Mostre sua velharia tecnológica

Bota Entu$ia$ta nisso !!

2 Curtidas

E na fotografia analógica tem grupos de entusiastas… cada um com sua visão…

Conheço pessoas que fazem a própria revelação (sala escura) e pra eles o processo é ainda mais fascinante do que o ato de fotografar…

1 Curtida

“Inimigos da HP” :grin: :grin:

3 Curtidas

Cheguei a ter um handheld mais ou menos nesse estilo, era um Psion 5. Gostava bastante do sistema operacional dele, chamado de EPOC. A criança era baseada na arquitetura ARM (de 32 bits) e funcionava de forma bastante autônoma, não dependendo de um computador convencional para executar instalações de programas, conectar à Internet etc.

Vale visitar o emulador WindEmu, que permite brincar com um Psion 5mx, a versão de 1999 que substituiu o 5, originalmente lançado em 1997. Comparado com um Palm IIIxe (que eu também tive), o Psion estava a milhões de anos-luz.

3 Curtidas

Esse ai era lendário das revistas de informática, parece que era um dos três modelos mais caros da época.

1 Curtida

Era mesmo, mas eu comprei usado e bem baratinho. O problema da série 5 era o cabo flat da tela, muito frágil. O Psion tinha um mecanismo que empurrava o teclado para dentro, porque ele era maior do que a tela. Era um dispositivo britânico, muito engenhoso, mas infelizmente com esse grave problema. O meu morreu assim. Eu acho que ainda tenho aqui, quebrado, com a caixa e tudo.

1 Curtida

Era garoto portanto não lembro o modelo, mas, me recordo que na década de 90 os vendedores da Coca-Cola andavam para cima e para baixo com um de tela monocromática, chuto que era Casiopeia ou HP Jornada.

Segundo as revistas antigas que tenho aqui, se me lembro bem das matérias, parece que ele concorria diretamente com o Apple Newton.

Será que você não conseguiria colocá-lo para funcionar importar algum componente, sei que deve ter um valor em fazer isso, mas, talvez a estima, nostalgia, etc fizesse valer à pena.
Tem uns caras com canal aqui no YouTube mesmo que colocam várias dessas raridades para funcionarem novamente.

Acho muito difícil. Eu cheguei a abrir o aparelho na época, e era bem mais novo do que sou hoje. Seguem algumas fotos dele:

2 Curtidas

Fantástico, você tem ainda até o CD-ROM e a caixa!
Ele vinha com quais acessórios? Cabo serial/paralelo? Alguma dock? Uma case?

1 Curtida

Esse teclado parece ser excelente para um handheld, até lembra os dos próprios laptops da época como o antigo IBM Thinkpad.

Ele vinha com com cabo serial. Sem case e sem doca. Ele tinha um revestimento emborrachado, similar ao dos ThinkPads da IBM, que, assim como o deles, também descascava com o tempo. Quem tinha uma doca era o Nokia 9300 Communicator, que eu também tive e considerei como uma espécie de sucessor espiritual do Psion Series 5, uma vez que o Symbian Series 80 era basicamente o EPOC repaginado.

1 Curtida

Foi um dos teclados mais confortáveis num dispositivo desse tipo que eu já usei. Provavelmente o melhor e mais confortável. A interface permitia que uma série de coisas fossem feitas com o teclado, dispensando o uso da canetinha, que ficava escondida e tinha um mecanismo de mola para ser destravada. Nada de puxar a caneta com a unha, como era comum nos aparelhos da Palm.

2 Curtidas

O primeiro pc que tive, e mais alguns objetos, como: controle remoto do pc, e outros equipamentos mais recentes.

3 Curtidas

@swatquest

Esse teclado do TK 2000 era de membrana ou mecânico?
Você mencionou controle remoto do PC, seria esse eletrônico semelhante a uma agenda eletrônica?

Ele tinha que tipo de conexões além do serial com o PC? Tinha alguma entrada ou saída proprietária da Psion?

Você ligava na tv. E ligava um gravador de fitas nele para jogos.

tipo este

3 Curtidas

Exatamente o mesmo PC que tive como primeiro. E tive uma agendinha dessa, dessa mesma marca - só não tinha o joystick do TK2000, mas tive parecidos no meu Coleco Gemini, primo do Atari (meu pai ficou viciado em Super Breakout):

Já meu pai teve uma dessas agendas, só que Casio. Elas tinham cabos flat bem frágeis, @knimer, o que os fez durar bem pouco.

image

Já os Game Watches da Nintendo eram bem mais duráveis, acho que tenho ainda um perdido aqui numa caixa, sem pilhas mas creio que funcionando:

1 Curtida

Sim, meu professor de informática no Ensino Médio comentou que era a forma mais barata (e lenta) de rodar programas nos computadores domésticos pré-IBM-PC.
Mas, o que eu queria saber mesmo era o tipo desse teclado presente no TK, era de membrana para baratear ou mecânico como nos computadores mais “parrudos” da época?

1 Curtida