Não consigo dar boot com nenhuma distro ou windows

placa clevo
bios legacy

Eu não estou conseguindo dar boot com nenhuma distro quase todas apresentam o mesmo error.

Lubuntu
Kubuntu
MX Linux
Puppy (esse aparece uma mensagem de erro diferente)
Linux Mint

Invalid or corrupt kernel image

tentei browser diferente pois pensei que o chrome estava corrompendo, mas o problema persiste.

programas usados foram

UNetBootin (esse não ocorre nenhum erro na hora de gravar)
Rufus (esse não consigo gravar em MBR apenas em GPT mas esse note não suporta)
PowerISO (tentei com windows 10 mas a tela fica toda branca)

na bios não tem nada sobre UEFI
apenas Legacy USB Support (enable e disable)

Tenta o Ventoy. Ele instala com MBR no Pendrive, e daí é só colocar as ISOs no Pendrive

1 curtida

infelizmente o ventoy também apresenta um error na hora de instalar ele proprio no pendrive.
Screenshot_2

[2024/12/12 09:02:33.151] Read part data bRet:1 dwSize:1048576 code:183
[2024/12/12 09:02:33.235] ### [Check Fail] The data write and read does not match
[2024/12/12 09:02:33.276] FormatPart2Fat failed.
[2024/12/12 09:02:33.324] FindProcessOccupyDisk for PhyDrive 1
[2024/12/12 09:02:33.384] QueryDosDeviceA success \Device\Harddisk1\DR2
[2024/12/12 09:02:33.450] handles->NumberOfHandles = 25903
[2024/12/12 09:02:33.507] NOTE: Could not identify the process(es) or service(s) accessing \Device\Harddisk1\DR2

tentei esse procedimento abaixo mas também deu error.
https://www.ventoy.net/en/doc_ventoy2disk.html

1 curtida

Já tentou realizar a instalação utilizando outro dispositivo de armazenamento? Passei por algo parecido, e o problema se encontrava no pendrive, sempre havia perca de dados na gravação.

3 curtidas

Tentei com 2 outros pendrives de marca diferente, sempre aparece a mesma mensagem.
é frustrante :worried:

em gpt / UEFI (non csm) ele conclui numa boa, o problema é quando eu coloco em mbr.

no rufus
poweriso
ventoy…

1 curtida

Recomendo tentar com pendrives novos. Esses de música gravada que a gente tenta aproveitar quase nunca funcionam.

Se nem pelo rufus nem ventoy funcionar, o próximo palpite é que as isos estejam corrompendo por conta do download da internet mesmo.

Não sei se vai conseguir uma iso do Windows assim, mas tente baixar por torrent que o problema da internet vai desaparecer. Se houver uma forma de calcular o MD5SUM da iso do Windows e você souber como faz, procure fazer isso para garantir que não é esse o problema.

Se nada mais der certo, faça o teste com o mesmo pendrive em outra máquina. Se der certo, é sua máquina.

Ps: outra coisa, tente usar outra porta usb também pra encaixar o pendrive e queimar a iso nele. Pode ser até isso, por que com o erro que tu postou anteriormente falava de uma diferença entre os dados lidos e os dados escritos, o que também pode ser problem de input/output, por conta de uma saida usb falhante, por exemplo.

2 curtidas