Mudança de Distro - Fedora?

ola pessoal, sou um usuario das distro com base Debian, atualmente uso o debian.

Queria testar outra familia de distro e pensei no Fedora, qual a opinião de vocês sobre o fedora.

ela é limitada ou da para fazer de tudo nela, assim como no debian?

1 Curtida

Praticamente qualquer uma dessas distros mais conhecidas da pra “fazer de tudo”, você só precisa se acostumar com o ambiente e as ferramentas novas.
Não gostei muito do dnf, mas é uma distro legal.

Sugiro ir na Comunidade Fedora Brasil, lá eles te esclarecerão todas suas dúvidas e ajudarão com os possíveis problemas que vc tenha a ter com a migração de base…
*Não mudei porque estou muito bem no Manjaro, mas dá uma vontade de testar o Fedora pelo bom trabalho que os caras da comunidade estão fazendo, falta de incentivo por certo vc não terás.

Tem duas linhas do Fedora uma sem ostree e outra ostree, a ostree é bem limitada e travada, se der ruim no sistema senta e chora, já a normal você tem a mesma liberdade que o debian free, acompanha o @fastos2016 ele fala bastante sobre o fedora, mas não recomendo o OSTree

eu baixei a workstation, Essa seria o que?

Essa é a baseada em DNF, a ostree é a silverblue, pode ir tranquilo

Fedora é uma excelente distro, só pegar o jeito do gerenciador de pacotes.

usei ela em um HD que uso para teste, porque acho testes em VM ruimzinho demais.

Praticamente, consegui rodar tudo que queria, já entrou na minha lista de distro que eu possa vir a usar

1 Curtida

É bom conhecer outras distros pois vc aprende muita coisa quando sai da sua zona de conforto.
Quando quero testar outra distro faço como vc fez, instalo dual boot pois VM a experiência nunca é perfeita.

Da pra fazer a maioria das coisas de boa como um Ubuntu da vida. O que muda é só o caminho que é diferente pra fazer essas “coisas”.

1 Curtida

As duvidas que vc tiver no Fedora o que eu puder vou ajudar com a experiencia que já tive ao usar a distro por bastante tempo.

1 Curtida

Obrigado, na verdade to usando ela como secundaria até o momento, quando eu aprender bem sobre ai passo para minha maquina e trabalho, gostei bastante do fedora, quero testar outras distros, quero aprender sobre cada uma

Minha base é debian, mas já usei/uso Fedora sem dificuldade, inclusive tenho o Fedora 30 instalada numa máquina e a utilizo de vez em quando. Com o Fedora vc fará absolutamente tudo que que faz em um Ubuntu, é questão de se adaptar as pequenas mudanças. dnfdragora em vez do synaptic (guardadas as devidas proporções), .rpm e, vez de .deb, dnf em vez de apt, etc. Outra coisa é que, dependendo da Spin escolhida, não terá loja de aplicativos. Mas nada te impede de instalar a gnome software e utiliza-la, se assim o desejar.

Justamnte o que eu ia sugerir. lá o pessoal é super acessível e gente boa. tem o Cristiano Furtado, o @claudiomar_RC, o @ivanildo.info, o @fastos2016 e mais um monte de pessoas igualmente capacitadas e dispostas a ajudar.

https://fedorabr.org/

A melhor maneira de saber qual a melhor distro, qual a melhor De, qual a melhor base para você, é experimentando.

3 Curtidas

Exatamente, por isso estou testando outras bases alem do base debian para conhecer, e não ser um ignorante e falar “não gosto de x distro” sem nunca ter testado, quero ver se gosto ou não e o porque de não ter gostado dela

1 Curtida

Fedora você o menos vai achar aplicativos proprietários pra baixar em rpm, pessoal fala que base debian não é o único acessível para novatos mas não achei vivaldi no site pra manjaro, tive que achar um repositório que sabe se lá se é confiável.