Música dos anos 80 é declarada vulnerabilidade de segurança

Tocar a música Rhythm Nation, de Janet Jackson (irmã de Michael Jackson) foi considerada uma vulnerabilidade de segurança e recebeu uma identificação CVE por causar danos físicos em certos modelos de HDD antigos*. As frequências da música são semelhantes à frequência de ressonância do material daqueles modelos, fazendo o HD agitar-se e deixar de operar ao ponto de travar o sistema.

*Bote antigo nisso, os modelos mais recentes afetados pelo problema são de 2005. E SSDs, por não terem partes móveis, são naturalmente imunes a esse tipo de problema.

A história foi contada originalmente no blog de Raymond Chen da Microsoft:

(Honestamente, achei até desnecessário criar um CVE pra isso, mas se alguém tiver HDDs jurássicos com memórias da família… fica o aviso?)

13 curtidas

Não acho que seja inutil, em teoria o ataque continua valendo só não vai funcionar com essa música

2 curtidas

Seria engraçado um parque de servidores antigos falharem devido a uma música.

3 curtidas

Quero ver isso no próximo Watch Dogs agora!!

ô loco meu. essa é novidade. kkkkkkkkkkkkkkkk

Um compositor fez um vídeo comentando sobre a parte “perigosa” da música e porque ela em específico causa defeitos (e não outras músicas da mesma época).

Inclusive, ele identificou outro perigo de segurança: For Whom The Bell Tolls, do Metallica.

Contemple! (aos 50 segundos).

2 curtidas

gente, que sensacional!

1 curtida