Mover diretorios de usuario para outro lugar ou disco

Ola Pessoal!
Bom eu quero mover algumas pastas pessoais como “Imagens, Musicas ou Videos” para outro disco em NTFS de uma forma que fique igual o windows move pastas pessoais para outros locais… Existe alguma forma sem criar o “/home” ou alguma coisa do tipo?Anota%C3%A7%C3%A3o%202019-11-16%20211812

No KDE é bem simples fazer isso que você está querendo através das configurações, nas outras DEs eu nunca tentei.

Saudações.

1 curtida

Colocando Ward pra aprender tbm

1 curtida

É possível por Links simbólicos, através do comando de terminal.
ln -s /pasta/em/outro/disco /home/vc/Documentos
ln -s /pasta/em/outro/disco /home/vc/Imagens

E assim por diante.

Ou mesmo:
ln -s /pasta/em/outro/disco /home/vc

Links simbólicos são tipo atalhos potentes, e essa não é a única aplicação deles.

1 curtida

Eu meio que ja vi no KDE… Mas nunca funcionou, sempre retorna a pasta padrão, mas como eu não uso KDE nem se me pagarem eu preciso saber dos outros DE

Não tem nada gráfico? Detesto command line

Tem n jeitos de fazer, o recomendado é você ter uma partição:

  1. Copie sua home pra ela

  2. Abra o gerenciador de discos

  3. Escolha sua partição

  4. Clique em Editar Opções de Montagem

  5. Ponto de montagem, coloque /home/seu_usuário

  6. Seja feliz

Isso vale um utilitário GUI tá na minha lista de projetos agora

1 curtida

Mas e as permissões? Fica de boas sob NTFS?

Alias tem outra dúvida…
Se na instalação eu vier a colocar o /home em outro HD ja com arquivos em NTFS, vou ter problemas ou perda de dados?

É por conta de uma configuração que sempre utiliza a última sessão salva, se você alterar para iniciar com uma sessão vazia, essa configuração funciona, utilizo ele já faz um bom tempo. Mas como você não utiliza o KDE…

1 curtida

No GNOME/Cinnamon:

  • Arraste a pasta do NTFS com Ctrl e Shift segurados para sua home. O atalho será criado, agora só renomear para, por exemplo, “Imagens”

No KDE:

  • Botão direito > Criar novo > Atalho/Link.
1 curtida

Não, mas pode ficar uma verdadeira bagunça

1 curtida

Mas se não quiser problemas faça isso, aliás esse é a resposta que resolve o seu problema “seamless”

Os sistemas operacionais tem sua particularidades. Algumas funções podem não funcionar do jeito que você quer, mas funcionar do jeito que foi programado para ser.

As pastas de usuários no linux foram projetadas para ter seus arquivos com permissões específicas do usuário, evitando que um usuário mexa no arquivo do outro. Em muitas instalações, é usada uma partição específica, facilitando backup de arquivos pessoais e reinstalação do sistema.

O windows também usa permissões especiais para os arquivos dos usuários. Elas não são exatamente iguais em tipo e função.

Portanto, usar pastas para arquivos compartilhados no linux e no windows é uma dor de cabeça. Eu recomendo, para arquivos compartilhados, usar uma partição específica formatada como fat32 (limitação de arquivo maximo 4GB) ou então exfat. A segurança ficará comprometida em termos de permissão de arquivos (esses sistemas não tem esse tipo de informação) mas não terá problema de acesso em ambos os sistemas.

Uma vez que tenha criado essa partição para arquivos compartilhados, ajuste para montar no boot (temível edição linha de texto do /etc/fstab, mas esse passo é opcional) e siga a dica do Capezzote em como criar atalhos pelo gerenciador de arquivos da sua preferência.

Dps que eu pensei nisso eu desisti de fazer kkkkkkk vai dar muita dor de cabeça pra ferrar meus arquivos… Então vou deixar quieto

Pelo visto eu vou ter que engolir o Plasma daqui em diante