Eu instalei o i3wm no linux mint LMDE mas não consigo modificar o brilho ou volume pelos atalhos do meu teclado (Fn + Setinhas, ou tecla de aumentar volume no teclado usb). Eu procurei na internet mas não entendi como faço pra habilitar elas.
Tópico com a mesma dúvida:
O i3 isolado é só um Window Manager, a única preocupação dele é exibir as janelas e meio que cabe a você “adicionar” o resto (seja configurando o i3, seja usando outro programa). Várias funções básicas assim vão estar faltando.
Instale o pacote acpilight no sistema, depois disso aberta o arquivo config presente no diretório /home/Seu usuário/.config/i3/config
e adicione essas linhas:
bindsym XF86AudioRaiseVolume exec --no-startup-id pactl set-sink-volume 0 +5% #increase sound volume
bindsym XF86AudioLowerVolume exec --no-startup-id pactl set-sink-volume 0 -5% #decrease sound volume
bindsym XF86AudioMute exec --no-startup-id pactl set-sink-mute 0 toggle # mute sound
bindsym XF86MonBrightnessUp exec xbacklight -inc 20 # increase screen brightness
bindsym XF86MonBrightnessDown exec xbacklight -dec 20 # decrease screen brightness
Salve ereinicie o i3
Percebi isso kkk
Mas não tem uma maneira mais simples de fazer isso? Porque eu tenho o cinnamon já aqui, e tudo funciona direitinho nele, não da pra usar as coisas dele no i3?
“Dar” dá, mas é algo que nem os desenvolvedores do Cinnamon nem os desenvolvedores do i3 projetaram para acontecer (tanto que o i3 nem tem a opção --replace
, que permitiria você carregar o Cinnamon e simplesmente carregar o i3wm em cima dele).
Talvez tenha mais sorte “reciclando” o XFCE, que é mais modular (como eu tive antes de perceber que WM pura não é pra mim - tava só carregando módulo de DE para fugir de configurar as coisas, porque não instalar logo a DE toda?).
Se quiser apenas o estilo de gerenciamento de janelas do i3 no Cinnamon (criando quadrados automaticamente), tem extensões tiling que vão fazer isso (na época que eu usava o Cinnamon, tinha uma chamada gTile).
O que eu quero mesmo é uma coisa super leve mas funcional. Não fico só com o cinnamon porque ele é mais pesado (xfce é mais leve,mas trava até pra abrir o menu dai não adianta).
btw o volume funcinou direitinho, mas o brilho só muda se eu rodar o comando com sudo (“sudo light -U 5”), então mesmo colocando assim no arquivo de configuração não acontece nada. Tentei com o xrandr mas só consegui setar um valor fixo.
Eu também não consigo instalar pacotes .deb (fora do terminal) por “falta de permissão”, então se eu conseguir essa permissão o light funcionaria com sudo pelo atalho?
Pro light funcionar sem root você tem que se adicionar ao grupo video
:
Se continuar não funcionando, tem a outra opção com função parecida, brightnessctl
(que ao menos aqui no Arch funciona sem eu estar no grupo video
):
brightnessctl s 5%+ # Aumentar o brilho em 5%
brightnessctl s 5%- # Diminuir o brilho em 5%
Eu não entendo de base Debian o suficiente para resolver essa parte.