Mozilla Firefox 114 esconderá pedidos de cookies e terá novo menu de ações rápidas

O navegador Mozilla Firefox acabou de chegar à versão 113, mas já temos uma prévia do que virá no próximo grande lançamento. Uma das maiores mudanças será relacionada a privacidade, a configuração “DNS sobre HTTPS”, que criptografa pedidos à servidores DNS e torna a interceptação de dados de navegação do usuário mais difícil, estará ativa por padrão e contará com três níveis de proteção:

• Padrão, que deixa o navegador decidir quando usar o “DNS dobre HTTPS;
  • Aumentada, permite que o usuário escolha quando utilizar a proteção;
  • Máxima, onde a proteção está sempre ativada e adiciona um aviso quando não for possível utilizar a ferramenta.

Além disso, a configuração DNS sobre HTTPS mudará de lugar no menu de configurações do navegador, em vez de ficar nas “Configurações de rede”, irá para “Privacidade e Segurança”.

Outra novidade relacionada a segurança, é uma opção chamada “Redução de alerta de Cookies”, que virá desabilitada por padrão, mas quando ativada, tentará rejeitar de forma automática os pedidos de cookie das páginas, de forma que eles nem cheguem a ser exibidos.

Por último e não menos importante, ressaltamos um novo menu de ações rápidas, que será disponibilizado na barra de endereços e permitirá ao usuário fazer tarefas, como limpar todos os cookies ou históricos armazenados para um site, capturar a tela, abrir o menu de configurações, visualizar o código fonte da página, alternar entre abas, entre outros.

9 curtidas

Só espero que não bugue minha config atual.

N é atoa que permanece por tantos anos como meu navegador padrão. Sempre trazendo funções uteis que melhoram de fato a qualidade de navegação na internet.

1 curtida

Essa função dos cookies é muito boa, o brave já tem e é uma das coisas que me fizeram falta durante os ultimos dias em que comecei a testar o chromium.

Uma dúvida, pra quem já configurou a rede do PC para usar DNS diferente (cloudflare por exemplo), qual a vantagem de ativar esse recurso “DND sobre HTTPS”?

Ou nesse caso não é necessário fazer?

A redução de alerta de cookies é uma funcionalidade que eu já vi no Vivaldi e no Brave, e é tão boa que eu já não consigo me ver mais sem ela. Esses alertas de cookies chegaram a um ponto de me irritar da mesma forma que os anúncios irritam.

Ele (provavelmente) vai ignorar tua config e fazer as requisições usando o DNS no recurso dele.

2 curtidas

Já foi lançado e o que eu percebi é que ele mantém as config do usuário e aparecem opções sobre o uso do dns.

1 curtida

Cookie Monster Eating GIF by Sesame Street

2 curtidas

Na config do DNS sobre HTTPS, quando coloco o maior nível de segurança o DNS( Cloudefare, NextDNS), embora não seja o DNS do meu provedor, ele vaza. A pergunta é: Há riscos de privacidade?