Montar SD Card teimoso

Opa, pessoal. Eu tô com um cartão de memória com fotos e vídeos importantes que não monta nem com reza brava, tanto no Manjaro quanto no Windows. Tentei direto pela câmera e pelo adaptador e nada de abrir. Mas o doido é que rodando o lsblk ele aparece com o tamanho correto, mas nada de montar. Tentei criar um ponto de montagem em mnt e dei o sudo mount e deu erro…

A câmera grava imagens normalmente nele e outro cartão que tenho é reconhecido e monta automaticamente, mas esse não.

O que tem de diferente ali é esse “1”, enquanto meu HD e SSD estão com zero na coluna RM.
Alguma ideia? Gracias, pueblo!

O cartão SD pode estar corrompido, já tentou usar o TestDisk?

1 Curtida

Vim pro Windows pra ver se rodando chkdsk resolve. Aqui a luz não para de piscar e ele fica monta/desmonta sem parar

chkdsk já me ajudou muito quando o Windows não inicializava, mas todo o processo demorarava muito.

1 Curtida

Tentei o testdisk pra Windows, mas ele não reconhece o cartão

Então o Cartão SD deve estar corrompido, tem algum backup?

Não, é o que uso na câmera, com fotos e vídeos de ontem e hoje

O estranho é ele salva as fotos normalmente quando eu uso na Canon

Eu tinha um pendrive da SanDisk corrompido, quando eu abria o Gerenciador de discos do Windows, ele estava com 15 MB de armazenamento e em formato RAW, só consegui resolver formatando atraves do diskpart, tente passar algum outro software de recuperação de arquivos.

Como ele fica nesse monta/desmonta (no Windows, no Manjaro ele “monta” mas não entra no run/media nem no mnt), o gerenciador de disco não o reconhece, nem ao menos pra atribuir uma letra a ele

Tenta atribuir uma letra a ele no diskpart.

Nem reconheceu… só o ssd e o hd. E se tentar desmontar, ele diz que tá ocupado

A unica coisa que tenho em mente agora, é tentar formatar pelo diskpart.

Mas eu não posso formatar! Eu preciso do que tem nele, é material de trabalho

Você por acaso deixou seu cartão SD cair? Ele pode estar danificado, ou então pode estar mal encaixado na entrada.

1 Curtida

Não, estava na câmera e dela foi pro adaptador, só

O adaptador pode estar ruim, ou ele pode estar mal encaixado na entrada do adaptador.

Eu não tenho experiencia nesse assunto, mas realmente o cartão SD parece estar corrompido.

Não está, reconheceu meu outro cartão normalmente

Aí como é que o lsblk o reconhece mas o sistema não o monta (isso no Linux)? E como o firmware da câmera consegue gravar fotos nele?

Eu também conseguia mover coisas para meu Pendrive SanDisk corrompido.

O Windows também reconhecia meu pendrive corrompido, a unica diferença é que ele conseguia montar o pendrive.

Não tenho experiencia nisso, acho melhor você mencionar alguem que tenha.

1 Curtida