Movimentação das janelas no Linux Ubuntu bugada

Não sei o que aconteceu com o meu Ubuntu, mas depois que instalei o Android-Studio ele está atualizando o movimento das janela praticamente frame por frame, chega a ser visível na movimentação das janelas, alguém sabe como resolver isso, não tem como tirar print para mostrar o problema em si, mas ele acontece com qualquer janela em movimento, pode ser o terminal, google, gerenciador de arquivos…
Meu ubuntu e o 20.04 e meu notebook não tem relação com o problema

O driver da Nvidia está instalado corretamente, pelo gerenciador de drivers?
Qual é a saída do comando: nvidia-smi ?

1 curtida

pierry@nitro-5:~$ nvidia-smi
Wed Jun 17 14:36:54 2020
±----------------------------------------------------------------------------+
| NVIDIA-SMI 440.64 Driver Version: 440.64 CUDA Version: 10.2 |
|-------------------------------±---------------------±---------------------+
| GPU Name Persistence-M| Bus-Id Disp.A | Volatile Uncorr. ECC |
| Fan Temp Perf Pwr:Usage/Cap| Memory-Usage | GPU-Util Compute M. |
|===============================+======================+======================|
| 0 GeForce GTX 1050 Off | 00000000:01:00.0 Off | N/A |
| N/A 55C P8 N/A / N/A | 438MiB / 4040MiB | 3% Default |
±------------------------------±---------------------±---------------------+

±----------------------------------------------------------------------------+
| Processes: GPU Memory |
| GPU PID Type Process name Usage |
|=============================================================================|
| 0 1170 G /usr/lib/xorg/Xorg 45MiB |
| 0 1733 G /usr/lib/xorg/Xorg 113MiB |
| 0 1981 G /usr/bin/gnome-shell 176MiB |
| 0 3144 G …AAAAAAAAAAAACAAAAAAAAAA= --shared-files 90MiB |
| 0 8772 G …lbrains\lightshot\5.5.0.4\Lightshot.exe 1MiB |
±----------------------------------------------------------------------------+

O driver da nvidia foi instalado na instalação do Ubuntu no modo safe graphics porque o meu notebook tem duas GPU, uma da Intel e outra da Nvidia

É, aparentemente ta tudo certo. O Gnome-Shell ta rodando na GPU como deveria.

Mas eu percebi que tem esse LightShot rodando também. Não conheço esse programa, mas procurando descobri que é uma ferramenta para captura de tela. Se o problema acontece enquanto você está gravando a tela, pode ser esse o problema. O OBS é conhecido por causar os mesmos problemas, e uma das soluções proposta é usá-lo com o Wayland:

Você também pode tentar rodar no modo “Sob Demanda”, para que o Gnome-Shell rode na placa Intel e abrir o programa de gravação com a opção “Rodar na GPU dedicada”.

Por fim, também é possível desabilitar todas as animações, usando o programa “Gnome Tweaks”.

Não é esse o problema, pois baixei o OBS studio é o LightShot depois desse problema ocorrer

Resolvi o problema de novo, parece que quando dei um apt-get ugrade talvez ele atualizou o driver da nvidia, fazendo resetar as configurações.
Como meu notebook tem duas GPU’s eu posso escolher o modo de uso delas, se quero usar só a da Nvidia, ambas, ou só a da Intel.
Eu já tinha configurado para usar ambas conforme a demanda, mas foi resetado e tava usando somente a da Nvidia

2 curtidas