Me ajudem por favor pessoal, estou com problemas ANTES de conseguir ser um iniciante…
Tentando instalar o Mint com pendrive & Rufus, quando escolho “instalar”, as ventoinhas da GPU aceleram para aproximadamente 647,92% da velocidade máxima, como se fossem sugar o mundo todo, e aparece a mensagem de “monitor fora de escala”. E não sai disso.
Soluções ou sugestões?
Grato!
Olá.
Sem saber detalhes sobre a máquina, apenas posso dizer que deva ser algum bug com a distro ou alguma incompatibilidade com a máquina.
Você poderia tentar outra distro, tentar instalar o Linux Mint de uma maneira que não tente já pré-instalar algum driver de placa de vídeo (que é o que pode estar causando esse problema), iniciar o Linux Mint em alguma especie de modo failsafe ou modo de compatibilidade, colocar mais informações do computador aqui no seu tópico para que alguém mais capaz possa te ajudar, ou verificar no google se isso acontece com algum outro computador do mesmo modelo, ou com as mesmas peças, com a mesma distro, com a mesma configuração.
O meu palpite particular é que o sistema está tentando fazer algo que não está caindo bem com a máquina. Aconselho aprender sobre o que é BIOS, entrar nela e colocar no padrão de fábrica. Depois, procurar desativar qualquer espécie de Secure Boot. Finalmente, coloque o pendrive novamente e tente iniciar por alguma espécie de modo de segurança, para ver se a instalação corre normalmente. Caso não der certo, ou não quiser fazer tudo isso, pode tentar alguma outra distribuição, mas isso toma tempo e pode resultar ainda no mesmo problema e existem uma infinidade de distros para se testar.
Asus A520M Plus II, Ryzen 5 5500, RTX 5050, 16GB RAM.
Configuração bem básica e absolutamente comum.
Tentei o modo de compatibilidade que o Grub disponibiliza na instalação e deu na mesma.
Mas deixa pra lá.
Se o Mint que é uma putha distro pode ter bugs ou incompatibilidades tamanhas com o meu hardware a ponto de eu sequer conseguir instalar o SO para depois buscar as soluções necessárias, se eu preciso abrir a BIOS e tentar ajustar configurações por tentativa e erro apenas para talvez conseguir o básico do básico que é instalar o SO, isso continua não sendo para mim.
Vou ali chorar por ter que continuar usando a porcaria do Windows, e já volto.
Sem ofensas. Respeito as escolhas de cada um e admiro (e invejo) quem tem tempo e disposição para esta luta.
De qualquer maneira, agradeço sinceramente o tempo que vc dedicou a tentar me ajudar.
Abraço!
o hash esta correto?
aqui no diolinux explica o uso do hash
erro no hash geralmente causa bugs estranhos
Pode ser como o rapaz citou acima: uma ISO em que o arquivo está levemente corrompido.
Também pode ser o fato de que nvidia no Linux não presta. Ao menos, não prestava. Hoje em dia não sei como é. Sempre teve histórico ruim por aqui, por causa de ser driver fechado da empresa e a outra opção ser uma opção fraquíssima.
Eu não sei se o Linux Mint com Cinnamon já está usando Wayland por padrão, que é um protocolo de vídeo no Linux, ou se usa X11, um mais antigo mas que costuma funcionar bem. Pode ser essa diferença também.
Sugiro antes de desistir por completo, tentar alguma outra distribuição, como o Debian 13, ou o Kubuntu. Ou ao menos tentar baixar uma ISO diferente, talvez uma com o kernel mais recente, acho que a versão Edge que eles tem do Cinnamon. Caso queira, claro.
Entendo, porém não posso escolher o hardware baseado no que o SO tolera ou não.
E se o Linux “briga” com a nvidia, que domina 95% do mercado de GPUs, fica mais difícil ainda.
Mas agradeço a sua atenção.
o hash bateu, esta correto?
Sem problema.