Monitor desliga quando mudo a resolução

Boa tarde galera tudo bom ?
Tô com um problema na resolução do monitor
Tenho um notebook asus rog g73jh
É uso nele um monitor externo da lg25 ultrawide
Eu coloquei nesse note o Linux mint
Soque nele não quer ficar com a resolução de 2560×1080p só fica na resolução 1920x1080
Quando eu adiciono essa resolução de 2560x1080 com o comando xrandr vai tudo certo mas quando eu dou um output o monitor desliga fica sem sinal de video queria saber como arrumar esse problema…
Quem puder ajudar ficarei muito grato
Obs: no Windows fica a resolução de 2560x1080p…

Olá @Almeida, possivelmente é algum problema com o driver de vídeo da AMD no Linux Mint.

Verifique se está com tudo atualizado e recomendo também (se for possível) utilizar o kernel 5.x que está com uma performance bem melhor em hardware AMD.

Infelizmente não tenho acesso à monitores 2.5k para poder testar e te informar.

Se não apareceu a opção é porque ou o driver ou o cabo hdmi não suporta resoluções maiores. Recomendo tentar usar um outro cabo, de outra marca ou mais novo, ou tentar instalar uma versão mais nova do driver.

2560 x 1080 [e resolução 4k.
Seu monitor suporta? se não suporta, ele desliga mesmo.

Então amigo eu atualizei tudo coloquei até outros drive mesa mas não aceito a resolução do mesmo jeito e sempre que eu mudo a resolução para 2560x1080 pelo xrandr o monitor desliga como se tivesse desconectado sabe…

e como no windows aceita a essa resolução com o mesmo cabo ?

esse é o meu monitor Monitor LG 25'' UltraWide™ Full HD IPS - 25UM58-P | LG Brasil

Sim, ele suporta esta resolução.

Não tinha essa informação. Nesse caso então o problema não é o cabo mesmo. hahaha

Pelo o que eu vi o seu notebook não tem placa de vídeo dedicada, certo?
Eu tenho visto muita gente ter problemas com as CPUs/GPUs mais atuais por causa dos Kernel mais antigo. Tenta atualizar para um Kernel mais novo utilizando as opções existentes em “Gerenciador de Atualizações” -> “Ver” -> “Kernels Linux”.

primeiro vc precisa ir no gerenciador de atualizações, la em cima ir em ver, ,kernel e buscar a mais recente, depois vc vai add o ppa padoka para atualizar seu driver amd e o mesa.
tb n sabemos qual a sua versão do mint.

ele tem uma radeon hd5870

já tentei isso amigo e nada
e também já coloquei varias distro e todas sempre com o mesmo problema, e se eu coloco windows ele já puxa a resolução direto …

Olá amigo, conseguiu resolver esta questão?

Estou exatamente na mesma situação.

Tenho um note e um monitor iguais ao seu.

Até abri um tópico sobre isso, mas ainda não consegui resolver mesmo seguindo todas as dicas postadas por lá

olá amigo, infelizmente não :frowning:
tentei todo tipo de tutorial que encontrei na internet mas nenhum deles resolveu esse problema…
infelizmente acabei voltando para Windows…

Poxa que pena.

Estou na mesma a alguns meses também.

Cada caso é um caso e pelo que percebi ainda não existe uma resposta para isto. Alguns falam que conseguiram e outros não.

Para não voltar ao Windows acabei optando por usar a resolução máxima reconhecida pelo Manjaro, 1920x1080

Eu fiquei umas duas semanas tentando arrumar esse problema, acabei cansando e indo para o windows…
uma coisa que eu percebi que esse problema acontece mais em notebooks mais antigo com placas híbridas…
eu usei nessas resolução também mas me senti desconfortável com ela…

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.