Montar um computador que nunca o fez vale a pena?

Não sou de jogar no pc, mas pretendo ter uma placa de vídeo, basicamente só vejo vídeos, estudo, edito texto. Então, vale a pena montar um computador não tendo nenhum conhecimento prévio, mas muita boa vontade. rs

Caso receba ajuda de uma pessoa que mexeu com desktop há uns quinze anos atrás a ajuda dela valeria de algo?

A Black Friday para componentes de computador realmente apresenta boas promoções?

1 curtida

:wave:t2:

A minha resposta direta seria “não compensa, não vale a pena.”

Se você quer realmente montar um PC hoje, “a fim de não bater no poste por causa de um furo de pneu recapado, que te venderam dizendo que era top”, você vai precisar estudar, aprender e comparar cada tipo de hardware (peça) que você irá instalar.

Antigamente seria mais fácil responder e eu responderia sim, mas hoje como temos uma variedade muito grande de tipos de computadores e hardware, sistemas operacioais, no mercado, além de pessoas com experiência em vender e “passar a perna”, fica bem mais difícil.

O link para o tópico acima mostra como eu já fui apaixonado em montar computadores para mim mesmo, mas se eu fizesse esta pergunta do tópico hoje para mim mesmo, eu não montaria. Mesmo assim eu gosto de montar PCs mas não mais para mim, pode ser trabalhando com empresas mesmo. Talvez no futuro eu monte um que suporte Euro Truck Simulator 2 e American Truck Simulator.

Minha indicação seria comprar um Tablet Android podendo ser qualquer marca, equipando ele com um teclado, mouse, caixas de som e fone de ouvido bluetooth, com preferência para a Samsung, pois atualmente ela é a marca que mais evolui com carinho o sistema operacional Android, com soluções e designs que aproximam o sistema a um desktop tradicional e multitarefas além de suporte de atualizações estendido caso seja os modelos mais atuais. Pelo que acompanho no mundo da tecnologia, me estranha as demais empresas não darem este tipo de atenção ainda ao Android. Para o perfil que você indicou na pergunta o Android é super poderoso, versátil e dinâmico, além de extremamente econômico, irá sobrar. Os lados “negativos” seriam se adaptar ao Android (que muda constantemente) e a sua retrocompatibilidade ser curta. Meu computador principal é um Samsung Galaxy Tab S5e e meu Sistema Operacional é o Android já tem quase 9 meses, não sinto falta de um laptop ou desktop.

Outra sugestão que eu daria seria comprar um laptop, notebook, que poderia ficar mais barato comparando-se a um computador tradicional com mesmo poder de fogo e você não teria a dor de cabeça de estudar peça por peça além de enfrentar certos vendedores. O lado “negativo” do laptop seria ter de estudar e aprender um pouco sobre as suas especificações para não bater no poste devido ao “pneu top furado…”

Em ambas as sugestões sempre procure pelo dispositivo equilibrado, no lado Android um com 6GB RAM acima e de 2022, a fim de ter suporte por uns 5 anos de atualizações oficiais (neste caso Samsung) e mais uns 3 +ou- 5 anos de atualizações dos apps particulares, dá pra ficar uns 8 anos com Android.

Já do lado do laptop, eu sugiro processador atual, tanto da Intel quanto da AMD, não sendo necessário placa de vídeo, o vídeo integrado já dá conta do recado, RAM em dual channel, ou seja, 2 pentes de pelo menos 4+4=8GB invés de um único de 8GB e também laptops que tenham 2 bancos de memória, neste caso você pode apostar num com 1 pente de memória de 8GB caso mais no futuro for fazer um upgrade com mais 1 pente de 8GB. Fica atento que no mercado temos modelos de “baixo custo que certos vendedores irão falar que é top” que só suportam 1 único pente. Por fim, não menos importante, aliás extremamente importante ter 1 SSD invés de HDD para o Sistema Operacional.

Bom tanto o Tablet quanto o Laptop vão fazer tudo que você citou com sobra além de ter autonomia para levar em qualquer lugar, ter um “nobreak” embutido, se acabar a energia principal, você estará protegido e não correrá o risco de perder seus trabalhos e diversões!

Mas se você pretende montar um PC seja porque você pretenda trabalhar com isso ou por entusiasmo mesmo sabendo que irá investir um bom dinheiro, então eu reforço, estude as peças, os componentes, monte com equilíbrio e principalmente tome cuidado com as enganações do mercado.

Edited: Esqueci do Black Friday :blush:
Bom a mesma coisa, o que você pretender fazer, seja montar um PC, preferir um Tablet ou um Laptop, a Black Friday pode ajudar ou piorar.

O que Black Friday tem? Vendedores, vários são desonestos muitas vezes não por culpa própria mas por inúmeras razões envolvendo nossa cultura.

Eu sugiro que, a partir de hoje, você comece a aprender as peças e “casar” elas, aprender sobre o laptop ou o tablet e então tomar notas nos sites e lojas físicas dos preços atuais e ficar marcando dia a dia. Quando a Black Friday chegar você terá bastante dados de preços de várias lojas que irá te ajudar a ver qual delas pode estar te enganando no preço e qual delas é justa.

Respeitemos nosso dinheiro e valores.

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Com relação a essa parte, qual seria o objetivo da placa de vídeo? Esse componente geralmente é voltado a quem procura melhorar o desempenho em jogos, usar muitos monitores ou realizar algum trabalho específico, como modelagem.

O tipo de uso que você descreveu parece ser simples, o que não demanda placa de vídeo dedicada. O vídeo integrado já atenderia bem.

Você já tem boa vontade… O que é a parte mais importante. Se você realmente tem o desejo de aprender, vale a pena sem dúvidas! Você descobrirá um mundo novo e pode se apaixonar por ele.

Lidar com montagem de computadores pode ser muito divertido… Além de você também poder atuar para ganhar um dinheiro extra.

A parte mais “lógica” da montagem continuaria valendo, mas a pessoa pode estar desatualizada com relação aos componentes atuais caso não tenha acompanhado o mercado.

Recomendo criar um tópico no setor de montagem de computadores do Clube do Hardware, por exemplo: Montagem e upgrade de computadores de mesa - Clube do Hardware. Basta informar um orçamento e você receberá ótimas dicas, bem mastigadinhas, do quê comprar e como montar.

Antigamente os computadores de mesa eram complexos e muitos pequenos detalhes eram necessários para montá-los. Além disso, problemas de compatibilidade eram comuns. Atualmente, montar um computador é beeeeeem mais fácil. Trata-se de uma atividade que se tornou bastante acessível ao longo dos anos. É quase como Lego, mas as peças só encaixam de um jeito, rs.

Digo mais: ao fazer a escolha de cada componente, você provavelmente terminará com uma máquina mais potente e mais confiável que aquelas compradas prontas. A minha já está chegando aos 9 aninhos de idade em uso constante e continua funcionando extremamente bem. Ao longo do tempo, troquei a placa de vídeo e o cooler e adicionei mais RAM, mas mantive o restante.

Isso varia muito. Impossível prever.

Considerando a minha experiência ao acompanhar isso nos últimos anos, especialmente na Kabum, eu diria que há sim boas promoções, mas a quantidade de itens costuma ser bem limitada e conseguir algo é questão de sorte. As promoções com maior quantidade de itens não costumam ser muito diferentes daquelas que ocorreram ao longo do ano.

Na Black Friday de 2018 eu consegui pegar uma placa de vídeo EVGA GTX 1070Ti SC 8GB por preço bem bacana na Kabum. Mas precisei ser mais rápido que um atirador do velho oeste para “conquistar” uma das 10 unidades disponíveis. Antes eu havia tentado com outras duas ótimas ofertas e não consegui.

3 curtidas

Acho que todo aprendizado útil é válido. Se está disposto a se debruçar previamente de forma ao menos básica, além do conhecimento, vais poder economizar uns belos trocados e montar uma máquina personalizada para ti.

2 curtidas