Somente para quem tem placas da Nvidia e rodando Xorg. Funciona no Ubuntu 24.10 e no Manjaro, ambos com Xorg e placas da Nvidia.
1 - Instale o xrandr
, xvfb
e xserver-xorg-video-dummy
.
No Ubuntu:
sudo apt install xvfb xserver-xorg-video-dummy x11-xserver-utils
No Manjaro:
sudo pacman -S xorg-server-xvfb xorg-xrandr xf86-video-dummy
2 - Abra o terminal e rode o xrandr
. Observe atentamente o monitor “connected” e outros que estão em “disconected”, escolha um que está em “disconected”, vc vai usar um desses mais pra frente.
3 - Crie um arquivo com o comando sudo gnome-text-editor /etc/X11/xorg.conf.d/30-virtscreen.conf
(você pode trocar o gnome-text-editor
pelo seu editor de texto de preferência).
4 - Neste arquivo, adicione as linhas abaixo:
ection "Device"
Identifier "nvidiagpu"
Driver "nvidia"
EndSection
Section "Screen"
Identifier "nvidiascreen"
Device "nvidiagpu"
Option "ConnectedMonitor" "DVI-I-1,DP-0"
EndSection
DETALHE IMPORTANTE: Ali em “Option”, vc deverá adicionar o monitor que apareceu em connected no xrandr
. No meu caso, o que está em “connected” é o DVI-I-1, o DP-0 está “disconected”, eu vou usar ele como meu monitor virtual.
Adicione seu monitor “conected” e depois seu monitor “disconected” de preferência e salve o arquivo (não esqueça de manter as aspas como mostrado acima).
5 - Reinicie o PC, e o monitor estará disponível, vc poderá editar as resoluções nas configurações de sua distro, no meu caso, Configurações - Monitores (uso Gnome 47).
6 - Quando vc rodar o Deskreen, use este monitor virtual para assim ter 2 monitores.
7 - Caso n queira usar mais o monitor virtual, delete o arquivo criado.
sudo rm /etc/X11/xorg.conf.d/30-virtscreen.conf