Não complique o Linux! VI Editor, Será que você precisa dele para usar Linux?🤔

Você começa a usar Linux e qualquer tutorial linux que você encontra fala do Editor Vi, você vai tentar usar e não consegue… mas será que você precisa aprender VI para usar o Linux?

1 curtida

Acho que para 90% (puro palpite, ok?) dos meros mortais que precisam MUITO mexer em alguma config no /, o nano dá e sobra…

8 curtidas

Já no outro extremo, até no Windows o VIM é útil :sweat_smile:

1 curtida

Vim é bom até pra limpar cozinha e banheiro

6 curtidas

Desde o meu primeiro contato com o Linux, sempre usei o nano. Além de ser mais prático de usar e personalizar, consigo fazer tudo que preciso sem dificuldades.

1 curtida

Tem até um ditado latino:

– Vim, vi… WTF!!!

2 curtidas

Quando preciso troco a maioria dessas coisas de CLI por GUI sempre quando necessito em algum tutorial.
Ficar indicando justamente certas coisas via CLI e inutil nos tempos de hj kkkk

Vou dar minha opinião. Não importa qual vai ser usado " Vim, vi, nano, pluma, etc…" todos vão fazer a mesma coisa, então acho q fica a critério da pessoa escolher qual ela mais gosta.

Ps: Não assisti o vídeo mas depois dou uma olhada e mudo algo aqui se precisar.

1 curtida

creio que a época do vim já passou. qualquer bom editor de texto em modo texto dá conta do recado. atalhos por atalhos, todos tem. nunca aprendi a usá-lo e nunca senti falta. pode ter recursos que os desenvolvedores gostem, as creio que não seja o único.

Pior que eu também acho viu, para arquivos de configuração o Nano é de boas. O VIM se torna mais interessante quando a pessoa pretende usar as ferramentas de edição dele, para programar, ou algo assim. Mas é um ótimo software, sem dúvida.

2 curtidas

Sempre uso algum editor gráfico quando possível. Quando não possível, utilizo o nano e está gravado na minha mente o atalho CTRL X para sair, podendo confirmar ou não a escrita do arquivo com Y ou N. Agora quando preciso fazer ssh em um dispositivo que não possui o nano, como um roteador por exemplo, é inevitável utilizar o vi, e nunca lembro dos comandos, sempre necessitando pesquisar na Internet pra não fazer besteira.

1 curtida