Mudar diretório de instalação de programas

Pode ser uma dúvida boba mas no linux não fica claro, uso o sistema em um SSD com pouca capacidade, feito só para rodar o sistema mesmo, então quando vou instalar programas sempre coloco em outro HD, dito isso quando se vai instalar algo no linux .deb da vida o instalador não deixa alterar o diretório padrão, quero saber como faz para alterar e se existe um método tão simplificado igual ao do windows que quase todos os aplicativos sempre deixam você escolher o local já na instalação.

1 curtida

O Linux possui uma estrutura padronizada para instalação de aplicações, não é possível alterá-la.

Os arquivos são divididos entre diversos diretórios, como /etc, /lib e /usr/bin, arquivos de configuração normalmente ficam no diretório home.

1 curtida

Olha, o que eu te recomendo fazer é instalar a home no Hd e deixar o / (raiz) no SSD.

1 curtida

putz, então é um problema bem grande se não tiver jeito.

todos os app quando são instalados vão pra pasta home?

Não, só arquivos de configuração, são arquivos texto bem pequenos.

Qual o problema de ter os aplicativos instalados no SSD? O Linux e seus aplicativos ocupam bem menos espaço que o Windows, por menor que seja o SSD, não vejo problema. Tenho um SSD de 120GB e é mais que suficiente, normalmente tem mais da metade de espaço livre.

2 curtidas

No home ficam os arquivos de configuração e todos os seus documentos, fotos, filmes, musicas, downloads etc. e, como @anon48453804 disse, o programas do linux ocupam menos espaço que o windows. Mesmo um pequeno SSD deve funcionar com boa folga. tenho trocentos programas instalados no meu pc e acho que não ocupam 60GB do HD.

foto, filme, músicas e downloads eu posso escolher onde salvar e mover a hora que eu quiser, mas algo como o steam deve ser complicado, se bem que eu acho que dá pra mudar o diretório que o steam instala as coisas pelo aplicativo.

O Steam é independente do resto do sistema, você pode mudar o local da instalação dos jogos pelo próprio programa. E diferentemente de aplicações do sistema, o Steam salva os jogos no diretório home, então outra opção seria colocar o diretório home no HD.

isso já ajuda bastante, o steam deve ser o que ocupa mais espaço aqui, mas como to com o linux dual boot com windows no SSD melhor eu não sair instalando muita coisa que não dê pra mudar de diretório depois.

Na hora da instalar com steam vc pode escolher onde, mas num hd normal o jogo ñ teria a velocidade q teria no ssd, seria escolher jogo a jogo.

A pasta /home estando fora, talvez a /opt tb dependendo do uso q faça dela, já resolve o problema de espaço, desde q vc costume guardar arquivos grandes na /home, eu tenho uma partição de dados pra compartilhar com win em dualboot, ela tb é separada.

ah sim mas um HDD de 5900RPM + já é de boa para mim rodar os jogos, o lance parece ser mudar a home de lugar mesmo, o wine também eu vi que tem como alterar onde ele salva os arquivos, ele deve baixar um bocado de coisa nos drivers virtuais.

Pra muitos jogos é interessante estar no ssd, pra maioria ñ faz muita diferença dependendo da config do hardware, aí depende dos jogos q vc tem e do desempenho q deseja.

O wine depende da qtdade de apps win q vc instala, eu ñ uso tanto, pra mim ñ mudaria muita coisa.

1 curtida

Se você for criar uma partição home separada no HD é bom manter em mente que ela deverá ser EXT4, e que por conta disso você não vai poder compartilhar jogos com o Windows. O mesmo vale se você quiser apenas instalar os jogos no HD, o Steam do Linux não lida bem com NTFS.

Tu pode instalar flatpak’s na sua home se quiser, creio que o ideal para ssd pequeno é ter o / no SSD e a /home em HD (é o que faço)
Mais informações - YouTube

Sobre .deb’s creio que vai ser mais complicado…

1 curtida

eu percebi isso mas por sorte foi na hora que tava testando o wine, futuramente eu vou arranjar um HD e formatar em EXT4 somente para o linux se eu acabar preferindo o sistema.

1 curtida

opa vlw pelo tutorial, pelo que vi o mais correto a se fazer é a /home no HD mesmo.

1 curtida