Montar um cartão SD no Manjaro para usar como armazenamento secundário pra programas é possível?

Estou pra comprar um notebook que possui dois slots para ssd nvme, sendo que um já vem ocupado com armazenamento de 256GB. Acho desnecessário investir em um SSD de 1TB pra armazenar somente jogos, então considerei a hipótese de usar a porta SD da máquina.

Isso é possível? Se sim, como fazer?

Obrigado! :wink:

Possível é, mas é lerdo, acho que mais do que um HDD, mesmo sendo cartão classe 10 e USB 3.0 - pelo preço de um cartão desses, vale mais colocar um HDD num case e usar como armazenamento. Vai lerdar o boot de jogos? Vai. Mas acho que menos que num SD Card…

Pra ter certeza dos meus palpites, invoco @KairanD e @aarProTech

3 curtidas

Não vale a pena. Você terá que comprar no mínimo um cartão Endurance Pro (real) para ter taxas altas de transferencia. No mais cartão SD não aguenta o tranco… quem usa muito Raspberry Pi que o diga, rs.

Melhor um hd ou ssd externo via USB3.

1 curtida

Entendi. Se for este o caso, vou providênciar um SSD mais simples mesmo, pois não tem slot para HD.

Achei que o notebook seguiria a mesma lógica do Nintendo Switch. Mas são aparelhos bem diferentes, né kkk.

1 curtida

Show. Mas será que um SSD de 1TB não vai fritar no notebook? Ele é fino e não vai dar pra por dissipador. Caso 1TB não dê pra colocar vou no 500GB mesmo.

Não, frita não… mais fácil um hdd mecânico produzir mais calor. E na vdd um hdd mecânico é bem bom tbm para ter só jogos, claro, será mais lento nos carregamentos, mas… daí vai do $ disponível.

Sem chance de usar cartão SD na minha opinião:

Eu descartaria completamente essa ideia. Você pode e deve optar pelo armazenamento formato M.2 que esse equipamento suporta.

No mais, a placa de vídeo integrada Xe do laptop que você pretende comprar é suficiente para rodar alguns joguinhos, mas você não deve interpretar como algo voltado a isso, ainda mais se estiver pensando em rodar jogos AAA atuais e nos próximos anos.

2 curtidas

Sd tanca sim e pode ser ate 1.0, o sd grava 2 ou 5mb e a leitura vai uns 20.
Mas para pra pensar, jogos carrega os arquivos na memoria ram no loading e só faz gravação em disco de bytes apenas quando salva e quando le alguma coisa no sd são arquivos de poucos mb a maioria são kb.
E a leitura no sd que o game vai fazer são de sequencia aleatoria o que sd manda muito bem.
E lembra que tudo que o jogo precisa ja foi carregado na ram no loading.

1 curtida

Vcs lembra que os jogos no ps5 ficam gravados e são lidos no blueray então, vcs so analisa o hardware, olha a demanda do software.

1 curtida

Comprei um ssd nvme simples de 480gb da WD Green na Kabum por uma média de R$ 350,00. Vai ser suficiente pra mim que não costuma ter muitos jogos armazenados. Fora que, como o notebook tem dois slots pra nvme, e um deles já vem ocupado com 256gb, o sistema não vai ocupar os 480gb do armazenamento.

Acho que fiz um bom negócio rs.

Segue o link pra quem tiver em uma situação parecida:

https://www.kabum.com.br/produto/147640/ssd-wd-green-pc-sn350-480gb-pcie-nvme-leitura-2400mb-s-escrita-1650mb-s-wds480g2g0c

Valeu por todas as dicas, galera! Que a força esteja com vocês!

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.