Moçada, mudar o DNS tem feito direrença pra vocês?. Qual seria o mais rápido ?
Não. Teoricamente mudar o DNS encurta em algumas frações de segundo o tempo para estabelecer conexões em jogos online, mas depois que você obtém o IP numérico do servidor e a conexão é estabelecida, ele não entra mais em cena.
DNS do Google, Cloudflare, OpenDNS, já usei todos, mas nunca vi diferença na performance do computador. Vejo o da Cloudflare sendo elogiado como o mais rápido, mas nunca fiz benchmark no meu PC (até porque, assim como muitas distros, tenho um servidor DNS local que faz “cache”, afetando os resultados).
O DNS só resolve os nomes de domínio para endereços IP. Tipo, há uma diferença entre o tempo de resolução de domínio entre diferentes servidores DNS, mas só na resolução. A conexão entre o teu dispositivo e os servidores continua acontecendo da mesma forma.
Há outras razões para mudar DNS, tipo, dificultar o rastreamento por parte do teu provedor de internet, evitar envenenamento de DNS etc. Sempre que possível, se for usar DNS público, usa DNS criptografado e não em texto claro. DNS over HTTPS ou DNS over TLS.
Não é mais assim.
O DNS só faz o que tem que fazer que é traduzir nomes em ip. Porém, o mundo hoje é dos cdns e quem te manda para o cdn mais próximo de vc são as consultas do dns. Isso mesmo.
Então influencia sim. O BGP evoluiu e com ele evolui a engenharia de tráfego.
vc ainda usa o dnsmasq? poderia me explicar melhor como funciona, tem que ser linux pra usar? preciso ter um PC ligado 24h para isso?
eu uso windows, mas gostaria de aprender sobre. atualmente uso DNS cloudflare e é bem rápido aqui em casa.
O Windows já tem cache DNS como parte nativa do sistema operacional. Está listado no services.msc
, se eu não me engano.
O uso mais comum do dnsmasq é igual ao cache de DNS do Windows. É um programa iniciado junto do sistema, e você configura para o seu computador agir como o DNS dele mesmo.
Não faz muito sentido manter um PC ligado 24h por dia com um dnsmasq para toda sua rede doméstica quando ele é bem leve e a maioria das distros “normais” vêm com ele pré-configurado.