Mudanças na tesouraria do Manjaro

https://forum.manjaro.org/t/change-of-treasurer-for-manjaro-community-funds/154888

Olá a todos.

As doações da comunidade manjaro são atualmente realizadas pela OpenCollective e CommunityBridge comigo atuando como tesoureiro desde a mudança da conta bancária pessoal de Phil como alvo de doações (e que por sua vez devido ao anúncio da empresa).

Há uma despesa por escrito

Política

que visa garantir que os fundos sejam usados adequadamente para beneficiar a comunidade - por exemplo, hospedagem de servidores, hardware de desenvolvimento e software, etc.

A política escrita é discutir despesas antes da compra e, assim, garantir que o melhor negócio possa ser encontrado. Foram apresentadas despesas menores que seguiram essa política.

Despesas recentes foram apresentadas contra os fundos da comunidade após a aprovação apenas de Phil com a expectativa de que eu os acenaria. A política foi reiterada e acordada pelos membros da equipe.

Outra despesa foi apresentada hoje para um laptop de €2.000 com discussão entre apenas Phil e a pessoa que quer o laptop.

Isto foi rejeitado, pois a política não tinha sido seguida, e eu perguntei a despesa. Outras despesas discutidas privadamente também vieram à tona.

Phil estava infeliz com a rejeição e as perguntas adicionais sobre como os fundos comunitários seriam usados. Como consequência, não sou mais tesoureiro, deixando Phil no controle de todos os fundos mais uma vez. Phil está agora em posição de usar fundos comunitários como ele acha adequado, a fim de mover o projeto da comunidade na mesma direção que sua empresa.

Eu ainda estarei flutuando ao redor do fórum mas neste momento Manjaro não parece mais tão amigável.

Trilhas felizes um e todos.

Postado cruzado:
https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?pid=1917055#p1917055 Ido
https://www.reddit.com/r/ManjaroLinux/comments/hwo33h/change_of_treasurer_for_manjaro_community_funds/

Pequena atualização 24 de julho de 2020 (Abidjan) :

Além disso, meu endereço de e-mail @manjaro.org foi desativado e o acesso a outros sistemas foi removido.

8 Curtidas

1 - A página do fórum oficial postada aqui não existe mais, foi apagada;

2 - Porque ninguém se manifestou aqui com algum comentário?

3 - Não achei nada no Google sobre essa polêmica, nem em redes sociais, nem em grupo do Telegram, porque?

1 Curtida

Ainda tem no Reddit, que está no final da notícia.

Isso repercutiu mais lá fora, por aqui não vi tanto. Mas até hoje, sempre que vejo alguma recomendação de distro para alguém e o Manjaro é mencionado, esse tipo de polêmica é levantada.

Sobre o Google, basta pesquisar por “Manjaro Treasurer”.

2 Curtidas

Aqui o tópico original, ele foi arquivado: Change of treasurer for Manjaro community funds - General Discussion - Manjaro Linux Forum

2 Curtidas

Eu fiz um comentário sobre a polêmica um tempo atrás. Eu era um rato de fórum do Manjaro, era bem ativo, moderador da comunidade no Telegram e tudo mais. Eu passei por toda a situação. Segue o que escrevi:

Não tenho mais nenhum interesse pelo projeto e não recomendo a ninguém, assim como não perco meu tempo com o mesmo. O que foi feito foi absurdo. A indecência com a comunidade e a censura em massa que foi feita foi algo que nunca tinha visto antes em uma comunidade do ecossistema Linux.

5 Curtidas

Pois é @Yofiel, por isso que levantei a questão e questionei o porque de essa história não ser tão falada no nosso meio, pois no meu entendimento é algo sériissimo e que deveria influenciar e muito numa decisão de escolha de distro.

Eu gosto demais do Manjaro, mas isso realmente me fez murchar pois é algo bem sério, antiético e opressor.

4 Curtidas

Tentei usar o Manjaro por um tempo, mas parei devido a problemas de estabilidade com drivers, mensagens meio rudes dos desenvolvedores e essa polêmica da tesouraria.

Atualmente não recomendo mais. É uma pena, porque o sistema em si é ótimo…

2 Curtidas

Também gostei de Manjaro, mas uma pena que aconteceu esse tipo de coisa.

Quais seriam distros alternativas parecidas com Manjaro, baseado em Arch Linux?

Garuda, talvez? O foco é um pouco diferente, mas…

1 Curtida

Manjaro é uma distro que consegue se auto-destruir depois de um tempo. Ele faz updates parciais, coisas que não é recomendada pelo Arch.
E a ideia de segurar os pacotes, em prol da suposta estabilidade, causa mais problemas do que se não o fizessem.

2 Curtidas

Dei uma olhada nele, mas vem muitos programas nele, prefiro o mínimo de programas possível, que nem a instalação mínima que vem no Ubuntu.

Todas as distros deveria ter opção instalação mínima no instalador.

Eu vi uma review e fiquei tipo, a iso Lite tem 2.5 GB e a Ultimate 5 GB!

1 Curtida

Lembrei do EndeavourOS também… É outra opção Arch-based.

2 Curtidas

É razão para abandonar o Manjaro?
Será que devo de pensar numa alternativa e aproveitar que ele quebrou?

1 Curtida

@Xinux26
Eu não tô usando Manjaro, ainda tô procurando qual distro ideal para usar para mim. Mas se eu tivesse usando Manjaro, eu pararia e procuraria outras alternativas, a não ser que Manjaro fosse único que me agradasse, mas não é o caso.

1 Curtida

Para todos que desejam usar o Arch e para isso optam por uma distro baseada, leiam o manual de instalação do Arch antes. É só seguir passo a passo e você também pode estar pedindo ajuda aqui no fórum assim como no grupo Arch Linux Brasil. Após isso, procurem então pelo EndeavourOS ou ArchLabs.

2 Curtidas

Arco Linux?

2 Curtidas

Atualmente estou a usá-lo… Qual seria a melhor alternativa dentro das arch-based? (parece ser a minha área :slight_smile:)

1 Curtida

Eu gosto do Arch, mas queria uma coisa mais pronta… Como o Manjaro…

1 Curtida