Montar PC quase gamer

Olá, vim incomodar de novo!

Estou querendo comprar um PC quase gamer, que me permita rodar os jogos que comprei na steam e não consegui fazer rodar em meu notebook, como GTA V, Mortal Kombat X, etc…
Mas tenho recursos limitados, então quanto menos eu gastar melhor é…
Só que gostaria de rodar tudo em 1080p (Mais que isso é desnecessário, pois meu monitor é 1080… e não irei troca-lo tão já).
Assim estou vendo de montar, mas, como sou leigo nessa parte de Hardware, eu descarto a possibilidade de eu montar, então não vou nem atrás de peças usadas…
A primeira questão minha é, Terabyte Shop, é confiável?
Segunda questão, o que acham dessa configuração:

• Placa Mãe Gigabyte GA-A320M-S2H, Chipset A320, AMD AM4, mATX, DDR4 (x1)
  • Processador AMD Ryzen 3 3200G 3.6GHz (4.0GHz Turbo), 4-Cores 4-Threads, Cooler Wraith Stealth, AM4 (x1)
  • Memória DDR4 Kingston HyperX Fury, 8GB 3000MHz, Black, HX430C15FB3/8 (x2)
  • Placa de Vídeo PowerColor, Radeon, RX 550 Red Dragon, 4GB, DDR5, 128Bit, AXRX 550 4GBD5-DH (x1)
  • HD Western Digital Caviar Blue 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB, WD10EZEX (x1)
  • SSD WD Green, 120GB, Sata III, Leitura 540MBs e Gravação 430MBs, WDS120G2G0A (x1)
  • Fonte Redragon RGPS 600W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, GC-PS002 (x1)
  • Gabinete Gamer Vinik Pyxis RGB, Mid Tower, Latreral Acrílico, Black, Sem Fonte (x1)

Terceira questão, o que é melhor, uma vez que vou comprar já montado, seria melhor eu comprar pela internet (Terabyte, Pichau) ou seria melhor eu ir em uma loja grandinha de informática que tem na minha cidade e montar com eles (Um pouco mais caro, mas, teria garantia com eles)?

Obrigado desde já!

1 curtida

Definitivamente compre as peças pela Internet e monte você mesmo. Há inúmeros bons tutoriais ensinando a fazer isso e é muito simples. Se conseguir achar um pronto que compense, talvez possa pegar na Pichau, Terabyte ou Oficina dos Bits.

Sobre a configuração: não faz sentido comprar um Ryzen 3 3200G com 2x 8GB, ativando o dual channel, e pegar uma RX 550. O vídeo integrado desse processador, com memórias rápidas em dual channel, não fica distante da RX 550.

Essa placa-mãe, de entrada, “mata” um dos maiores “brilhos” dos processadores Ryzen, que é o overclock. Além disso, pode limitar seu potencial de upgrades por superaquecimento dos VRMs com processadores topo de linha. O ideal é sempre tentar pegar pelo menos uma B350.

Essa fonte está superdimensionada para a configuração e o Teclab testou apenas a de 500W (não sabemos se a de 600W segue o mesmo projeto, nem podemos confirmar sua qualidade). O gabinete deve ter pelo menos um fan de 12 cm atrás e outro na frente e a fonte posicionada na parte inferior.

No seu lugar, faria o seguinte:

1. Manteria os 16GB de memória, pegaria um Ryzen 5 3400G e descartaria a RX 550. Assim você teria desempenho não muito diferente por enquanto e pegaria um processador bem mais capaz que o Ryzen 3 3200G para colocar uma placa de vídeo bacana depois;
  2. Pegaria apenas 8GB de memória e tentaria colocar uma placa de vídeo que faça sentido para a configuração (nada abaixo da RX 570 4GB). Por sinal, a RX 550 não dá conta de rodar todos os jogos bem em 1080p, mesmo colocando em qualidade mínima. A maioria roda bem se souber regular a qualidade, mas com alguns AAA não vai rolar.

Há outras alternativas, como descartar o SSD por enquanto também. Pense o seguinte: colocar um SSD ou mais memória RAM depois é fácil. Trocar um processador ou uma placa de vídeo não é, porque vai ter que vender um para comprar outro e vai gastar uma grana boa nesse processo.

1 curtida

Eu montei um micro bastante parecido com esse recentemente para o meu filho e posso dizer que a máquina roda surpreendentemente bem jogos como No Man’s Sky e The Crew 2. Mas definitivamente eu pensaria em colocar a memória em dual-channel, porque esse processadores com gráficos embutidos (mesmo que você não pretenda usar a GPU interna) são muito dependentes da comunicação com a memória RAM.

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Eu estive estudando essa placa de vídeo e percebi que ela era fraca, então mudei minha ideia para uma GTX 1650 super…
Aliás, e a 1050 TI?
Pelos testes que vi no youtube, o Ryzen 3 3200 tava conseguindo comportar essa placa, ao menos parecia…
essa foi a ultima cotação que fiz até o momento

• Placa Mãe Asus Prime B450M Gaming/BR Chipset
    B450 AMD AM4 mATX DDR4 (x1)
  • Processador AMD Ryzen 3 3200G 3.6GHz (4.0GHz
    Turbo) 4/4 C/Cooler AM4 C/ Video (x1)
  • Memória DDR4 Geil Orion, 8GB 3200MHz, Vermelho (x1)
  • Placa de Vídeo Asus, TUF Gaming GeForce, GTX 1650
    Super OC Dual, 4GB, GDDR6, 128Bit,
    TUF-GTX1650S-O4G-GAMING (x1)
  • HD Seagate Barracuda 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB (x1)
  • Fonte Redragon RGPS 600W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo,
    GC-PS002 (x1)
  • Gabinete Gamer Vinik Pyxis RGB, Mid Tower, Latreral
    Acrílico, Black, Sem Fonte (x1)
  • SSD 120GB, Sata III, Leitura 560MBs e Gravação
    540MBs (x1)

O que acha?
Essa cotação fiz antes de ver seu comentario, então não tinha trocado ainda a placa mãe…
Vou atualizar minha contação para essa placa mãe que falou…

Mas sobre o processador, acha que o Ryzen 3 não seria um bom investimento?

EDIT: B350 não achei na terabyte…
Mas achei essa:

Placa Mãe ASRock B450M Steel Legend Chipset B450 AMD AM4 mATX DDR4

1 curtida

A RX 550 é sim uma placa de vídeo de entrada… É, basicamente, o mínimo para ter boa experiência em jogos. E não faria sentido, de qualquer forma, porque o Ryzen 3 3200G já tem um vídeo integrado com desempenho pouca coisa inferior, entregando experiência semelhante.

A GTX 1050Ti e a GTX 1650 “normal” não compensam. Na verdade, dificilmente compensaram desde que foram lançadas. A RX 570 4GB sempre era melhor opção, porque tinha desempenho mais alto e custava menos. Atualmente, com o mercado louco, as coisas são mais complicadas. A GTX 1650 Super é uma placa bacana e está um pouco acima da RX 570 4GB.

Sobre o processador, posso falar por experiência própria. Tenho dois computadores para jogos. Um deles é equipado com Core i5 4670K e GTX 1070Ti. O outro, Ryzen 3 2200G e RX 570 4GB. Ambos são processadores 4C/4T. O desempenho no geral é realmente bom e você conseguirá rodar qualquer jogo. Contudo, em jogos AAA de mundo aberto, vai inevitavelmente sofrer algum stutter, especialmente no multiplayer. Não tem processador de 4 núcleos sem HT/SMT que escape disso nas condições atuais.

Exemplos de jogos que se enquadram nisso são Battlefield V, CoD Warzone e PUBG. Framerate alto não importa sem estabilidade. Veja se você consegue trocar o Ryzen 3 3200G por um Ryzen 5 1600 de código “AF”, que é um processador de mesma arquitetura (ambos são Zen+) e muito mais capaz (6C/12T).

Sobre a placa-mãe, o chipset B450 é uma versão atualizada do B350. Tem todas as funções e mais.

2 curtidas

Ficou bem mais caro, mas se ficar bom é o que importa:

Placa Mãe ASRock B450M Steel Legend Chipset B450
AMD AM4 mATX DDR4 (x1)

• Processador AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz (4.2ghz Turbo)
    6-Cores 12-Threads C/Cooler AM4 S/ Video (x1)
  • Memória DDR4 Geil Evo Potenza 8GB 3200MHz Red
    (x2)
  • Placa de Vídeo Asus Phoenix GeForce GTX 1650 Super
    OC, 4GB GDDR6, 128Bit (x1)
  • HD Seagate Barracuda 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB (x1)
  • Gabinete Gamer Vinik Pyxis RGB, Mid Tower, Latreral
    Acrílico, Black, Sem Fonte (x1)
  • Fonte Cougar VTC 600 80 Plus 600W PFC Ativo (x1)

E agora?

1 curtida

O Ryzen 5 3600 é um processador fantástico e muito poderoso. Contudo, ele é extremamente exagerado para uma placa como a GTX 1650 Super. Se você planeja colocar alguma placa de vídeo bem potente posteriormente ou se irá realizar alguma atividade muito pesada além de jogar, é uma boa. Além disso, fica bem futureproof. Se quiser economizar, o Ryzen 5 1600 AF te atende com folga.

Essa fonte é de entrada, mas conheço a linha (o Teclab testou um modelo desses) e o desempenho é honesto. É uma fonte ok. Chamo atenção apenas para o aspecto estético, pois creio que os fios no cabeamento dela sejam coloridos, e não pretos. Se você ligar para isso, é algo a se considerar.

Com relação à memória RAM, o mínimo para jogar é 8GB, mas o recomendado é pegar os 16GB. Além disso, é interessante ter o dual channel. Contudo, você pode economizar nisso se desejar. Pode começar com 8GB e depois comprar outro pente de 8GB logo que puder. É um upgrade rápido e super fácil, vez que só precisa encaixar a memória nova no slot certo…

Você cortou o SSD, no caso? Vi que você havia pegado um de 120GB antes. Sinceramente acho isso muito pouco espaço, mesmo considerando apenas o sistema operacional e programas do dia a dia. Se você quiser usar para colocar nele um joguinho que tem loading screens longas e tediosas a todo momento, pode não rolar. O mínimo que recomendo é 240GB.

Qual sistema operacional irá usar?

1 curtida

Eu pensei também em pegar o 5 3200G sem placa de vídeo inicialmente, para comprar futuramente…
Ou então, pegar um Ryzen 3 3600 com a 1650 Super
Ou então pegar um Ryzen 5 3600x com uma placa de vídeo de entrada como a 1050 TI ou RX 550, para futuramente atualizar…
( Processador AMD Ryzen 5 3600X Cache 32MB 3.8GHz (4.4GHz Max Turbo) AM4, Sem Vídeo + Placa de Vídeo Sapphire AMD Radeon RX 550 Pulse 4G, GDDR5 - 11268-01-20G )(Kaboom) ficou ao todo 4950,00 encareceu pra caramba ‘-’
No meu caso terei um limite de 5000 reais, no máximo, mas, quanto menos melhor…
A opção de pegar o R5 3200G sem a placa de vídeo, na Kaboom ta dando no final R$ 3879,50

Esse eu já me decidi que será 2 pentes de 8 GB de 3200mhz

se eu for pegar a escolha de ser sem placa de vídeo inicialmente, para comprar futuramente, eu irei colocar um SSD maior sim…

Não estou considerando aparência não, uma vez que o PC não ficará em lugar tão visível…

Não escolhi ainda, talvez o Windows 10 mesmo…

O que acham de uma Placa Mãe Asus TUF B360M-Plus Gaming/BR, Intel LGA 1151
Com o processador I3 9100F ?
Essa placa mãe permitiria colocar futuramente um i5 ou i7?
Ela aceita memória RAM de 3000mhz? ou só 2666mhz?
E esse processador com uma 1650 Super, da conta?

Quais componentes exatamente você selecionou na KaBuM! para chegar a esse valor todo? Isso é à vista ou à prazo?

O Core i3 9100F é um processador 4C/4T que, assim como o Ryzen 3 3200G, vai sofrer para empurrar jogos AAA de mundo aberto, principalmente multiplayer (o que resulta em stutter, apesar de até conseguir pegar framerate alto). Além disso, ao contrário do socket AM4, o LGA 1151 já está morto.

O problema maior, é que está esgotando os ryzens…
Na terabyte shop por exemplo já não tem mais o 5 ‘-’
E sem contar que meu orçamento está bem baixo para o preço da atualidade…
acha que valeria a pena pegar esse I3 mesmo assim?
Ou vale a pena ir atrás mesmo do Ryzen?
Embora não sou muito fã de jogos “battle royalle” então, não é esse meu foco…
Se vc não estiver muito ocupado, puder dar uma olhada na minha steam, os jogos que eu tenho:
https://steamcommunity.com/id/Yuukife
E fazer uma recomendação de hardware com limite de máximo 5000 (Para comprar devagar) ou 4000 de preferência…
Um dos únicos que pretendo jogar que não estão na steam é o Watchdog 2 e a franquia Assassins creeds (Odsey eu sei que é muito pesado, se rodar no baixo/médio em 1080p ou médio/alta em 720p já é um bom tamanho pra mim)

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.