Nao consigo customizar o Mint XFCE 19.3 32bit recem instalado

Boa tarde!
Seguinte, instalei o Mint XFCE 19.3 (32 bit) em um laptop toshiba satellite M645 S4114 (i5) da tia da minha esposa…ele quase foi pro lixo.
O problema acontece quando tento customiza-lo, faco downloads de temas, icones, cursor e num consigo deixa-lo como gostaria. Tambem tentei baixar o Chromium e num deu certo tbm. Como ainda sou novato no linux, gostaria de orientacao para ter exito nas minha customizacao e configuracoes.

Desde ja agradeco.
Obrigado

Como muita coisa em 32 bits foi abandonada pelas distros, é um pouco complicado customizar além das opções oferecidas. Mas pelo menos mudar o tema de ícones deve ser possível, usando as instruções tradicionais. Vou dar um exemplo aqui

Esse é o tema que uso aqui no Manjaro 64, mas imagino que funcione no Mint normalmente.

Extract file and copy/paste as root in /usr/share/icons/

Ou seja, baixe, descompacte e copie abrindo o terminal como root (pode ser pelo terminal, com sudo nemo)

Reinicie

Quanto a apps, no netbook da minha esposa, o Chromium funciona, baixei pela loja normalmente, assim como o ice (pra criar webapps, seja pelo Firefox quanto pelo Chromium)

Obviamente, dá aquela fuçada no gerenciador de apps pra deixar tudo azeitado, como corrigir erros em repositórios e atualizar tudo. Nesse netbook, roda kernel 5.4 de boas

Por fim, confira o processador desse lap, pode ser que não precise ser distro de 32 bits, bem possível que vc consiga instalar uma distro de 64 bits, aí aumenta a oferta de apps, em especial flatpaks e snaps - poderia colocar um Kubuntu ou um Br OS, bem leve e tranquilo de usar (esse último é feito no Brasil por um usuário do Fórum)

Pelo que vi aqui, é um I5 com 4 GB de RAM, dá pra colocar praticamente qq distro nele (eu evitaria as com Gnome, aí fica lerdando mesmo) - e mantém o sistema atualizadíssimo.
Pode, além das opções acima, testar o Manjaro com XFCE. Vai ficar bonitão e bem rápido

Recebi notificação desse tópico, então fui meio que summonado?

Realmente é como o @Rodrigo_Chile falou: 32 bits limita muito, a não ser que tu encontre coisas mais antigas na pling store (pling.com). Use o ocs-url pra baixar e instalar, ou ja ponha manualmente na pasta .icons na sua home, extraído é claro.

Se de repente seu processador der pra usar 64 bits, então é Ubuntu 20.04 na veia ou Mint 20. Boa sorte!

Eu sei que tu é novo nesse mundo, mas eu fico com muita vontade de recomendar o Arch. Recomendo utilizar Kubuntu ou Fedora com KDE pra ter mais possibilidade de customizar. Cinnamon, Xfce e Mate só vão até certo ponto. O Plasma (KDE) é melhor nesse aspecto. E é leve.

Rodrigo_Chile,

confira o processador desse lap, pode ser que não precise ser distro de 32 bits, bem possível que vc consiga instalar uma distro de 64 bits

Onde verifico isso nesse laptop? Msm sabendo que ele tem 32 bits da pra instalar 64 bits e funcionar?

Eu instalei ontem, to tentando dar uma cara de windows pra tia da minha esposa num se assustar…rsrsrs. Por isso escolhi o mint, de acordo com a configuracao dele antiga

1 curtida

Eu achei a descrição aqui nesse site, mas foi só pra confirmar, pq I5 nunca tem em 32 bits:

1 curtida

Joga lscpu no terminal…


:lizard:

1 curtida

Secret.Fox,

Ate gostaria de instalar outras versoes, mas eu so usei mint e xubuntu e apenas como testes. Eu uso o mint 20 no meu note mas dual boot com W 8.1.
Vi que esse laptop tava parado e ja formatado aqui…ela tinha dito que tava querendo jogar fora pq o ‘windows num tava funcionando mais’…dae vi a configuracao dele e procurei por compatibilidade…achei o mint 19.3 xfce 32 bit…eu to de ferias e vou embora daqui alguns dias…num sei se da tempo de instalar outras versoes e nem como faco isso…se tem que mexer em particao e essas coisas e tal…enfim…se vcs puderem ajudar eu agradeco, mas num sei se consigo fazer a tempo…

Maninho, creio que o caminho mais rápido seja fazer do zero, por incrível que pareça. Se tu tiver um pendrive de bobeira por ai, é só baixar a ISO da distro que você quiser (ex: Mint 20 XFCE de 64Bits), instalar o Ecther e por a ferramenta para transformar o pendrive em mídia botavel.

CPU de 64 bits. Bingo! I5 nunca que seria 32 kkkk

1 curtida

JG22,

Basta baixar a iso, bootar pendrive e instalar? Por cima msm desse que to usando?
Se for so isso amanha eu consigo fazer isso.

O Mint Cinnamon tem a interface mais parecida com Windows. Só que não é todo tema que fica bom no Cinnamon.
Se você quiser deixar o painel do XFCE igual do Windows, com os ícones dos aplicativos agrupados, eu recomendo instalar a dockbarx.

1 curtida

Caso você não tenha nada no disco de importante, é basicamente isso. Caso tenha, faça backup para a nuvem ou alguma mídia externa. Recomendo assitir um vídeo ou ler algo sobre o etcher antes de usar, mas lhe asseguro que é bem direto ao ponto e fácil de usar :b

Acho que até o LinuxFX pode entrar nessa brincadeira qualquer coisa kkkk

Eu quero que esse laptop fique por um bom tempo sem precisar mexer, msm pq ela num vai saber fazer atualizacoes…acredito que so quando eu voltar aqui pra casa dela que vou fazer isso…entao quanto mais poder deixa-lo mais pratico e simples e com um toque de windows (sem que pareca demais com windows) ,melhor sera…rsrs

da pra instalar o mint 20 cinnamon?

Nesse caso eu acho que o Cinnamon entregaria uma experiência de uso mais amigável pra ela. Só tenha em mente que ele é um pouquinho mais pesado que o Xfce, mas não tanto como o Gnome. Mas você pode testar aí pra ver se o desempenho fica bom.

1 curtida

Obrigado…amanha eu arrumo ele aqui

Rodrigo_Chile, Secret.Fox, JG22 e Thiago 12

Obrigado por enquanto!!!

3 curtidas