Não consigo dar boot com openSUSE

Eu fiz um pendrive bootável com o Etcher. Ele inicializa mas chega em "openSUSE Tumbleweed instalation program v8.0.3 e para.

Com a .iso do Ubuntu, consegui normalmente.

O que pode ser ?

Experimenta o Gecko, é o OpenSUSE com facilidades… vai que funciona?

1 curtida

Baixou a ISO offline?
Tá usando Legacy ou UEFI?
Tá conectado a internet via cabo?

1 curtida

Só uma “polida”: neste caso, o OP precisa do Gecko Rolling devido ao hardware mais novo, em especial “a saga do i5 11400”.

2 curtidas

Não me lembro dessa parte.
Seria interessante ter enviado uma imagem dessa tela aqui pra gente ver.

2 curtidas

Você fala no boot da placa-mãe? Eu nem me preocupei com isso. Eu acho que está na UEFI.

Sim, placa mãe. Se tu não mudou nada, por padrão as placas novas usam UEFI. Recomendo baixar a ISO novamente e criar um pendrive de boot novo com o Etcher. Uma dica: quando você estiver ejetando, espera uns 10 segundos para confirmar que o pendrive ejetou mesmo para evitar que ocorra perda de arquivos. Se o pendrive em questão possuir um led que indique a leitura, se basei por ele :smiley:

1 curtida

Vou fazer isso. Enquanto isso, tinha feito um pendrive bootável do Ubuntu 21.10. Está funcionando bem aqui…

Vou tentar ainda instalar o openSUSE mas se não der certo, vou ficar com o 21.10. Será que terei dores de cabeça?

Ontem, estive tentando desde as 21:40 até as03:00 da manhã. As .isos estavam lentas para baixar… Já estou meio cansado :stuck_out_tongue:

Talvez. Versão não LTS é ser cobaia de testes e ter pouco tempo de suporte.

2 curtidas

Se não der certo com o OpenSUSE, tenta o Gecko (como eu disse). E dê uma chance ao Manjaro e ao Solus…

3 curtidas

Eu posso tentar também. Vou por ordem. Se os servidores das isos estiverem com boa velocidade, dá para tentar todos pela manhã. Não queria perder a tarde também.

Não era nem para eu inventar de instalar agora, era para deixar pro final de semana… hahhah

Valeu.

1 curtida

desativou as frescalhadas da bios secureboot… e por ai vai.

1 curtida

Não. Ainda teria que ver como fazer isso. O engraçado é que com o Ubuntu vai direto, por isso não me preocupei. Pensei que poderia ter sido algum erro na criação do pendrive bootável.

Irei checar.

1 curtida

Ah, precisa desativar Secure Boot, com ele ativado poucas distros funcionam, Ubuntu é uma delas - curiosamente o OpenSUSE seria outra

3 curtidas

pelo que vi só o leap tem esse suporte

2 curtidas

Tentei todas as opções. Com secure boot ativado, desativado, modo UEFI, modo legacy… Todas apresentam a mesma tela:

Espero por uns 2 min e não sai daí. Quando chega nesse ponto, escuto as ventoinhas do processador aumentarem a rotação…

Fiz a iso… Ela terminou e esperei um tempo ( 1 min), retirei o pendrive.

Baixei a primeira opção(AMD64, offline) do site:

Eh… Nessa altura do campeonato, posso dizer que o openSUSE “não foi com sua cara” :sweat_smile:
Como abordado pelo Rodrigo e eu, dá uma chance ao Solus e ao Manjaro. O Solus é uma RR que possui atulizações semanais, porém nada gigante como as do openSUSE TW. Outro bonus que posso citar sobre essa distro é a facilidade de uso do gerenciador de pacotes eopkg:

sudo eopkg upgrade → Atualiza os reposiórios e instala as atualizações;
sudo eopkg rmo → Similar ao “sudo apt autoremove”, remove pacotes desnecessário;
sudo eopkg clean → Similar ao “sudo apt autoclean”, limpa os repositórios;
sudo eopkg install Nome_do_Programa → Auto explicativo;
sudo eopkg remove Nome_do_Programa → Auto explicativo.

Essa é a sintaxe básica para o uso e manutenibilidade da distro*

Outro chamariz que posso destacar é a velocidade do eopkg. É simples como um apt, mas rápido (quase quanto) o pacman.

Já sobre o Manjaro, acho que a apresentação dele dispensa comentários (no bom sentido).

2 curtidas

testa o leap só pra ver se não o tumbleweed que está bugado

1 curtida

Ele não tem o Gnome 40 e gostaria muito de usá-lo( não gosto do Fedora). Qual o kernel atual dele?

ai tem esse porem, o leap ele trás pacotes mais antigos
melhor o usar o solus mesmo (ou compilar)

1 curtida