[RESOLVIDO] Mudar o /home para uma nova partição sem reinstalar o sistema é possível?

Boa noite pessoal.

Uma pequena introdução:
Comecei a usar o Ubuntu 18.10 como meu sistema principal (sem dual boot, só o Ubuntu mesmo! :grin:). Já usei Ubuntu a muito tempo atrás, a 7.04 e 7.10, mas sempre em paralelo com o Windows. Na época faltou coragem pra abandonar o Windows de vez. Mas sempre gostei de Linux, lendo algo aqui e ali, e descobri o canal do Diolinux e acabei me empolgando de novo para usar o pinguim. Vi vários vídeos sobre diversas distribuições e gostei da abordagem aberta, sem aquele ódio de muitos pelo Windows. Devo dizer que daquela época pra cá muita coisa mudou e pra melhor. Estou com o Ubuntu 18.10, GNOME, instalado e redondo na minha máquina e instalei para a esposa o Linux Mint 19.01 MATE (note antigo).

Mesmo já tendo usado lá atrás o Ubuntu, me considero um iniciante, então eis minha dúvida:
Vi em alguns vídeos e artigos sobre durante a instalação colocar o /home em uma partição separada. Daí se desejar mudar de distro, basta formatar a partição onde está instalada a raiz do sistema (/) que minhas coisas no /home não serão perdidas. Acontece que na minha ânsia de usar o Ubuntu na minha máquina logo, eu instalei o Ubuntu no meu SSD de 120 GB e queria saber se é possível quando meu adaptador CADDY chegar eu transferir meu /home que está no SSD para o HD que colocarei no CADDY sem precisar reinstalar todo o sistema?

Desde já agradeço a atenção e ajuda.
E parabéns ao @Dio , @CanalOCaraDoTI2 , HenriqueAD e os demais envolvidos tanto aqui no fórum, site, Youtube e Lives. Continuem com este excelente trabalho!

1 curtida

Bom dia @leojunior,

O tópico abaixo pode te ser útil.

2 curtidas

Excelente @tnsampa! Exatamente isso que preciso. Agora é aguardar o Caddy chegar pra executar o procedimento!

Valeu!

1 curtida