Mudando de distro sem parar

Alguém tem alguma dica pra me ajudar a parar de mudar de distro, Sei que tem um nome pra isso mas n lembro.
Tenho que parar de formatar o notebook.
Eu ja formatei o notebook varias vezes, toda vez que vejo algum vídeo de alguma distro em algum canal do youtube não aguento a vontade que me dar de trocar de distro ai acabo formatando o notebook .
No meu notebook uso um hd, já comecei a me perguntar como esta a integridade do meu hd…
já usei as seguintes distros,
1- Peppermint os
2- Bodhi linux
3- Linux lite
4- Lubuntu
5- Xubuntu
6- Linux Mint Xfce
7- Linux Mint Mate
8- Manjaro Xfce
9- Fedora Xfce
10- Ubuntu Mate (estou usando essa)
Eu ainda não tenho nem dois meses usando linux.

2 curtidas

Distro-Hopping

Multiboot, como o amigo aqui do fórum faz @frc_kde

1 curtida

ja tentei usar Multiboot, mas acabei perdendo muitos arquivos… me atrapalho com o particionamento do HD

Mude a pergunta, ao invés de se perguntar sobre a integridade do disco, se pergunte o porque das mudanças o que te faz ficar trocando, o que está em busca, até porque das 10 distros à qual se referiu 8 delas são Ubuntu, com algumas alterações, principalmente os ambientes, avalie isso… Talvez uma abordagem seria instalar o Ubuntu normal, e alternar entre as interfaces que se baseiam as distros citadas, como Enlightenment, XFCE, LXDE e o Mate…

How to Stop Distro-Hopping

5 curtidas

Báh, tu instalou mais distros em dois meses do que eu em dois anos e meio. :joy:

Essa vontade de ficar experimentando distribuições diferentes passou depois de eu perceber que eram todas iguais. Quero dizer, elas tem suas particularidades, mas, quais são as interfaces que você provavelmente vai encontrar?

1. GNOME;
  2. KDE Plasma;
  3. MATE;
  4. XFCE;
  5. Algumas outras…

Um dos motivos de eu ter instalado o Arch foi ter a possibilidade de experimentar qualquer uma dessas interfaces sem ter que reinstalar o sistema por completo todas as vezes, e foi um desafio muito legal para o meu nível na época. Tentei fazer isso no Ubuntu, mas ele sempre acabava quebrando por causa dos meus erros nesse processo.

Talvez você possa tentar algo assim e ver como se sai, ou estudar a maneira de customizar a interface que escolheu para deixá-la como aquela do vídeo.

Acredito que ocupar o seu tempo realizando outras tarefas também pode ajudar, algo que mude o seu foco. A ideia aqui é que se eu preciso do computador para cumprir minha agenda de trabalho ou estudos, não posso gastar tempo instalando e configurando outras distribuições.

Boa sorte!

1 curtida

O artigo é interessante, mas fiquei curioso com o link lá no final, e encontrei uma “mina” de ótimos artigos sobre questões básicas:

Olá @jonas_Hollow, tudo bem contigo?

Não conheço nenhum usuário de Linux que não teve uma fase de saltador de distribuições. Geralmente isso passa depois de algum tempo, assim que você começar a identificar as coisas que te agradam em um sistema, ficar reinstalando vai perder a graça.

Minha sugestão é utilizar máquinas virtuais ou um pendrive com ventoy, assim, você pode continuar testando várias distros sem comprometer sua máquina principal.

https://plus.diolinux.com.br/t/vamos-fundar-o-sda-saltadores-de-distribuicoes-anonimos

:vulcan_salute:

4 curtidas

Felizmente ou infelismente isso é normal, nós sempre queremos ver as novidades, meu conselho é usar máquina virtual para conhecer as distros e ver todas as novidades, na maioria das vezes vc acaba percebendo que não vale a pena a troca, mais quando achar que vale, aí sim vá em frente.

1 curtida

Fala meu amigo, tudo bem? É o seguinte, passei por isso há muitos anos atrás, mas com o tempo comecei a me estabelecer e seguir uma coisa que vi hoje no canal “linux experiment” de parar de olhar as distros por nome, e olhar o desktop enviroment (Plasma, Gnome, Xfce, etc). Costumava usar distros com gnome, mas acabei migrando pro plasma, que eu já estava namorando há algum tempo. E me estabeleci, gostei do jeito que ficou o sistema e não vejo mais motivos pra mudar.

Print do sistema:

Vi que você tem uma preferência por leveza. Principalmente pelo Xfce. Então busca uma que tu ache bonita e se estabeleça nela, não fique pesquisando outras, qualquer coisa use máquinas virtuais.

2 curtidas

Essa é uma fase. Ainda me pego mudando hoje. Mas eu tenho um motivo. Gosto de aprender sobre as diferentes distros (seus ambientes e gerenciadores de pacotes e por aí vai). Aprendi muito, quebrei muitos sistemas, mas de uns dias para cá uso a máquina virtual (sugiro o gnome boxes que é mais fácil de lidar) para testar. Parei no Fedora 36 KDE. Gosto muito dessa distro e é mais estável para o meu hardware. O ventoy também é uma boa dica. Nele você tem várias distros e pode experimentar (sem instalar) num pendrive. Esse passeio é normal para você encontrar a distro que está procurando. Uma fase necessária, na minha opinião. Mas tente seguir as excelentes dicas já enumeradas por aqui. O pessoal acolhe bastante nesse fórum e traz ótimas dicas para aprender. Fico, no meu tempo livre, lendo postagens do fórum e tenho aprendido muito! Sigamos no mundo linux!!!

3 curtidas

Normal kkkk

Embora eu tenha experimentado poucas distros (meu foco era mais na personalização), normalmente eu trocava de sistema porque sempre estava em busca da melhor interface possível, da melhor performance. Até perceber que o problema não era o sistema ou a interface, mas sim o usuário - no caso, eu.

O que faltava era explorar o máximo do potencial do sistema, descobrir as melhores ferramentas que já existiam nele e, principalmente, o melhor jeito de utilizá-lo. Em um sistema com Gnome, por exemplo, eu sinto que a melhor forma de usá-lo é através de teclas de atalhos na maior parte do tempo. E uma vez que vc percebe como o sistema foi moldado para ser usado, ele passa a ficar melhor.

Hj utilizo o Ubuntu com Gnome e tenho poucas personalizações extras e extensões instaladas e, a melhor experiência até agora.

Minha dica é vc escolher uma só, explorar suas funcionalidades ao maximo e reduzir um pouco o consumo de vídeos de reviews de distro rs.

7 curtidas

vou tentar usar maquinas virtuais para testar as distros

Estou começando a estudar… espero que isso me faça parar

HD não tem tempo de vida útil estimado, se nada de absurdo acontecer pode durar ate mais que a sua vida estimada.

Gostei bastante do ubuntu mate vou tentar ficar usando essa distro

O pior e que não preciso nem pesquisar, assim que entro n youtube tudo que aparece e sobre linux, e a maior parte dos videos e sobre distros que eu ainda não vi…
E sempre colocam uns titulos que me fazam querer testar “linux para pc fraco”

1 curtida

Meu “conselho” eh se guiar por 3 fatores:

1 - ambiente de desktop
2 - modelo de lançamento
3 - disponibilidade e instalação de programas/drivers

1. escolha qual ambiente te torna mais produtivo e te da menos problemas, se gnome, KDE Plasma, xfce… E fique nele. Só pense em mudar quando(se) descobrir algo que o torne inutilizável por algum motivo

2. se eh lançamento fixo ou Rolling… os dois modelos tem seus prós e contras. Escolha um e fique

3. no fim isso eh o que realmente importa. Escolha um sistema onde vc instale tudo e fique em paz. Um sistema q te permita estudar, trabalhar, jogar e não te perturbe. Esse eh o foco. O sistema operacional eh o que vc faz a partir dele.

Eu mesmo prefiro debian mas por umas peculiaridades estou no Ubuntu e não fico nessa doideira de querer mudar. Se for conveniente eu mudo mas por enquanto não vale o tempo gasto

4 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.