Gostaria de pedir ajudar, pois estou tendo problemas com meus monitores no linux (Ubuntu).
Ao ligar o sistema carrega perfeitamente, mas, cerca de 2 minutos, a tela congela e ambos os monitores apagam e assim não voltam. Já testei utilizando apenas 1 monitor e não tive problemas. Também utilizo windows e nele estou tendo um problema de travamento onde a cpu vai para 0% e a gpu vai para 100% e cai.
Não tenho como saber exatamente sem ter dois monitores, mas isso me parece algo com a própria placa, apesar de que inicio eu suspeitei da fonte. Mas se ela aguenta com um monitor, mas isso acontece no Windows E no Linux, então me parece algo particular da placa. É meu palpite. Como se ela não aguentasse mais de um monitor.
Você tem como testar alguma outra distro, nem que seja só pelo pendrive, só pra garantir?
Tenta baixar uma iso do Endeavour OS, só pra garantir que não é sistema o problema, apesar de que isso já tá praticamente visto, na minha opinião. Mas seria bom confirmar.
PS: se ainda assim não der, espero que alguém mais versado consiga te ajudar.
Como o amigo acima disse, praticamente certeza que o problema reside na placa de vídeo em si. Se fosse problema do Ubuntu o mesmo problema não ocorreria no Windows ou vice versa, salvo alguma coincidência muito bizarra.
Consegue testar essa placa de vídeo em outra máquina? Acho que seria a primeira coisa a fazer já pra eliminar essa variável.
O jeito é testar em outro PC mas meu palpite é sua instalação elétrica é instável ao ponto de desligar os dois monitores, mas só para confirmar eles desligam ou param de dar imagem? Já tentou em diferentes servidores gráficos (X11/Wayland)
Após muitas tentativas de resolver meu problema finalmente cheguei a solução.
No windows precisei criar uma resolução, para os 2 monitores,no software da amd com a mesma resolução original, literalmente apertei em criar resolução.
No Linux utilizei o xrandr para gerenciar as resoluções e criei novas resoluções, literalmente as mesmas que já estavam. Com isso troquei para essas “novas” resoluções e o problema parou.