Ola pessoal!
Estive dando uma mudada de permissões na minha home por causa do compartilhamento SAMBA no manjaro…So que veio uma preocupação na cabeça, dizem que usar o chmod 701 na home poderia deixar o esquema de segurança um pouco “cagado” e então pensei em como resetar essas permissões na home atraves disso Consertando permissões de arquivos e diretórios [Dica]
So que ai fica a questão… Essa dica do VOL ainda funciona? e tem algum problema deixar as permissões no 701?
Agradeço desde ja!
Sim a sintaxe não muda
As permissões do Linux são divididas em 3 grupos:
[ Usuário do arquivo ] [ Grupo de usuário do dono] [ Outros usuários ]
Ou seja, quando você dá permissão 701 você está dizendo o seguinte pro Linux:
[ Dono do arquivo ] [ Grupo de usuário do dono] [ Outros usuários ]
7 0 1
As permissões numéricas no Linux não dadas pela soma de cada um desses item:
[ 1 ] Pode executar
[ 2 ] Pode escrever
[ 4 ] Pode ler
Ou seja:
[ 7 ] 1+2+4 pode executar, escrever e ler
[ 0 ] 0 (ou seja não pode fazer nada)
[ 1 ] 1 pode executar
Juntando tudo você tem:
Usuário que é dono do arquivo
- Pode executar
- Pode escrever
- Pode ler
Grupo do dono do arquivo
- Não pode fazer nada
Outros usuários
- Podem executar o arquivo como um programa
Aí é com você eu deixaria 664 mas depende muito do caso, meus AppImages por exemplo estão com 711
Mas passando para o 664 não afetaria meu compartilhamento?
(Eu acho que seria má ideia ate pq testei o 664 e perdi a sessão kkkkk)
Sim, qualquer mudança vai afetar seu compartilhamento, 664 significa:
Usuário que é dono do arquivo
- Pode escrever
- Pode ler
Grupo do dono do arquivo
- Pode escrever
- Pode ler
Outros usuários
- Pode ler
É uma segurança boa eu acho, se você está usando samba imagino que esteja compartilhando com Windows, se for a permissão de execução geralmente é irrelevante
Mas no caso da minha /home foi mais um teste, quando aplico o 664 ele ja não abre nenhum programa e se eu encerrar a sessao ja não volto… Mas como vai ser outro HD que vai ser compartilhado ate não esquento com isso, mesmo assim valeu
Você está aplicando recursivamente? não faça isso jovem, existem arquivos que precisam ter certas permissões e outros que não devem
Como assim? Não e so usar o chmod 664 /home/ruan ? ou vai o -R?
O certo seria apenas em pastas específicas, num hd vai funcionar mas na home vai crashar a menos que seja 7
Ah bom kkkkkk mas ja restaurei, mas se tipo eu usar o 664 na pasta “Publica” e compartilhar vai dar o acesso normalmente não e?
O outro HD e separado do sistema e esta sob NTFS kkkk eu ja compartilho normal, mas eu gosto de conferir junto na home pra ver se tenho acesso normal
Sim, ou pelo menos deveria
Bom fiz isso nessa pasta e deu acesso normal… So que o plugin do thunar que compartilha altera algumas permissões, ao acerto não sei oq muda… Mas acessando ta suave pra mim kkkkkkk
O compartilhamento por samba é chato porque ele cria o usuario dele e ele tem que ser dono da pasta e todos os arquivos vão ficar com ele como dono.
Daí quando você acessa pelo gerenciador de arquivos e cria um arquivo lá, o arquivo fica com permissão do seu usuário. Então nem você pode apagar o arquivo que foi feito upload pela rede, nem alguem na rede pode mexer num arquivo que você copiou. O correto é você mapear o acesso pelo diretorio como um compartilhamento samba mesmo, e usar desse jeito.
Tem outros jeitos também, pode configurar o samba pra fazer de conta que é o seu usuário, mas a configuração do samba é muito chata…
E como kkkkkk no windows não difere muito da parte dos usuarios, mas o mapeamento e bem mais simples…
Ate que no Ubuntu e no Mint não gastam muita coisa pra fazer o mesmo, mas parece que no Arch-Based o negocio troca um pouco de ponto
O Opensuse tem um gerenciador gráfico pro Samba! Taí uma distribuição que se esforça para facilitar o samba.
Pois é, já no linux o NFS que é molezinha de configurar, mapear, exportar, montar, etc… Eu quase usei aqui em casa, mas infelizmente o windows Home não conta com mapeamento nfs, apenas o PRO.