Versatilidades do mundo Linux 
Testa o Budgie com o Solus
Dei uma pesquisada sobre esse SO, ele me lembra um pouco o Zorin.
Teste o BigLinux. Nele vc pode iniciar tanto pelo LXQt, quanto pelo KDE Plasma. É uma distro muito bonita.
É uma distro escrita do zero. Tem sua própria DE, gerenciador de pacotes e etc etc.
Nunca tinha ouvido falar dessa distribuição, mas pelas fotos que vi no site parece ser bem bonita. Espero que ela não seja como o Deepin 
que não gostei muito.
Ok, vou colocar ela na minha lista de testes. Ela é leve? Assim como o Lubuntu??
Ubuntu 20.04 rodando num I3 com 8 Gb de RAM, abertos 24 abas do Brave, Ferdi, Signal, Thunderbird, Pulse Effects, Celuloid, Caja e uma pá de extensões ali em cima… hehehehehe
E o Flameshot ali sem ícone, sabe-se lá pq… (tá rodando em Appimage)
Pois é…
Eu utilizava o Kubuntu 18.04/20.04 e há pouco passei para o Pop!_OS 20.04.
O Kubuntu iniciava consumindo cerca de 450MB e o Pop!_OS inicia com uns 750MB, mas, na minha experiência, o Pop é muito mais rápido e fluido do que o Kubuntu.
Eu andei editando algumas vídeo aulas para a escola que minha esposa trabalha, utilizando o Kdenlive nas duas distros.
No Pop é beeeem mais rápido, tanto a edição, quando a renderização.
Esse é apenas um exemplo, já que tudo o que eu fazia no Kubuntu, se tornou mais ágil com o Pop.
Então, não dá pra ficar encanado com o consumo de memória, desde que ela esteja sendo bem utilizada.
Agora, eu entendo isso, hehe.