A minha resposta direta seria “não compensa, não vale a pena.”
Se você quer realmente montar um PC hoje, “a fim de não bater no poste por causa de um furo de pneu recapado, que te venderam dizendo que era top”, você vai precisar estudar, aprender e comparar cada tipo de hardware (peça) que você irá instalar.
Antigamente seria mais fácil responder e eu responderia sim, mas hoje como temos uma variedade muito grande de tipos de computadores e hardware, sistemas operacioais, no mercado, além de pessoas com experiência em vender e “passar a perna”, fica bem mais difícil.
O link para o tópico acima mostra como eu já fui apaixonado em montar computadores para mim mesmo, mas se eu fizesse esta pergunta do tópico hoje para mim mesmo, eu não montaria. Mesmo assim eu gosto de montar PCs mas não mais para mim, pode ser trabalhando com empresas mesmo. Talvez no futuro eu monte um que suporte Euro Truck Simulator 2 e American Truck Simulator.
Minha indicação seria comprar um Tablet Android podendo ser qualquer marca, equipando ele com um teclado, mouse, caixas de som e fone de ouvido bluetooth, com preferência para a Samsung, pois atualmente ela é a marca que mais evolui com carinho o sistema operacional Android, com soluções e designs que aproximam o sistema a um desktop tradicional e multitarefas além de suporte de atualizações estendido caso seja os modelos mais atuais. Pelo que acompanho no mundo da tecnologia, me estranha as demais empresas não darem este tipo de atenção ainda ao Android. Para o perfil que você indicou na pergunta o Android é super poderoso, versátil e dinâmico, além de extremamente econômico, irá sobrar. Os lados “negativos” seriam se adaptar ao Android (que muda constantemente) e a sua retrocompatibilidade ser curta. Meu computador principal é um Samsung Galaxy Tab S5e e meu Sistema Operacional é o Android já tem quase 9 meses, não sinto falta de um laptop ou desktop.
Outra sugestão que eu daria seria comprar um laptop, notebook, que poderia ficar mais barato comparando-se a um computador tradicional com mesmo poder de fogo e você não teria a dor de cabeça de estudar peça por peça além de enfrentar certos vendedores. O lado “negativo” do laptop seria ter de estudar e aprender um pouco sobre as suas especificações para não bater no poste devido ao “pneu top furado…”
Em ambas as sugestões sempre procure pelo dispositivo equilibrado, no lado Android um com 6GB RAM acima e de 2022, a fim de ter suporte por uns 5 anos de atualizações oficiais (neste caso Samsung) e mais uns 3 +ou- 5 anos de atualizações dos apps particulares, dá pra ficar uns 8 anos com Android.
Já do lado do laptop, eu sugiro processador atual, tanto da Intel quanto da AMD, não sendo necessário placa de vídeo, o vídeo integrado já dá conta do recado, RAM em dual channel, ou seja, 2 pentes de pelo menos 4+4=8GB invés de um único de 8GB e também laptops que tenham 2 bancos de memória, neste caso você pode apostar num com 1 pente de memória de 8GB caso mais no futuro for fazer um upgrade com mais 1 pente de 8GB. Fica atento que no mercado temos modelos de “baixo custo que certos vendedores irão falar que é top” que só suportam 1 único pente. Por fim, não menos importante, aliás extremamente importante ter 1 SSD invés de HDD para o Sistema Operacional.
Bom tanto o Tablet quanto o Laptop vão fazer tudo que você citou com sobra além de ter autonomia para levar em qualquer lugar, ter um “nobreak” embutido, se acabar a energia principal, você estará protegido e não correrá o risco de perder seus trabalhos e diversões!
Mas se você pretende montar um PC seja porque você pretenda trabalhar com isso ou por entusiasmo mesmo sabendo que irá investir um bom dinheiro, então eu reforço, estude as peças, os componentes, monte com equilíbrio e principalmente tome cuidado com as enganações do mercado.
Edited: Esqueci do Black Friday
Bom a mesma coisa, o que você pretender fazer, seja montar um PC, preferir um Tablet ou um Laptop, a Black Friday pode ajudar ou piorar.
O que Black Friday tem? Vendedores, vários são desonestos muitas vezes não por culpa própria mas por inúmeras razões envolvendo nossa cultura.
Eu sugiro que, a partir de hoje, você comece a aprender as peças e “casar” elas, aprender sobre o laptop ou o tablet e então tomar notas nos sites e lojas físicas dos preços atuais e ficar marcando dia a dia. Quando a Black Friday chegar você terá bastante dados de preços de várias lojas que irá te ajudar a ver qual delas pode estar te enganando no preço e qual delas é justa.
Respeitemos nosso dinheiro e valores.