Mr.Robot "Por que eles furam o HD?"

Me recomendaram Mr.Robot, estou achando muito legal. O fato de eles usarem Linux, programas e termos que existem me surpreendeu; além da trama ser excelente. Porém uma coisa me deixou muito intrigado: “o modo limpeza”

Eles não limpam os computadores apenas apagando os dados, mas retiram HD e RAM e destroem. Furam o HD com Furadeira, colocam os Sim Chips dos celulares no micro-ondas. Enfim, maior destruição.

Eu não entendo muito sobre tecnologia da informação e queria saber. Esse “modo limpeza” é mesmo necessário, surti algum efeito (que não poderiam conseguir apenas formatando) ou é um exagero da trama?

3 curtidas

Existe uma pequena possibilidade de recuperação de dados, considerando o porte da E Corp pra eles recuperarem os dados do Elliot seria simples

Sem a controladora e com o disco destruído, fica impossível recuperar os dados

8 curtidas

Ele furava os HDs e queimava os cartões de memoria no microondas kkkkkkkkkkkk

3 curtidas

Serio mesmo? Que fita. Queria eu recuperar dados de um hd formatado.

Na primeira vez que ele fez isso achei que era por causa de paranoia de droga kkkkkkkk

1 curtida

O próprio Linus Torvalds retira os HDs de seus computadores antigos antes de vendê-los… A única maneira de realmente destruir - sem chance de recuperação - os dados no HD de um computador é destruindo (bastante) o HD.

1 curtida

O dano físico feito dessa forma é a única maneira 100% eficaz e rápida de se evitar a recuperação dos dados do disco.

3 curtidas

Eu abro meus HDs, retiro os discos e os guardo comigo. Uso como porta copos.

11 curtidas

Meu cunhado, já falecido, trabalhou na Burroughs (depois Unisys) lá nos anos 1980, era analista de suporte, formado em eletrônica no Cefet. Pegava os HD’s de sei lá, 30 cm de diâmetro, que estragavam e usava com base pros vasos de planta… hehehehe

1 curtida

Isso aí, Renovar, reciclar e reutilizar

3 curtidas

No caso de um SSD acho que o ideal seria queimar ou colocar no microondas mesmo, já que se for só furar pode ser que algum outro componente ainda continue funcionando

1 curtida

Será que abrindo e colando o ssd aberto num imã de alto-falante morre tudo?

1 curtida

Talvez, mas essa forma da mais trabalho e não garante nada 100%, então o ideal é detonar tudo no microondas mesmo :rofl:

2 curtidas

kkkkkk Cara, você é um gênio. Deve ficar um porta copos estiloso

2 curtidas

KKkkkk Pensei que você ia falar que seu cunhado recuperava os dados dos HDs

1 curtida

as vezes eu acho que isso é um exagero, seria eu inocente demais?
pra mim um

pv /dev/zero > /dev/sdX

imagino que já seja mais que suficiente, eu não consigo imaginar algum jeito lógico de recuperar dado já sobreescrito
embora ninguém tenha falado sobre

2 curtidas

É o que o Tails faz… (na RAM, até onde sei, mas acho que no HD se necessário)

Discos mais modernos tem várias áreas de “sobra” e “abandonam” áreas desgastadas. Desse modo, alguém com ferramentas adequadas pode justamente buscar em áreas desgastadas e “abandonadas” como último recurso.

Aí é mais rápido fritar seu SSD, destruir a controladora, expor o HD a um campo eletromagnético forte, etc. pra garantir que nem áreas abandonadas vão servir para tirar informações de você.

Felizmente a RAM não tem esse mesmo problema. A RAM só conserva os dados enquanto tiver energia. Além disso, a RAM típica de placas mãe é o que se chama Dynamic RAM, que continuamente perde dados sem um circuito auxiliar que “lembre” ela dos valores.

5 curtidas

Olha aqui as fotos.







13 curtidas

A melhor maneira é a destruição física, para evitar a recuperação de informações. Quanto a passar um ímã forte, não creio que seja garantia que vá alterar os “bits”. Os campos envolvidos para a gravação são altos e bastante localizados. Dificilmente um ímã conseguirá reverter o que a cabeça de gravação magnetizou.

3 curtidas