Muita Maquina para Pouco Linux

Para o HDMI funcionar você tem que deixar o a Placa da Nvidia SEMPRE Ativa.

Escolhi o Ubuntu mesmo, Por ser “melhor” pra Games, Pelo menos foi o que me falaram.
As Versões 19.10 e 20.04 rodam de boa. No Notebooks.

@flaviohenso se estiver jogando com o Debian depois me diz se ta Rodando de Boa, Penso em Ir pro Debian mas não sei se a Steam e se os Games rodam bem.

1 curtida

Os repositórios oficiais do Debian não contêm pacotes proprietários. Ou seja, você teria que habilitar repositórios adicionais para poder instalar o driver da Nvidia (o que é obrigatório, já que o desempenho do Nouveau é péssimo para jogos). Fora isso acho que não deve ter muita diferença…

Eu comecei a usar GNU/Linux em fevereiro e em abril já havia largado totalmente o Windows 10, inclusive para jogos. O Ubuntu 20.04 LTS tem atendido super bem. Sei que ele é oficialmente suportado pela Steam, mas quase qualquer distribuição pode ser usada para jogos. Vejo muita gente indicando o Manjaro, que tende a pegar software mais atualizado por ser rolling release e aproveitar os repositórios do Arch.

Estranho, aqui no meu Asus X510UR com I5-7200 + 930mx o HDMI funciona normalmente no prime-440 no modo on-demand. Pelo menos aqui quem gerencia a saída HDMI é a iGPU.

1 curtida

Um amigo aqui no trampo tem um Acer com uma GTX1050, E o Dele funciona Sob-Demanda. A minha só na opção Performace

Aqui em meu humilde e antigo Asus S46CB (Core i7 3537U e GT 740M), o HDMI funciona com qualquer opção selecionada.

Sobre qual distribuição usar para jogos, acabou de sair vídeo do Dio:

6 postagens foram divididas em um novo tópico: Como fazer dual Boot Dell Inspiron com seure boot ativo?

NVIDIA infelizmente é um atraso enorme para o mercado tecnológico.

Não vou te criticar e nem te defender. Isso não tem muito a ver com usuário final, e sim com uma péssima empresa que esquece que existe algo além do “mundo Window$$$$$”.

1 curtida

Na minha humilde opinião e experiência de quase 1 ano e meio usando apenas o Linux como principal SO e claro, estudando ele acredito que se você quer um notebook gamer (mais pesado e maior) deveria usar o Windows. Sei que muito vão discordar, mas é só pesquisar alguns dos seus games e dar uma olhada no site do www.protondb.com e verificar que alguns dos seus Games INFELIZMENTE não vão rodar no seu Linux.

Como por exemplo a maioria dos games (ubisoft). As vezes quando quero jogar simplesmente da erro, ai excluiu a pasta, baixo novamente configuro tudo e volta a funcionar. Outros vão rodar também ou um pouco melhor do que no Windows, como o CS-GO. Mas outros simplesmente não rodam.

Hoje se fosse escolher um note para usar o Linux iria para os Ultrabook, uma tela de 14’ e que tivesse uma bateria boa e não um gamer. INFELIZMENTE o gerenciamento de bateria do Linux em comparação ao do Windows com Notebooks com placas Híbridas ainda não é 100%. Mas melhorou muito nesse último ano.

Quem tem o G7 ou qualquer note atual e usou o Ubuntu 18.04 e hoje usa o 20.04 consegue notar uma gigante evolução do Linux e as placas Híbridas.

Mas como falei, é só a minha experiência e opinião.

5 curtidas

Comprei ou note com AMD só pra não ter dor de cabeça no Linux e, bha, tb da pau…

2 curtidas

Estes avisos de firmware ausente não necessariamente significam que algo não está funcionando. Por exemplo, no do meu filho também reclama de diversos firmwares da AMD faltando, mas a GPU (R9 380X) funciona perfeitamente.

Se algo não estiver funcionando no seu caso, sugiro abrir um novo tópico, talvez a comunidade consiga te ajudar a encontrar uma solução.

:vulcan_salute:

6 curtidas

Meu querido, isso é um Kernel Panic? :hushed:

Não, é apenas uma mensagem informando que nem todos os firmwares possivelmente necessários estão disponíveis no sistema operacional.

:vulcan_salute:

2 curtidas

No Debian precisa habilitar o nonfree e instalar os firmwares manualmente…

Em cinco anos de Linux presenciei apenas um kernel panic, e ainda foi por minha culpa (desconectei o HDD com a máquina ligada).

Em doze anos de Windows já nem estou mais a contar as BSODs que já presenciei. :joy:

3 curtidas

Em 3 anos de Linux, consegui uma vez presenciar este triste momento. Queria printar ou tirar foto, mas não sabia se chorava ou se compartilhava.

Maquina Atual:

Primeiro teste com o Ubuntu 20.04, mas travou geral, nem saiu da tela preta do LIVE

Vamos Testar agora o Fedora 35:

Rodando 80%, Não Reconheceu de primeira o SOM, mas acho que quando habilitar software de 3 e instalar os Drivers da Nvidia deve rodar ok!

Gostaria muito de Deixar o note com o Fedora, mas infelizmente perderia as seguintes configurações:

Customização do Mouse

Customização dos detalhes do Alienware e o Software Alien Command Center:

Customização da Placa de Rede:

Valeria apena sair do Win11 pro Linux?

Se o seu hardware é especializado e o software responsável por controlar ele é exclusivo, fique com Windows.

As empresas simplesmente não se importam em portar suas aplicações :man_shrugging:

1 curtida

Depende. Tudo isto que você irá perder, fará falta para você? Se sim, então não vale a pena sair do Windows.

Uma pena, a Dell só vende até o G15 com Ubuntu de sua linha gamer. Até pensei em ficar com uma configuração padrão, mas perco muitos apps, mas já tava gostando muito do Fedeora.

Não, ainda não tem como jogar Valorant no Linux. Talvez um dual boot…