Boa noite pessoal! Vamos ver quem consegue desvendar essa.
OBS: SOU LEIGO EM LINUX
Desde 2013 eu testo distribuições linux, tentando achar uma que me permita migrar para o mundo do pinguim de forma completa.
Ocorre que, desde a referida data, em TODAS distribuições linux possíveis já testadas (absolutamente todas), eu tenho sempre o mesmo e seguinte bug: após alguns minutos de uso a tela começa a piscar (toda a tela fica preta, perdendo o sinal do hdmi e 1seg depois volta). As vezes com pouca repetição e as vezes fica simplesmente insuportável piscando com uma frequência bem alta, me impossibilitando de usar o sistema.
Algumas coisas que já notei são:
- o pisca-pisca parece piorar quando utilizo aplicativos em tela cheia.
- a tela apresenta artefatos nas áreas pretas/escuras
- no windows não existe tal problema de piscar, uso normalmente (artefatos ocorrem em color depths altas, 32bits por exemplo. Eu contorno o problema dos artefatos baixando a color depth para 10 ou 8 no Adrenaline.
Minhas perguntas são:
a) seria apenas uma questão de driver? alterações entre amdgpu e radeon não surtiram efeito algum. Poderia testar o modesetting? Como faço para alterar para esse driver?
b) seria um problema de hardware, que acabo contornando usando menos cores no windows? Se sim, como alterar o color depth no linux?
Minha placa mãe é uma gigabyte GA-990FXA-UD3, meu processador FX8300 e placa de vídeo é uma R9 280x
Desde já, agradeço a ajuda!