Mudanças no visual do Fórum!

Oi pessoal, estamos testando alguns novos recursos no fórum, um deles muda um pouco o visual padrão do site, o que sempre causa um impacto, mas pode ficar tranquilo, tudo é customizável.

Sidebar

A primeira e principal novidade é uma sidebar, que você certamente notará do lado esquerdo do fórum, ela agrupa as categorias principais, algumas tags e atalhos para funções rápidas.

Isso permite que possamos criar uma única lista na coluna direita, mostrando os artigos novos no site desde a sua última visita.

A sidebar pode ser customizada nas configurações do seu usuário, e você pode adicionar categorias ou subcategorias que te interessarem mais, assim como tags, dessa forma o conteúdo que você acessa ou quer acessar com maior agilidade pode ser customizado.

Mudança nas opções abaixo da sua foto de perfil

Anteriormente esse menu exibia atalhos para configurações de uma forma diferente, basicamente temos as mesmas funcionalidades de antes, porém, com uma organização diferente.

A principal diferença é que ainda não temos um acesso rápido por ali para alterar entre o modo escuro e claro do site, porém, essa função ainda existe e pode ser configurada nas opções do seu usuário, na sessão interface.

Abaixo da sessão de interface, você encontra as configurações da sidebar para o seu usuário, inclusive.

O seu feedback

De tempos em tempos é interessante modificar e aprimorar as coisas, e claro, é possível que algumas pessoas adorem, enquanto outras, acostumadas com o modelo antigo se sintam desconfortáveis à primeira vista. De toda forma, fique à vontade para compartilhar os seus pensamentos quanto a isso, vamos gostar de ouvir o que você tem a dizer.

Vale dizer que para aqueles que gostavam mais do visual anterior, a barra lateral nova é colapsável através do menu hambúrguer, e a visualização de categorias que aparecia anteriormente na home, ainda está disponível, basta clicar em “Categorias” no menu superior. :heart_decoration:

Aproveitem o Diolinux Plus!

13 curtidas

Gostava mais da organização antiga. Esse esquema de linhas pequenas para cada tópico ficou difícil de “bater o olho” e identificar um tópico interessante de ler. Aqui vão meus vinte centavos

7 curtidas

Obrigado pelo feedback, estamos em um período de experimentação, para voltar a ver as categorias como antes, basta clicar em “categorias”

5 curtidas

Também é possível ajustar a visualização padrão, alterando as preferências do usuário.
Mudar isso não vai “esconder a barra lateral”, apenas vai exibir o conteúdo escolhido na área principal.

image

:vulcan_salute:

6 curtidas

Bem observado, o fórum tem um visual totalmente customizável de forma individual. É quase igual o KDE, cada um pode ter o seu haha

6 curtidas

:wave:t2:

Eu achei mais interessante, pois preencheu os espaços vazios das laterais.
Também achei interessante o novo modo do Menú de Perfil, lembra mais o menú de alguma DE que não me lembro qual o nome, XFCE talvez :thinking:? Na minha opinião, ficou até com mais cara de Linux :innocent:.

Sugestão, se o menú lateral puder ficar full black, ou tiver a opção…

Acima umas fotos no modo dark.
Eu gostei do novos implementos :smile: :pray:t2:

:vulcan_salute:t2:

4 curtidas

Essa barra com as opções ao clicar na foto de perfil ficou ótima. Posso estar enganado, mas ela não tinha todas essas opções disponíveis.

Gostei do painel lateral, mas senti falta da possibilidade de dimensionar o tamanho. No momento da leitura de algum tópico gostaria de diminuir a largura da sidebar, por exemplo.

2 curtidas

Realmente estranhei um pouco a sidebar, mas tudo é questão de hábito. Sobre o menu do perfil, gostei demais! Ficou mais funcional. Parabéns! E como tudo tem a possibilidade de customização, igual ao KDE, aí é que gosto mesmo! Considerando que sou um adepto do KDE, posso dizer que a iniciativa é boa! Parabéns pela preocupação constante com quem faz uso do fórum! Mais uma coisinha: achei que as categorias ficaram mais visíveis!

3 curtidas

Então, galera, eu acho que seria mais justo se utilizássemos durante um tempo desse jeito para acostumar e tirar as conclusões se gostou ou não.

De cara posso dizer que gostei da barra lateral, por causa dos itens disponíveis, me lembra um pouco os canais do Discord.

6 curtidas

Não sei exatamente se compete esta minha observação, à este tópico mas notei que no modo escuro, o rodapé customizado, não é alterado ficando no modo claro, como podem ver abaixo.

Ao adicionar simplesmente algumas variáveis css este comportamento é “corrigido” ficando como abaixo.

3 curtidas

Via celular terá mudanças também?

Editado:

Já vi que já teve.

Foi adicionado categorias e etiquetas no menu

Uma das primeiras coisas que notei foi que as cores das categorias nos tópicos estão mais vibrantes.

image

Achei bem desnecessária a mudança. Faz a minha atenção dos títulos dos tópicos desviar para as cores das categorias.

Edit: Parece que reverteram :smiley:

Obrigado!

1 curtida

gostei do negocinho de por status
image

2 curtidas

já não tem mais essa opção

Olá @Jr80, tudo bem contigo?

Eu tirei os prints após a atualização e as opções aparecem aqui normalmente.

Até conferi agora novamente. Não estão aparecendo para você?

:wave:t2:

Novo mecanismo de login? Sensacional, agora ninguém mais vai esquecer a senha!

Se for isso, só precisaria dar uma refinada na frase “Você não pode entrar como __ a partir deste endereço de IP”, poderia ser “A senha não será mais suportada, clique aqui para me enviar um email com o link de login”. Sugestão, talvez com o tempo, retirar o botão Entrar e substituir a caixa de senha com um botão Obter Acesso.

E além desta nova feature, ahora as laterais e o rodapé estão padronizados com o modo Dark. Ficou sensacional! @null :smile:

Excelentes mudanças! Muito obrigado pelo trabalho e esforço equipe Diolinux :pray:t2:

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Aqui este comportamento ainda persiste… :upside_down_face:

Mas deixando isso de lado, poderiam deixar os temas de forma automática sendo definida através do dispositivo acessado, no caso de visitantes, já que agora somente usuários logados tem a opção de alterar os temas…

1 curtida

Na verdade, isso é um bug que ocorre porque as operadoras de internet agregam as conexões de vários usuários sob um mesmo IP. Geralmente, limpar o cache ou recarregar a página resolve.

Sobre as sugestões de alteração das mensagens, é algo para se avaliar, já que estas mensagens são as que vem por padrão na plataforma Discourse.

2 curtidas

Vai parecer pequeno comparado as outras análises feitas aqui, mas eu gostei do fato de a nova sidebar dar acesso rápido aos seus rascunhos. No layout anterior, era preciso entrar em áreas específicas do perfil.

Acabei achando um cemitério de postagens semi-finalizadas na minha conta.

5 curtidas