A Mozilla deu mais um passo importante ao disponibilizar o Mozilla VPN no Flathub, que passam a contar com uma forma mais fácil e padronizada de acessar uma rede privada virtual confiável. Anteriormente, a instalação do Mozilla VPN exigia a compilação do código-fonte ou o uso de pacotes específicos para cada distribuição, um desafio para usuários menos experientes.
Com a disponibilidade no Flathub, o processo de instalação e atualização do Mozilla VPN torna-se infinitamente mais simples e acessível. Basta alguns cliques e o aplicativo está pronto para uso, desfrutando dos benefícios de segurança e privacidade que uma VPN oferece.
A disponibilidade da VPN como flatpak, reforça a segurança digital para a crescente comunidade de usuários Linux, num cenário cada vez mais preocupado com a vigilância e a privacidade de dados. O Mozilla VPN utiliza o protocolo WireGuard, garantindo que os dados dos usuários permaneçam criptografados e protegidos contra interceptações.
Uma única assinatura protege até cinco dispositivos, incluindo computadores (Windows, macOS, Linux) e dispositivos móveis (Android e iOS), o que reitera o compromisso da Mozilla em tornar a internet um lugar mais seguro e privado, independentemente do sistema operacional utilizado.
Interessante ela ter lançado uma VPN. A Mozilla é respeitada quando o assunto é privacidade, seria uma boa se ela abrisse concorrencia com a Proton, lançando, alem da VPN, um gerenciador de senhas (a parte do navegador) e um email e drive privados.
Se eu não usasse o RiseUp VPN, provavelmente usaria o da Mozilla.
Estou usando a VPN da Mega. Funciona bem no celular, mas é meio chatinha de configurar no Linux, pelo menos por enquanto.
Queria testar a da RiseUp, mas pelo que vi os convites são meio difíceis.
Os convites são so para as contas que o RiseUp disponibiliza, tipo os emails, wikis, listas e etc. A VPN deles não exige conta (uma forma de segurança, assim a pessoa não fica identificada, alem disso eles tambem não salvam logs), nesse sentido você so precisa baixar e ai já pode usar a VPN deles.
eu uso o vpn da nord, no windows e android é moleza de instalar e usar. mas no linux tem o famigerado app de terminal. mas fucei e consegui configurar diretamente do gerenciador de rede. escrevi para o suporte da nord perguntando e disseram-me que precisam atualizar a forma de instalação no pinguim. como fiz tutorial aqui no DP, espero que tenha sido divulgado pelo google.
Uso a Surfshark , o app(em .deb) funciona muito bem e no celular tem uma função que permite mascarar a localização também do GPS. Existe a versão em snap e flatpak também. O único problema é que são poucos servidores comparado com as principais VPNs ( no Brasil só tem 1).
O único problema que tenho com vpn, no android, é que alguns apps não aceitam. O servidor fica em São Paulo e eles detectam como tráfego suspeito. Os bancos chiavam há 3 anos mas hoje acho que não tem problema. Ao menos o que eu uso.
Tenho usado o Mullvad e tem uma interface pra Linux muito boa, sem contar que é um dos serviços VPN mais em conta e com mais recursos de privacidade! No Android funciona muito bem também, as vezes preciso trocar de server quando detectam como VPN em serviço de Streaming, por exemplo, mas tranquilo.