Montar usb automaticamente no i3wm

Eu instalei o i3wm ontem, estou utilizando pela primeira vez, com o intuito de diminuir o processamento gráfico do meu notebook. Está tudo ok, mas eu gostaria de alguma forma de montar dispositivos removiveis automaticamente, sem precisar utilizar o terminal.

Agradeço dês de já.

Um gestor de ficheiros não resolve (não conheço o i3wm por isso posso estar a dizer asneiras…)

Vou considerar que você está usando a base Debian por estar o Lubuntu no seu perfil.

Quando fiz um teste pelo Debian reparei que conseguia montar logando com root, porem não pelo meu perfil de usuário, notei que não tinha instalado o polkit e, por sua vez, não tinha referenciado no config do i3.

Recomendo buscar informações e escolher, dentre as alternativas, a melhor opção para o seu caso. Normalmente uso o polkit-gnome.

Uma vez instalado, é só acrescentar para executar ao iniciar o sistema (i3 config):

exec --no-startup-id /usr/lib/polkit-gnome/polkit-gnome-authentication-agent-1

(caminho ilustrativo, pode variar dependendo de qual for instalado)

Uma vez acrescentado, pode deslogar e logar novamente para fazer um teste.

1 curtida

Qual gerenciador de arquivos está usando?

Eu recomendo o thunar, para quem tá começando. É simples de usar, rápido e pode ser instalado com pouquíssimas dependências. Para fazer o que você quer, usando o thunar, apenas instale os pacotes a seguir:

sudo apt install thunar thunar-volman gvfs

E siga também a dica do @thespation. Porque, mesmo com os pacotes que citei, se você não tiver um polkit, não conseguirá montar as partições, mesmo automaticamente, com o gerenciador de arquivos.

Para montar dispositivos removíveis automaticamente, com o thunar, abra o dmenu, rofi ou o lançador de aplicações que estiver usando e procure por “mídias e unidades removíveis” e deixe as configurações igual a da imagem abaixo:

thunar

Se quiser que o pendrive já abra uma janela sozinho, marque também a terceira opção “Navegar pela mídia removível quando inserida”.

Se tiver com alguma dúvida, pergunta ai.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.