menos possível.

Valeu !

1 curtida

Sim, o método é o mesmo, depende apenas de se ter o Gnome Discos (que tem no Ubuntu)

As partições estão assim:

Eu tenho que diminuir essa BTRFS, é isso?

Sim… mas não sei se é uma boa ideia mexer nela estando em btrfs, não tenho experiência o suficiente para isso. Como o sistema está recém instalado, acredito que não vá dar problemas se redimensionar e deve ter pouca coisa tua (mesmo assim, faça backup do que julgar necessário).
Agora, estando em btrfs, tá com snapshots automáticos funcionando? Se sim, blz. Se não, pesquise como mexer no snapper ou no Timeshift e seu complemento, o timeshift-autosnap