Mudança no tamanho das fontes em aplicativos no Linux

Caros colegas, sou usuário novo no Linux e depois de algumas avaliações (instalações) resolvi usar o Mint 20.1 e gostei bastante não só pela facilidade na interface gráfica bem como o desempenho que achei bem superior as outras distros que instalei para testar.
O motivo deste tópico e que incomoda um pouco o tamanho das fontes em alguns aplicativos no Linux. Eu consegui ajustar o tamanho das fontes do sistema sem problema, mas alguns aplicativos não possuem configuração para ajustar o tamanho e tipo de fonte que gostaria de usar, por exemplo: XNView, LibreOffice, Digikam são alguns deles, e procurei bastante dentro de cada um para saber onde poderia usar as mesmas fontes do sistema e não achei.
Minha pergunta é, posso definir que todos os aplicativos que estou usando usem a mesma fonte que escolhi para o sistema ou não?
Desde já muito obrigado por qualquer ajuda.
Atenciosamente

1 curtida

Qual ambiente desktop você está utilizando, Cesar? Pode ser oportuno, no lugar de mudar o tamanho das fontes, modificar a configuração de DPI.

Pelo visto que todos eles são apps Qt/KDE. Solução adaptada desse tópico:

  • Instale qt5-style-plugins (terminal: sudo apt install qt5-style-plugins)
  • Teste se funciona pelo terminal QT_QPA_PLATFORMTHEME=gtk2 digikam (ou outro aplicativo com o problema)
  • Caso funcione, deslogue e logue novamente para aplicar.
2 curtidas

Espero não estar falando bobagem, estou o Cinamon. Uma duvida em relaação ao DPI, no Windows quando altero o DPI eu altero tudo e o que estou querendo são apenas alguns programas, pois no próprio Linux eu já vi como alterar os tamanhos, mas os aplicativos não recebem essa mudança.

Obrigado Capezotte, vou testar isso e dou um retorno amanhã. De qualquer forma muito obrigado pela ajuda.