Olá, ótimo 2025 a todos. Estou analisando a possibilidade de substituir o Windows por Linux, nas máquinas em minha rede local. Para isso instalei a distro Mint 22 XFCE em uma máquina mais antiga (DELL Optiplex 330, Core2 Duo, 6Mb RAM) conforme uma indicação do “Dio” em um vídeo… e não consigo compartilhar uma Pasta, pois essa opção não aparece no gerenciador de arquivos (Nemo e Thunar). Vi no fórum um tópico semelhante, mas a solução lá apresentada não funcionou pra mim. Não entendo como uma “função” tão básica pode não estar disponível nativamente no Mint XFCE, como aparece em outras Distros/Versões… Poderiam me ajudar? Me perdoem se minha dúvida é muito básica… meu contato anterior com o Linux foi a uns 20 anos… Mas uma vez, um excelente 2025 a todos!
Você tem que instalar um server samba no seu Mint.
Aqui tem um tutorial que pode ter auxiliar com o seu propósito.
Obrigado pela pronta resposta… Vi que o Samba já esta instalado no Sistema… Vou estudar o tutorial que você mandou… Logo mais retorno, Obrigado!
Boa noite, tudo bem?
Rapaz, eu estou fuçando nele aqui em VM só pra ver mesmo, mas mesmo sem fazer isso eu lembrei do programa Warpinator. Você já ouviu falar dele? Originalmente foi feito só pra Linux mas agora parece estar disponível para Windows também. Dois computadores mesmo com sistemas diferentes podem se comunicar através dele. Não sei se será exatamente a solução pra sua situação, mas vale a pena checar.
Olá, boa noite amigo! Não conheço. Mas vou dar uma olhada nele sim! Obrigado! Um ótimo 2025 pra você!
Olá, @Leonam_Cruz. Boa noite! Eu estudei o tutorial que o amigo disponibilizou, e realmente funciona, muito obrigado.
Contudo a configuração via terminal, para os usuários comuns da minha rede local deixa a solução pouco prática. Estava procurando uma solução gráfica, como existe no Mint Cinnamon, por exemplo. Encontrei uma forma, instalando o gerenciador de arquivos Nemo (parece que no Caja também), que pode ser instalada do gerenciador de aplicativos e também pelo terminal.
Contudo é preciso também instalar um complemento (plugin), “Nemo-share”, para que o compartilhamento seja implementado no Nemo.
Para o gerenciador de arquivos, Thunar, que vem de forma padrão no Mint 22 XFCE, estranhamente, não encontrei um plugin para implementar a função de compartilhamento de pastas.
Já no gerenciador de arquivos, Nemo, após a instalação do complemento (plugin), a opção de compartilhamento de pastas é adicionada na lista.
Fiz alguns testes de acesso e funcionou bem entre sistemas Linux; Linux para Windows e Windows para Linux. Para que a conexão funcione, precisei dar as permissões adequadas para a pasta compartilhada, além de colocar o compartilhamento no mesmo “domínio”. Como se trata de uma rede local, todas as máquinas tem que estar na mesma faixa de IP.
O que ainda é preocupante, é que só consegui acessar os compartilhamentos, usando o IP no caminho de busca e não o “nome” das máquinas…Parece que a solução não acessa ou não tem um servidor de resolução de nomes na rede… Isso é ruim porque em uma rede com DHCP ativo, o IP das maquinas pode mudar, quebrando os link das pastas compartilhadas…
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.