Mudar nome de device

Existe alguma maneira de eu mudar o nome de um device de disco, como sda1 -> sda2?

Grato

Marcus

Sim, mas não sei qual seria a utilidade porque os números (como no exemplo /dev/sda1 e /dev/sda2) é a identificação das partições do hd (no exemplo a primeira e a segunda e se houvesse uma terceira /dev/sda3 e assim sucessivamente), mas como faço para fazer a primeira partição do HD se torne a segunda?
Simples é só criar uma partição “antes” da atual /dev/sda1 e fazer o sistema ordená-lo (eu uso o cfdisk para isso), mas como geralmente a partição /dev/sda1 ou /dev/sda2 é a da raiz / (no meu caso por usar GPT/BIOS a primeira partição é uma partição com a flag BIOS GRUB sem sistema de arquivos e sem ela não inicia o sistema mas em MBR/BIOS não precisa e em UEFI/GPT seria uma partição FAT32 com a flag EFI),
e como a partição montada não seria possível diminuir a primeira partição (no caso os primeiras GBs do HD), teria que fazer com o sistema desmontado usando outra distro Linux no mesmo HD ou em uma LiveCD.

1 Curtida

Te agradeço pela ajuda. Perguntei isto porque em uma máquina o swap está em sda1 e o raiz em sda2. Geralmente eu deixo o swap como sda3. O home está em sda2.

1 Curtida

Poste um print do esquema de partição do seu Gparted

Eu não estou nesta máquina agora mas o que eu gostaria de fazer é deletar a partição sda1(swap), aumentar a sda2(raiz) neste espaço, diminuir a sda3 (home) para criar o swap. Isto funciona? Vou mandar o print.

O que eu vejo é que o swap está no final mas ainda está como sda1. Tem como mudar?

1 Curtida

Sim funciona, mas primeiro vai ter que excluir a partição swap atual e depois o abrir o terminal e digitar esse comando:

sudo cfdisk /dev/sda

Solicite sua senha de usuário e procure e escolhe a opção Sort e depois selecione a opção Write, o utilitário vai se fechar agora ainda no terminal atualize o grub:

sudo update-grub

Espera que a atualização seja concluida.

Agora edite o arquivo /etc/fstab (pelo próprio terminal)

sudo nano /etc/fstab

E procure por uma linha semelhante á essa

UUID=“IdDaSuaSwapAntiga” none swap sw 0 0

E deixe assim

# UUID=“IdDaSuaSwapAntiga” none swap sw 0 0

Salve o arquivo e reboot o sistema

Depois é que eu vi que há a opção sort. Fiz o sort com as partições desmontadas e dei write mas perdi o grub.

Como havia feito a atualização há poucos dias dei um upgrade. Está agora ok. Agora eu sei que tenho que usar o update-grub. No openSUSE há update-bootloader.

Grato mais uma vez.

1 Curtida