Não aparece a opção de EFI partition quando se vai particionar o HD/SSD

Olá a todos!!
Então, venho pedir ajuda pra resolver um problema. Como já deu pra ver no titulo, não aparece a opção de EFI Partition quando vou particionar o HD/SSD para instalar o sistema operativo.
PS: Para contextualizar a situação, o meu objetivo é colocar um sistema operativo (neste caso, o Ubuntu) num HD/SSD externo, entretanto nos diversos vídeos e tutorias que vi sobre o assunto falam todos sobre a EFI Partition, algo que não aprece no meu.
Eu também já tinha pedido ajuda no Ask Ubuntu (boot - How do i enable de EFI - Ask Ubuntu) mas continuei na mesma sem perceber nada, então se alguém me pudesse ajudar, eu agradecia.

Olá @Samuel_Carvalho tudo bem contigo?

Grandes chances do seu HD/SSD estar com as tabela de partições no formato errado e por esse motivo não é possível instalar um sistema em GPT.

Confere este vídeo, acredito que vai solucionar seu problema.

:vulcan_salute:

Olá! :wave:

Recomendo criar o pendrive bootável com o balena Etcher ou até o Ventoy, tem matérias aqui no blog ensinando sobre como usá-los.

Assim que plugar na máquina, você deve escolhê-lo entre as opções da BIOS. Em alguns casos pode aparecer 2 vezes o mesmo pendrive (aqui comigo é assim), devendo escolher o que aparece escrito “UEFI” sobre uma delas.

Já no live CD, abra o GParted e crie uma tabela de partição do tipo GPT, assim você irá conseguir instalar corretamente em UEFI.


Tenha ciência de que isso apagará todo o seu disco, então, certifique-se que salvou tudo o que precisava.

Feito isso, agora aparecerá a opção de “EFI Partition” que procura, lembrando que a partição deve estar em FAT32 e é recomendável colocar no mínimo 300 MB de espaço.