Mudei a /home para outro HDD. Como posso restaurar o espaço do SDD?

Olá,

depois de um certo esforço :sweat_smile: consegui mandar a pasta /home para um HDD (antes estava em um SSD), minha dúvida é: como posso restaurar o espaço do SSD que antes era destinado para a antiga /home e deixá-la para o sistema ou não alocada para uma futura instalação em dual boot?

Espero ter sido claro, esta é a primeira que posto uma dúvida em um fórum e também estou iniciando no mundo Linux, desde já, obrigado!

1 curtida

Você pode usar o Gparted para apagar a participação q era utilizada para o /home.
Caso não tenha o Gparted instalado, você pode baixá-lo na Gnome Software. :slight_smile:

Então, foi a primeira coisa que pensei, então fui para o Gparted e me deparei com essa tela:

O root, home e swap estão todos juntos neste volume… Tem como apagar apenas o /home?

1 curtida

Ahh, você não separou o /home do / quando instalou a distro, certo? :thinking:
Você pode apagar os arquivos ou copiar os arquivos q estiverem no /home do SSD para o /home do HD. :slight_smile:

Não, eu fiz esta separação depois na pós-instalação e atualmente minha home e está direcionada para o novo HDD. A dúvida continua sendo como apagar a partição antiga /home do SSD para restaurar este espaço, sendo que já fiz este processo de passar os arquivos de um para o outro.

1 curtida

Ok, eu não sei bem, mas acredito que dê para você apagar pelo gerenciador de arquivos acessando ele como root.
(Verifique antes se realmente é o home q está junto com o /) :slight_smile:

Beleza, obrigado pelas respostas!

1 curtida

Tenha seus arquivos em backup antes, vai que algo não saia como o planejado :sweat_smile:

1 curtida

Deu certo? :thinking: (espero que eu não tenha quebrado seu sistema :sweat_smile:)

1 curtida

Não ahahaha tá tudo bem com o meu OS e eu tenho snapshot e backup feitos. Estou tentando achar uma solução para como separar a home do root e swap que estão neste grupo LVM…

2 curtidas

:sweat_smile:
Boa sorte aí, seja bem-vindo ao mundo linux :slight_smile:

2 curtidas

@ianfilipe, lembra-te de guardar /opt e /snapd para HDD se não quiseres guardá-los no SSD. Quando fores criar novas partiçẽs do SSD e do HDD juntos, lembra-te de selecionar GPT em ambos os discos que recomendo fortemente. Recomendo-te a criar uma partição de 512MiB como fat32 para boot, e no instalador, localiza “Área reservada de BIOS grub” ao clicar duas vezes a partição de boot.

3 curtidas

Não consegui uma solução adequada então resolvi refazer a instalação. Vou fechar este tópico (assim que descobrir como), obrigado a todos que responderam!

1 curtida

Treinar-te-ei agora…

  1. Insere o Live USB e entra em “Try [Distro]” em vez da instalação;
  2. Ao iniciar a área de trabalho e abre o GParted:
  3. Seleciona o SSD e apaga todas as partições.
  4. Seleciona Dispositivo -> Criar Tabela de Partição e seleciona GPT;
  5. Cria:
    • 1ª partição para boot:
      • tamanho: 512MiB
      • ponto de montagem: /boot/efi
      • formato: fat32
    • 2ª partição:
      • tamanho: mesmo tamanho de quantos GB de memória de RAM (lembra-te de converter GB para MiB, utilizando o Google : 16GB to MiB)
      • ponto de montagem: none
      • formato: linux-swap
    • 3ª partição:
      • formato: resto
      • ponto de montagem: /
      • formato: ext4
  6. Seleciona o HDD e apaga todas as partições.
  7. Seleciona Dispositivo -> Criar Tabela de Partição e seleciona GPT;
  8. Cria:
    • 1ª partição:
      • tamanho: quantos GBs tu podes reservar para /opt
      • ponto de montagem: /opt
      • formato: ext4
      • etiqueta: opt
    • 2ª partição:
      • tamanho: quantos GBs tu podes reservar para /snapd, mas recomendo mais de 100GB
      • ponto de montagem: /snapd
      • formato: ext4
      • etiqueta: snapcraft
    • 3ª partição:
      • tamanho: resto para/home e guardar quais coisas
      • ponto de montagem: /home
      • formato: ext4
      • etiqueta: principal;
  9. No instalador, na lista de partições, seleciona a partição de boot, clica duas vezes e seleciona “área reservada de BIOS”;
  10. Seleciona a partição de /home do HDD, clica duas vezes e seleciona o menu de lista de ponto de montagem e escolhe /home;
  11. Idem para / do SSD e /opt do HDD. Excepto a partição de snapcraft, tens de escrever /snapd na caixa de ponto de montagem;
  12. Antes de instalar, seleciona o SSD para instalar o bootloader (carregador de grub).
3 curtidas

Isto vale para qualquer distribuição?

Sim, fiz em ambos o Manjaro e o Ubuntu. Só no caso de Manjaro, não precisas configurar com GParted, porque Manjaro já oferece opção de criar nova tabela de partição na etapa de criação de partições no instalador. Para que aconteça a habilitação dessa opção no instalador do Manjaro, precisas apagar todas as partições de ambos o SSD e o HDD. Quanto às outras distribuições, no caso do openSUSE, será totalmente diferente, a menos que queiras utilizar o openSUSE.

Eu uso o Fedora… Terei problemas para ajustar ou só seguir os passos que você falou para o Gparted?

Não utilizo o Fedora, por isso, verifica o instalador se ele tem essa opção que Manjaro tem.

Se não conseguires criar nova tabela de partição com o novo tipo GPT nem conseguires criar uma partição de boot com formato fat32 e com o ponto de montagem /boot/efi no instalador do Fedora, segue os passos do GParted e então do instalador que te passei.

1 curtida

Certo, vou tentar! Muito obrigado.

1 curtida

Uma última dúvida, no futuro, caso eu precise formatar o sistema, como faço para manter a minha pasta home no HDD e reformatar apenas o SSD e suas respectivas partições?