Mudar diretório de instalação de programas

linux-mint

Pode ser uma dúvida boba mas no linux não fica claro, uso o sistema em um SSD com pouca capacidade, feito só para rodar o sistema mesmo, então quando vou instalar programas sempre coloco em outro HD, dito isso quando se vai instalar algo no linux .deb da vida o instalador não deixa alterar o diretório padrão, quero saber como faz para alterar e se existe um método tão simplificado igual ao do windows que quase todos os aplicativos sempre deixam você escolher o local já na instalação.

0 Likes

Linux no SSD, programas e arquivos no HD

O Linux possui uma estrutura padronizada para instalação de aplicações, não é possível alterá-la.

Os arquivos são divididos entre diversos diretórios, como /etc, /lib e /usr/bin, arquivos de configuração normalmente ficam no diretório home.

0 Likes

Olha, o que eu te recomendo fazer é instalar a home no Hd e deixar o / (raiz) no SSD.

0 Likes

putz, então é um problema bem grande se não tiver jeito.

0 Likes

todos os app quando são instalados vão pra pasta home?

0 Likes

Não, só arquivos de configuração, são arquivos texto bem pequenos.

Qual o problema de ter os aplicativos instalados no SSD? O Linux e seus aplicativos ocupam bem menos espaço que o Windows, por menor que seja o SSD, não vejo problema. Tenho um SSD de 120GB e é mais que suficiente, normalmente tem mais da metade de espaço livre.

1 Like

No home ficam os arquivos de configuração e todos os seus documentos, fotos, filmes, musicas, downloads etc. e, como @drakofrost disse, o programas do linux ocupam menos espaço que o windows. Mesmo um pequeno SSD deve funcionar com boa folga. tenho trocentos programas instalados no meu pc e acho que não ocupam 60GB do HD.

0 Likes

foto, filme, músicas e downloads eu posso escolher onde salvar e mover a hora que eu quiser, mas algo como o steam deve ser complicado, se bem que eu acho que dá pra mudar o diretório que o steam instala as coisas pelo aplicativo.

0 Likes

O Steam é independente do resto do sistema, você pode mudar o local da instalação dos jogos pelo próprio programa. E diferentemente de aplicações do sistema, o Steam salva os jogos no diretório home, então outra opção seria colocar o diretório home no HD.

0 Likes

isso já ajuda bastante, o steam deve ser o que ocupa mais espaço aqui, mas como to com o linux dual boot com windows no SSD melhor eu não sair instalando muita coisa que não dê pra mudar de diretório depois.

0 Likes

Na hora da instalar com steam vc pode escolher onde, mas num hd normal o jogo ñ teria a velocidade q teria no ssd, seria escolher jogo a jogo.

A pasta /home estando fora, talvez a /opt tb dependendo do uso q faça dela, já resolve o problema de espaço, desde q vc costume guardar arquivos grandes na /home, eu tenho uma partição de dados pra compartilhar com win em dualboot, ela tb é separada.

0 Likes

ah sim mas um HDD de 5900RPM + já é de boa para mim rodar os jogos, o lance parece ser mudar a home de lugar mesmo, o wine também eu vi que tem como alterar onde ele salva os arquivos, ele deve baixar um bocado de coisa nos drivers virtuais.

0 Likes

Pra muitos jogos é interessante estar no ssd, pra maioria ñ faz muita diferença dependendo da config do hardware, aí depende dos jogos q vc tem e do desempenho q deseja.

O wine depende da qtdade de apps win q vc instala, eu ñ uso tanto, pra mim ñ mudaria muita coisa.

0 Likes

Se você for criar uma partição home separada no HD é bom manter em mente que ela deverá ser EXT4, e que por conta disso você não vai poder compartilhar jogos com o Windows. O mesmo vale se você quiser apenas instalar os jogos no HD, o Steam do Linux não lida bem com NTFS.

0 Likes

Tu pode instalar flatpak’s na sua home se quiser, creio que o ideal para ssd pequeno é ter o / no SSD e a /home em HD (é o que faço)
Mais informações https://youtu.be/lrEF8aYUgt8

Sobre .deb’s creio que vai ser mais complicado…

0 Likes

eu percebi isso mas por sorte foi na hora que tava testando o wine, futuramente eu vou arranjar um HD e formatar em EXT4 somente para o linux se eu acabar preferindo o sistema.

0 Likes

opa vlw pelo tutorial, pelo que vi o mais correto a se fazer é a /home no HD mesmo.

0 Likes