Mr.Robot "Por que eles furam o HD?"

Embora pareça absurdo, é possível sim recuperar informações de memória RAM mesmo depois do computador desligado. Infelizmente não tenho mais as fontes de onde obtive essa informação.

1 Curtida

Qual SO estava instalado? Você escreveu dados no HD?

1 Curtida

Que massa irmão! Vou ver se consigo uns HDs velhos pra fazer em casa. O copo não escorrega?

Só foi modo de dizer. Queria eu ter esse conhecimento, e equipamento também.

Mas tipo, vários dias depois ou o computador tem que estar literalmente quente ainda?

Dei uma rápida caçada aqui e achei isto:

É um artigo antigo mas já dá pra começar a se divertir com o assunto.

daHora! Deu pra divertir sim. Sem nitrogênio o tempo para fazer um rescue dos da RAM passa muito rápido. Não sei como abriram aquela foto, e quanto tempo levaram para fazer aquilo, mas sumiu em 5 minutos. Mas realmente, alguém com recurso e intenção pode recuperar dados úteis

Olá @Wendell_Souza,

Como não vi ninguém comentando sobre irei mencionar que há uma forma de apagar os dados sem ter necessidade de quebrar o disco.

A técnica é conhecida por “Cryptographic erasure”, “Crypto-shredding” . Está sendo bastante utilizada hoje em dia (após 2015), no entanto, não muito se fala nela apesar de ser um método funcional para limpar dados seguramente, tanto que está técnica também é chamada de reset, porque é como se o disco ficasse “novo” tornando reutilizável, caso queira.

Um dos malefícios desta técnica/método é que, depende muito no drive em foco suportar a criptografia necessária e fornecer suporte para a chamada da API.
Outro problema é que se não for feita de forma correta ou o driver não fornecer o devido suporte possivelmente alguns metadados podem ser recuperados(nunca presencie isto) pelo o que li é apenas uma pequena parte. Mas, seguindo todos os requisitos e passos é basicamente impossível recuperar os dados que haviam antes de executar Crypto-shredding.

Enfim, eu sinceramente no caso de HD’s que não tenho certeza que há suporte também prefiro destruir fisicamente do que esperar por uma execução perfeita de Crypto-shredding.

Deixarei alguns links sobre o assunto:

4 Curtidas

Bem interessante esse método, porém, se o negócio for velocidade, a melhor forma ainda é a boa e velha furadeira. :sunglasses: :stuck_out_tongue_winking_eye:

2 Curtidas

Olha… escorrega tanto quanto os porta copos de vidro ou plástico. Mas os HDs têm uma peculiaridade. Quando ficam úmidos, se a mesa for de uma superfície lisa, como vidro, ele “cola” e fica até difícil de descolar.

2 Curtidas