Na hora de instalar o Linux qual formato utilizar na partição

Opa oiâ eu aqui de volta, quando vocês instalam o linux (ou só formata), qual formato na hora de partição (alocação de arquivos) utilizam? FAT32? Ext4…?

Gosto do formato Ext4 tanto pra raíz como para a /home… já que costumo deixar ela separada.

1 curtida

O que seria o Ext4 e esse home? Tipo quais as funções deles? Desculpa as diversas perguntas kk eu procurei sobre mas não achei mto claro

o ext4 é o tipo de sistema de arquivos assim como btrfs, ext2, ext3, NTFS(Windows basicamente) o sistema BTRFS vem recebendo muitas melhorias, porém gosto do ext4 pela robustez no desenvolvimento do sistema de arquivo, em relação a /home deixar separada é por questão de deixar esse “backup”… posso instalar outra distro apenas na partição de sistema e deixar a /home sem formatar mantendo meus arquivos como musica, fotos, videos etc… intactos e não perco tudo

2 curtidas

Eu fiz uma partição “/” com 30 gb “/home” com 90 gb e uma swap com 2 gb.
Só me tira uma outra duvida rs, esse barra home é a “pasta pessoal”? To acostumado com Windows parecer coisa como diretorio C:\ sendo pra coisa x o D:\ pra coisa y, essa home fica dentro da “/” ?

Olá @Teteichon, tudo beleza?

O Dio tem um vídeo onde ele explica exatamente essa diferença entre o Windows e as distribuições Linux, dá uma olhada.

2 curtidas

Mtooooo obrigado man <3