Boa tarde a todos!! Sou um usuário de longa data do xfce ( 2014 ) porém estou com um pc sobrando e vou usar ele pra testes e afins. Queria começar testando um gnome nele pra ver se o workflow é melhor que no xfce, alguém poderia me aconselhar uma distro interessante com o gnome ? Atualmente estou testado o Debian.
Para uma experiência mais pura do gnome e utilizar ele como os desenvolvedores querem que vc utilize é o Fedora.
Caso queira uma base ubuntu com menos personalizações que o próprio ubuntu eu recomento o Pop, estou utilizando e é show.
Eu gosto do Ubuntu, a 19.10 veio com bastante melhoras de performance e o repositório é relativamente mais atualizado do que o normal. Mesmo se você quiser usar o Gnome puro e começar do zero, é só instalar o gnome-session e logar nela. Outra escolha seria o Fedora que cada vez mais tem ganhado novidades bacanas, principalmente pra devs, então é um prato cheio. Só o gerenciador de pacotes dele que é meio chatinho de se acostumar, mas não é nada difícil.
Para que sua experiência não seja frustrante, evite utilizar o gnome-shell em uma máquina sem hardware suficiente. Estou vendo que é um usuário do XFCE, logo a princípio o fluxo de trabalho é totalmente diferente, tente se adaptar e provavelmente jamais voltará utilizar um ambiente de trabalho tradicional.
Apesar de utilizar algumas extensões as vezes (digo dash to dock e workspaces to dock), o fluxo de trabalho do gnome-shell é bem tranquilo sem extensão alguma, só utilizo estas pois me deixa o panorama de atividades com acesso fácil para movimentar janelas entre espaços de trabalho.
Mano, sério isso? pois a sintaxe de comandos é praticamente a mesma, e normalmente o dnf lida melhor com dependências que outros gerenciadores de pacote (o zypper faz a mesma coisa pois utiliza libsolv e rpm), isto é devido a recursos do formato rpm, é bem mais difícil você quebrar o sistema, pois com o recurso de caminho completo do rpm você recupera arquivos e bilbiotecas removidas rapidinho.
PS: caso queira ficar na zona de conforto utilize o ALT, assim você terá o APT-RPM e o synaptic.
Eu quis dizer que pra quem vem do Ubuntu, acostumar-se com outro gerenciador de pacote, seja qual for, é ‘chatinho’, e ainda acrescentei que não é nada difícil. Não sei porquê alguém se ofenderia com isso.
@anon98068247 tranquilo man, mas o pessoal se assusta com o DNF achando que é um bicho de 7 cabeças, mas ele é até mais simples de utilizar que o apt (isto é minha opinião).
Já tentei lá em 2015 usar fedora e não curti, no caso foi o xfce. Porém vou dar uma chance pro fedora e o pop.
To usando o debian tem 1 semana @anon58028541 não curti muito e curti, meio que cai em um limbo tênue entre gostar e não gostar KKKKKK. Vou testar o pop e depois o fedora e admito a saudade do xfce é grande…
Cara o dnf nessa época era uma porcaria , talvez por isto o pessoal ainda ache que é a mesma coisa, pois foi na época da transição do yum para o dnf, hoje para você quebrar com um upgrade é muito difícil, eu utilizo muito a linha de comando, porém quando preciso utilizo também o gnome-packagekit pois a gnome-software não lida com programas em modo texto e bibliotecas.
Hummm pode ser esse o alicerce de todo o prolema. Tendo em vista isso vou até dar uma fuçada no fedora xfce de novo, não custa nada tentar hahaha.