Não consigo atualizar meu sistema

Oi sou nova e estava seguindo esse passo a passo Instale a última versão do Mesa Driver no Fedora, Ubuntu e derivados - Diolinux e empaquei aqui, quando fala para que eu use esse comando “sudo dnf update -y” que no meu not deu comando não encontrado, podem me ajudar? Séra que fiz algo errado? Poderiam me dar uma luz?

vc só precisa fazer sudo dnf update -y caso vc use a distribuição linux Fedora, se vc usa o Ubuntu vc pode pular essa parte

1 curtida

Bem, o primeiro passo é perguntar

Por que vc precisa atualizar o mesa?

No linux o melhor esquema para manter o sistema atualizado e funcionando perfeitamente é não instalar repositório de terceiros. Para manter o sistema atualizado temos uma segunda pergunta:

Qual a distribuição que está usando?

Pois os comandos para atualização são diferentes para cada gestor de pacotes. Algumas distribuições são mais automatizadas e já tem interface gráfica e avisam quando é necessário atualizar o computador.

O “comando não encontrado” provavelmente é porque você está em uma distribuição tentando usar o comando de atualização de outra. Exemplo, vc tem Ubuntu instalado e usar o comando dnf vai dar erro, pois esse gestor de pacotes não pode ser instalado no Ubuntu pois ele conflita com o gestor de pacotes padrão dele, o apt

Então meus caros eu tava fazendo isso para instalar jogos o que aparentemente fiz errado :frowning: :frowning: a situação pioro, por que hoje quando fui liga meu not e fico numa tela preta com a mensagem “Ubuntu: clean, 530950/30154752 files, 9150987/120593408 blocks” como devo proceder agora?

Então meus caros eu tava fazendo isso para instalar jogos o que aparentemente fiz errado :frowning: :frowning: a situação pioro, por que hoje quando fui liga meu not e fico numa tela preta com a mensagem “Ubuntu: clean, 530950/30154752 files, 9150987/120593408 blocks” como devo proceder agora?

Você usa HD? Tenho um HD velho aqui e ele sempre corrompe o SO.
Se ficou travada nessa tela, você vai precisa ir no modo recovery e selecionar a opção do comando fsck ou pode ir na opção “root” para executar os comandos desse tutorial: Checando seu sistema de arquivos com fsck [Artigo]

As vezes o modo recovery monta todas as partições do HD/SSD, o que impossibilita o uso do fsck, nesse caso você vai precisar de um pendrive bootavel.

1603212270945 fica nessa tela só

Daí ele não vai para canto mais nenhum, ou depois ele inicia normalmente?

O comando sudo dnf update -y é utilizado somente em distribuições de base Fedora.
Não no Ubuntu

Primeiro, bem vinda, segundo…

Esse comando comando é pro fedora, use sudo apt upgrade -y

Não só fica nesaa tela to em pânico :sleepy:

Oi mt obrigada, o - não entra devo ativar alguma coisa pra conseguir colocar o -?

Precisa não

Coloca sem:

sudo apt upgrade