Monitor(ou placa de vídeo) - Tela perdendo sinal o tempo todo

Boa noite pessoal! Vamos ver quem consegue desvendar essa.
OBS: SOU LEIGO EM LINUX

Desde 2013 eu testo distribuições linux, tentando achar uma que me permita migrar para o mundo do pinguim de forma completa.

Ocorre que, desde a referida data, em TODAS distribuições linux possíveis já testadas (absolutamente todas), eu tenho sempre o mesmo e seguinte bug: após alguns minutos de uso a tela começa a piscar (toda a tela fica preta, perdendo o sinal do hdmi e 1seg depois volta). As vezes com pouca repetição e as vezes fica simplesmente insuportável piscando com uma frequência bem alta, me impossibilitando de usar o sistema.

Algumas coisas que já notei são:

1. o pisca-pisca parece piorar quando utilizo aplicativos em tela cheia.
  2. a tela apresenta artefatos nas áreas pretas/escuras
  3. no windows não existe tal problema de piscar, uso normalmente (artefatos ocorrem em color depths altas, 32bits por exemplo. Eu contorno o problema dos artefatos baixando a color depth para 10 ou 8 no Adrenaline.

Minhas perguntas são:

a) seria apenas uma questão de driver? alterações entre amdgpu e radeon não surtiram efeito algum. Poderia testar o modesetting? Como faço para alterar para esse driver?

b) seria um problema de hardware, que acabo contornando usando menos cores no windows? Se sim, como alterar o color depth no linux?

Minha placa mãe é uma gigabyte GA-990FXA-UD3, meu processador FX8300 e placa de vídeo é uma R9 280x

Desde já, agradeço a ajuda!

Isso é problema de hardware, sugiro testar com um cabo diferente

Eu tinha um problema parecido no meu notebook mas era apena no display port.

Daí eu desmontei ele e limpei perto do conector, estava cheio de pó. Dei uma “lavada” com wd40 e montei de novo. Funcionou bem por mais uns 8 meses. Recentemente começou de novo… Não testei no windows.

Pessoal, como o Natanel comentou, acho que é problema de hardware.

Testei com o cabo DVI e o pisca pisca parou, assim como os artefatos sumiram.

Engraçado é que, ao que parece, de alguma maneira o Windows consegue contornar o problema do pisca-pisca e o linux não. Interessante.

Descobri também que existe um problema de aterramento aqui no apartamento. Carcaça do PC e equipamentos eletrodomésticos dando choque e etc. Talvez isso esteja gerando uma intereferência no hdmi ou mesmo uma sobretensão. Ou talvez apenas uma limpeza resolva, como o colega sugeriu. Ou troca de cabo para um de melhor qualidade.

Obrigado pelas respostas. Vou verificar e dou o feedback final!

1 curtida