Nâo consegui editar/apagar arquivos do HD no ZORIN OS. Sistema em dualboot no SSD

Comprei um notebook com Windows e depois instalei um ssd nvme nele para rodar o sistema operacional deixando o HD para os arquivos. Recentemente particionei o SSD e fiz um dual boot e estou rodando o Windows 11 e Zorin OS Core (estou usando como sistema principal e é minha primeira tentativa de usar linux a sério).
Consigo montar e executar os arquivos que estão no HD quando estou no Zorin, mas não consigo salvar novos arquivos, apagar os existentes, basicamente é como se estivesse somente leitura usando o Zorin. No Windows posso usar normalmente, adicionando e excluindo arquivos. O HD foi particionado pelo Windows no formato NTFS. Será esse o problema? Existe algum formato de partição que funcione bem no Windows e no Linux em paralelo permitindo editar e gerenciar os arquivos seja qual for o sistema que eu esteja usando no momento? E seria possível fazer isso sem precisar formatar o HD?

Volte ao windows, e execute um prompt de comando com direitos de administrador.
No prompt rode: powercfg /hibernate off
Reinicie o computador voltando ao Zorin OS e vc terá acesso ao disco.

Fiz e deu certo. Valeu cara!!

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.